TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais

Por:   •  7/6/2015  •  Artigo  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade 3

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs de 1ªa 4ª séries) publicados em 1997, tem como objetivo auxiliar o professor em auxiliar aos alunos a dominar os conhecimentos necessários para se desenvolver como cidadão, e reconhecer seu papel na sociedade.

   Os objetivos propostos pelo PCNs concretizam as intenções educativas em termos de capacidades sendo elas:

   Capacidade Cognitiva: Tem influência na postura do indivíduo em relação as metas que quer atingir nos diversos campos da vida, estando diretamente ligado a representação comunicação, e a resolução de problemas, de forma consciente ou não.

Capacidade Fisíca: Envolve o autoconhecimento e o uso do corpo no que tange a superação de estereótipos, expressão de emoções, movimentos, nos jogos, no deslocamento com segurança.

 Capacidade Afetiva: referente as motivações, autoestima, sensibilidade, e adequação de atitudes no convívio social. A capacidade de relação interpessoal, que envolve compreender, conviver e produzir com os outros, percebendo distinções entre as pessoas. Neste campo existe o desenvolvimento da inter-relação entre pessoas.

 Capacidade estética: desenvolve a capacidade de produzir arte e apreciar as diferentes produções artísticas produzidas em diferentes culturas e em diferentes momentos históricos.

 Capacidade Ética: a capacidade de tomar ações regidas pela própria consciência e princípios. Esta capacidade permite a superação da rigidez moral, no julgamento e na atuação pessoal, na relação interpessoal e na compreensão das relações sociais.

 Capacidade de inserção social: Está relacionada à possibilidade de o aluno se enxergar como parte de uma sociedade,  de uma comunidade, classe e  vários grupos sociais e de comprometer-se pessoalmente com questões que considere relevantes para a vida coletiva.

  Este desenvolvimento depende do histórico de êxitos e fracassos escolares que o aluno traz e vão determinar o grau de motivação para aprendizagem, bem como que a aprendizagem tenha sentido prático para o aluno. O professor tem um papel fundamental neste processo, pois cabe a ele expor o ensino de forma atrativa ao aluno, de forma que o mesmo aprenda, considerando que nem todos tem os mesmos interesses e habilidades, exigindo um atenção individual para cada aluno. Quanto a escola tem o dever de potencializar o desenvolvimento de todas as capacidades, ajustando sua maneira de ensinar a realidade local (da comunidade) do aluno. Os PCNs apresentam grandes metas educacionais que orientam a estruturação curricular, A partir deles são definidos os Objetivos Gerais de Área, os dos Temas

Transversais, bem como o desdobramento que estes devem receber no primeiro e no segundo ciclo.Temos como exemplos deste s desdobramentos:  Objetivo Geral do Ensino Fundamental, Objetivo Geral do Ensino de Matemática, Objetivo do Ensino de Matemática. Os objetivos constituem o ponto de partida para se refletir sobre qual é a formação que se pretende que os alunos obtenham.

As capacidades expressas nos Objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais são propostas como referenciais gerais e demandam adequações a serem realizadas nos níveis de concretização curricular das secretarias estaduais e municipais, bem como das escolas, a fim de atender às demandas específicas de cada localidade. Essa adequação pode ser feita mediante a redefinição de graduações e o reequacionamento de prioridades, desenvolvendo alguns aspectos e acrescentando outros que não estejam explícitos. (BRASIL, 1997, p. 71-97).

Unidade 4

 Segundo os PCNs o conteúdo deve ser visto como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais,

sociais e econômicos. Para organizar a prática educativa o professor precisa: construir uma aprendizagem significativa em seus alunos, ressignificar os conteúdos em conceitos, procedimentos e atitudes. Independente da abordagem do professor deve ser trabalhado os conteúdos. O que diferenciará o trabalho com o conteúdo é o significado que lhe é conferido no contexto escolar.  É apresentado uma tipologia, (maneira de conceituar os conteúdos divido em:

Conteúdos Factuais: Conhecimento de fatos, acontecimentos,

situações, dados e fenômenos concretos e singulares (fatos).

Conteúdos conceituais: Refere-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm

características comuns. Mudanças que se produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações que descrevem relações de causa-efeito ou de correlação.

Conteúdos procedimentais: O conteúdo procedimental significa o conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo, como: Ler, calcular, saltar, desenhar, recortar etc...

Conteúdos atitudinais: O termo conteúdos atitudinais engloba uma série de conteúdos que, por sua vez, podem ser agrupados em:

Valores: Princípios ou as idéias éticas que permitem às pessoas emitirem um juízo sobre as condutas e seus sentidos solidariedade, respeito aos outros, responsabilidade, liberdade etc.

Atitudes: cooperação com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar das tarefas escolares etc.

Normas são padrões ou regras de comportamento seguidas por todos os membros de um grupo social, obrigatórias em determinadas situações. Grau segundo se trata de um valor, uma atitude ou uma norma.

   Ao trabalhar os conteúdos factuais é necessário englobar exercícios de repetição, com uma posterior prova. Não se esquecendo de partir do conhecimento que os alunos já têm, atraindo o interesse dos alunos. Para trabalhar conceitos e princípios é necessário proporcionar ao aluno atividades com base em situações significativas que tenha sentido para o aluno, que o ensino seja útil em sua vida diária e não apenas para poder realizar uma nova aprendizagem. Ao trabalhar conteúdos atitudinais é necessário mobilizar todos os recursos relacionados com o componente afetivo, deve-se priorizar o tipo de interação entre professores e alunos, entre os próprios alunos e entre todos os membros da equipe docente, para que ocorra o intercâmbio entre os alunos para debater as opiniões e ideias.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com