TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos das mudanças climáticas

Por:   •  29/6/2018  •  Ensaio  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1.

“Ninguém, neste planeta, ficará imune aos impactos das mudanças climáticas”

Acredito que esse tema, tão debatido e exposto tantas vezes, remete diretamente a ganância dos seres humanos. O homem branco, ocidental e egocêntrico, não compreende o estilo de vida sustentável, que honra o primitivo indígena, limitando-se a ver a natureza apenas como fonte de renda. O planeta terra nos sustenta em todos os níveis de necessidade, a quantidade de comida desperdiçada alimentaria as bocas que sofrem com a fome. Somos seres que coabitam o planeta com diversas outras espécies, e se todos os animais se extiguinssem, o ser humano padeceria junto, porque tudo que acontece aos animais, pode acontecer ao ser humano também, uma vez que a cadeia alimentar foi extinta. Vemos as plantações em monocultura, que antigamente respeitavam os períodos sazonais e hoje, para atender a demanda de larga escala de ração, recorre ao uso frequente de agrotóxicos (agora chamados de aditivos agrícolas) para acelerar a produção, ignorando o grande impacto negativo para a região aplicada, seja solo, ar, vilarejos e pessoas em contato, refletindo até no alimento que chega em nossas casas. O ser humano precisa de duas coisas essenciais para sobreviver: água e alimento. Você sabe produzir algum deles ou só espera que produzam por você?

Questão 2.

  1. Consumidor

Exigir procedência e certificados de comprovação de qualidade das empresas que consomem; exigir transparência nos rótulos quanto a quantidade de transgênicos e outros componentes químicos; consumir produtos produzidos localmente, dando preferência para feiras livres e associações à grandes supermercados; usar sacola retornável na hora da compra; comprar menos embalagem e mais alimentos de descascar.

  1. Empresários e Prestadores de serviços

Adotar políticas “eco-friendly”: buscar fornecedores locais; respeitar o limite de área verde em áreas de agropecuária; reduzir a emissão de gases através de planos de controle de produção (novos sistemas de filtragem de resíduos, separação de resíduos, bio-tratamento de resíduos) com isso aumentando o reaproveitamento; procurar alternativas de embalagens para plásticos biodegradáveis ou até mesmo adotar uma promoção de retorno por devolução de embalagens (máquinas que coletam garrafas pet e retornam em porcentagem de desconto); melhor distribuição do fundo pró verde (fundo criado para destinar verbas a projetos de ecologia e sustentabilidade aqui no paraná).

  1. Cidadãos

Se reunir em comunidade e instalar jardins comestíveis, com ervas aromáticas, plantas nativas e arvores frutiferas para arborizar as areas verdes ja existentes; fazer a correta separação de lixo reciclavel, organico, rejeito e etc; procurar substituir embalagens plasticas de unico uso (copos, talheres, sacolinhas, canudos) por opções reutilizaveis; evitar alimentos extremamente industrializados e processados; optar por fontes de energia sustentavel (painel solar, por exemplo); ajudar a manter a conscientizacao ambiental em um nivel de pulverização, falar sobre, pesquisar dados e buscar fazer a sua parte, seja optando por pegar um ônibus ao invés de usar um carro inteiro só pra ti, ou até mesmo preferindo a bicicleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com