TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Móveis Hemejan

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 MODELO DE GESTÃO.............................................................................................4

2.1 NOVO MODELO DE GESTÃO .............................................................................4

2.2 EAP...................................................................... .................................................5

2.3 PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS..............................................6

3 GEM..........................................................................................................................6

3.1 INOVAÇÃO.............................................................................................................8

3.1 ESTRUTURA ANALÍTICA HEMEJAN ...................................................................3

4 CONTRATO DE TRABALHO ..................................................................................9

5 CONCLUSÃO ........................................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas Gestão de Projetos, Homem Sociedade e Cultura e Legislação Social e Trabalhista, estudados no 1º semestre do Curso de Marketing Digital.

Apresentarei a ideia prática de planejamento que envolve o modelo de gestão da empresa Móveis Hemejan. O objetivo é analisar toda a estrutura atual e propor uma nova metodologia para que a empresa se torne mais eficaz em seus processos e retorne ao topo do grupo das grandes marcas de móveis da atualidade.

Para esse fim foi feita uma análise e pesquisa da realidade da empresa, identificando a descrição e organograma do modelo organizacional atual e a partir desse sistema estudado, irei propor as alterações necessárias para atingir o objetivo proposto pela SGA, tudo isso feito com base nos conteúdos estudados nas disciplinas já citadas.


  1. MODELO DE GESTÃO

A Móveis Hemejan é uma empresa especializada em fabricação de móveis em geral, administrada no Modelo de Gestão Burocrático, que é um modelo excessivamente administrativo, e interrompe ações que normalmente deveriam ser rápidas. Nesse modelo, na Hemejan, as funções cruciais são gerenciadas por membros da família, porém todos os processos de decisão e qualquer departamento, necessitam estritamente de aguardar uma avaliação e a aprovação do Diretor Geral. Isso faz com que os processos sejam demorados o que impossibilita a abertura de novas unidades da empresa, como o proprietário deseja. Para expandir a empresa e abrir lojas de fábricas em todo o país, será necessário elaborar mudanças no modelo de gestão atual para que seja possível executar qualquer planejamento de expansão, e é isso que irei propor neste trabalho.

Algumas características de uma empresa burocrática é o formalismo no sentido do “engessamento da autonomia”. No formalismo não há espaço para a autonomia, e sim para a centralização do poder, com regras e diretrizes. Em uma empresa burocrática, todas as decisões são tomadas por um superior e tudo é decidido via diretriz rígida e incapaz de fugir do planejamento rígido. Outra característica é a impessoalidade. As pessoas não se relacionam entre si, não se conhecem, o que dificulta a comunicação. (CANTIDIO, 2012)

  1. NOVO MODELO DE GESTÃO PROPOSTO – GESTÃO PARTICIPATIVA

Para que o desejo de expansão do proprietário da empresa seja colocado em prática, será necessário implantar um modelo de gestão participativa, que é uma gestão contemporânea, que enfatiza as pessoas que fazem parte da organização.

A Administração Participativa é um conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que incentivam a participação de todos no processo de administrar. Visando através desta participação, o comprometimento com resultados, não deixando a organização apresentar desqualificação. (MARANALDO, 1989)

Com a implantação deste modelo na Hemejan, os colaboradores terão autonomia nos processos organizacionais com responsabilidade e comprometimento. Com a participação de todos o comprometimento total com os resultados garante a sustentabilidade e a efetividade do modelo proposto. Trará autonomia trará flexibilidade e agilidade nos processos, tornando os mais produtivos, o que será fundamental na expansão da empresa.

  1. EAP – ESTRUTURA ANALÍTICA DE PROJETO

                A EAP tem como finalidade colocar em evidência os itens necessários para a realização de um projeto. Ela contém todas as informações necessárias para a implementação do modelo proposto anteriormente.

                A EAP a seguir foi elaborada de para atingir o objetivo do proprietário da Hemejan que é a expansão:

RESPONSÁVEL

APROVADOR

INFORMADO

Análise da Concorrência

Analista de Marketing

Diretor de Marketing

Diretor Geral

Análise/Definição de Localização

Analista de Marketing

Diretor de Marketing

Diretor Geral

Contrato de Locação/Compra de Imóvel

Departamento Jurídico

Advogado

Diretor Geral

Abertura do CNPJ das filiais

Departamento Jurídico

Advogado

Diretor Geral

Documentação Municipal/Estadual/Federal

Departamento Jurídico

Advogado

Diretor Geral

Contração dos serviços de obra das lojas e fábricas

Departamento de Compras

Diretor Administrativo

Diretor Geral

Compras

Departamento de Compras

Diretor Administrativo

Diretor Geral

Início e acompanhamento das obras

Engenheiro

Diretor Administrativo

Diretor Geral

Contratação de nova Equipe

Recursos Humanos

Gerente  de RH

Diretor Geral

Treinamento

Recursos Humanos

Gerente de RH

Diretor Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com