TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS- MÓVEIS HEMEJAN

Por:   •  9/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

MARCOS FERNANDES MARTINS

        

GESTÃO E ASPECTOS  SOCIAIS- MÓVEIS HEMEJAN

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Cidade

2018


MARCOS FERNANDES MARTINS

GESTÃO E ASPECTOS  SOCIAIS- MÓVEIS HEMEJAN

Trabalho de Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Modelos de Gestão Gestão de Projetos Empreendedorismo Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista.

[pic 12]

cidade

2018


  1. SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

PASSO 01: MODELO DE GESTÃO        5

PASSO 02: PREPARAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PARA A COMPETIVIDADE E A ABERTURA DE NOVAS FILIAIS        6

PASSO 03: CENÁRIO DESAFIADOR        7

PASSO 04: CONFLITO DE GERAÇÕES        8

PASSO 05: EXPANSÃO        9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do presente trabalho tem como base as disciplinas de Modelos de Gestão de Projetos Empreendedorismo Homem, Cultura e Sociedade Legislação Social e Trabalhista.Sendo o seu objetivo de realização conhecer diferentes modelos de gestão e sua aplicabilidade e gestão de projetos, compreendendo assim os aspectos humanos, culturais, trabalhistas e legislativos que influenciam a dinâmica social e empreendedora no âmbito organizacional.  

Para tanto trabalharemos o caso da empresa Hemejan que passa por uma situação onde a inovação se faz necessária para o andamento da empresa, sobretudo, ao se considerar a alta competitividade do mercado e a necessidade de se destacar.

2 DESENVOLVIMENTO  

PASSO 01: MODELO DE GESTÃO

Tendo em vista a forma de atuação atual da Hemejan, pode-se afirmar que o seu modelo de gestão se caracteriza por ser burocrático. Essa forma de gerenciamento pode ser caracterizada por ser obsoleta aos momento atuais, uma vez que não se alinha com as demandas do mercado, a inovação e o atendimento as expectativas dos clientes e dos colaboradores.

O modelo burocrático pode ser compreendido como aquele em que os processos da empresa são realizados de maneira eficiente e racionalizadas, sendo assim, ocorre a padronização de todos os processos, contudo, não são consideradas as influencias externas em relação a eles. Além disso, as decisões da empresa são tomadas apenas pela liderança sem ouvir aos colaboradores ou ao retorno dos consumidores. (MAXIMIANO, 2000; CANTÍDIO, 2017)

Nesse contexto, a implantação de um novo modelo de gestão é fundamental para que a inovação e o atendimento as demandas do mercado façam o destaque da Hemejan.

O modelo de gestão da administração participativa se apresenta uma maneira de “valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações.” (ASSUNÇÃO,2012,p.10)

Dessa maneira, por meio de uma gestão participativa os colaboradores poderão ser incluidos no processo de tomada de decisão e, consequentemente estarão mais satisfeitos e motivados, uma vez que, tradicionalmente a administração não inclui na tomada de decisão os colaboradores e as decisões estão nas mãos dos gestores.

Participar não é natural nos modelos convencionais de administração. Os paradigmas tradicionais mantêm a maioria dos trabalhadores alienados em relação ao controle de seu próprio trabalho e à gestão da organização;A alienação desperdiça o potencial intelectual das pessoas;A participação aproveita esse potencial, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões e da administração, a satisfação e a motivação das pessoas; Aprimorando a decisão e o clima organizacional, a administração participativa contribui para aprimorar a competitividade das organizações.

PASSO 02: PREPARAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO PARA A COMPETIVIDADE E A ABERTURA DE NOVAS FILIAIS

Pode-se afirmar que a empresa Hemejan necessita de implementar a inovação em seus processos, para tanto, é necessário que a liderança toma atitudes em consonância com as necessidades da empresa. O desejo de Sr. Rubens é de abrir novas filiais, contudo, para que isso se concretize é necessário que ele esteja preparado para o projeto.

Nesse contexto, a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) se apresenta como fundamental, ao auxiliar na compreensão do andamento do projeto. A preparação da equipe é fundamental, de acordo com o PMBoK é possível realizar a RACI onde se analizará as atividades desempenhadas por cada um dos componentes do projeto, onde  R é Responsável pela execução;A é Autoridade; C é Consultado sobre as atividades e decisões; e I é Informado sobre as atividades e decisões.Nesse contexto, é possível desenvolver a matriz RACI da empresa Hemejan:

#

Dono do processo

Analista 1

 Técnico

Analista de Qualidade

Atividade 1

A/R

C

I

C

Atividade 2

A

R

I

C

Atividade 3

A

R

I

I

Atividade 4

A

C

I

R

Atividade 5

A

R

I

I

Diante disso, pode-se apontar que os recursos humanos da Hemejan terão papel fundamental para o andamento de seus projetos, diante disso, segue abaixo, a sugestão do gerenciamento e do planejamento do projeto.

[pic 13]

Fonte: Google Imagens (2018)

PASSO 03: CENÁRIO DESAFIADOR

O cenário que a empresa Hemejan  encontra é de competitividade  onde as suas mercadorias ou serviços precisam ter qualidade cada vez maior, seus serviços precisam ser realizados de forma ágil e com competência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (273 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com