TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.438 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Novo Hamburgo/RS

Diéverson Gabe – RA – 5796362296 – Gestão Comercial

Fernanda Nunes Vieira Scheffer – RA – 0106024544 – Gestão Comercial

Ismael José Da Silva De Souza – RA - 5589362160 – Gestão Comercial

Josiane Rosa Da Silva – RA – 5901362351 – Gestão Comercial

Lucas Rafael De Andrade Gomes – RA – 5903348455 – Gestão Comercial

DESAFIO PROFISSIONAL

        

Novo Hamburgo/RS

Maio/2018


Diéverson Gabe – RA – 5796362296 – Gestão Comercial

Fernanda Nunes Vieira Scheffer – RA – 0106024544 – Gestão Comercial

Ismael José Da Silva De Souza – RA - 5589362160 – Gestão Comercial

        Josiane Rosa Da Silva – RA – 5901362351 – Gestão Comercial

Lucas Rafael De Andrade Gomes – RA – 5903348455 – Gestão Comercial

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional do curso de Gestão Comercial da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação das disciplinas de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor; gestão em marketing; planejamento de Vendas; Logística Empresarial; Gestão de Custos e Preços.

Tutor EaD: Rodrigo Shimasaki

Tutor de Sala: Frederico Neto

Novo Hamburgo/RS

Maio/2018


Sumário

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 04

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR............. 05

GESTÃO DE MARKETING ...................................................................................... 06

PLANEJAMENTO DE VENDAS E LOGISTCA EMPRESARIAL ......................... 07

GESTÃO DE PREÇOS E CUSTOS .......................................................................... 09

ANÁLISE SWOT DE CACAU SHOW E CONSULTORIA .................................... 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 12

REFERENCIAL TEÓRICO....................................................................................... 13


INTRODUÇÃO

A Cacau Show é uma empresa alimentícia brasileira, e sua matriz está localizada no estado de São Paulo. Trata-se de uma marca/empresa de chocolates totalmente nacional. No ano de 1988, um jovem com apenas 17 anos, chamado Alexandre Tadeu da Costa, começou a revender chocolate, e sua primeira encomenda já foi um sucesso com 2000 ovos de 50g. Porém, quando chegou a fábrica que fornecia os chocolates, recebeu a notícia de que eles não poderiam produzir esse produto com esse peso. Então para honrar o compromisso assumido com seus compradores, resolveu produzir os ovos por conta própria. Após essa experiência percebeu que havia um mercado não muito explorado e resolveu investir neste mercado. Abriu sua empresa e seu capital inicial foi o lucro desta primeira encomenda que lhe rendeu aproximadamente R$ 500,00. Podemos dizer que ele tomou a decisão certa e na hora certa. Hoje com mais de 2.000 lojas distribuídas em 1.000 municípios, é atualmente uma das maiores rede de lojas de chocolate. A produção dos chocolates é feita em 5 fábricas, localizadas nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e Itapevi.
        A venda inicial, era feita pessoalmente, de loja em loja. E foi através dessa experiência que o empresário pode conhecer profundamente o mercado e o perfil dos compradores e as dificuldades, assim conseguiu a melhor forma para treinar os vendedores.
        Uma empresa que foi criada, sem nenhum capital externo ou empréstimos bancários, torna-se uma marca consolidada, forte, e com os desafios de mercado expansivo. Aprimorando assim as necessidades, conforme épocas do ano, produtos novos, necessidades do mercado. Em sua trajetória, existiu diversos obstáculos, que trouxeram prêmios, credibilidade, e agregando ainda mais produtos qualificados a sua marca, chegando a se tornar em 2008 a maior rede de lojas de chocolates finos no mundo.

.

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Para elencar conceitos sobre nichos, deve–se observar que para Churchill Jr. e Peter marketing de nicho é a “estratégia de concentrar-se num único mercado alvo e adaptar o composto de marketing a ele”. Simplificando esta explicação a ideia é especializar a empresa em um produto ou em um menor número de produtos, passando a atender um segmento de mercado especifico que necessite ou deseje aquele produto. Alexandre Costa percebeu a lacuna no mercado do consumidor de chocolates, visto o alto preço praticado pelas grandes marcas, tais como Kopenhagen. A Cacau Show cresceu e se firmou no mercado ao explorar um nicho até então esquecido pela concorrência e em grande expansão no Brasil, as classes C e D, sendo as lojas e embalagens semelhantes às das marcas de primeira linha seu ponto forte

O objetivo da Cacau Show hoje é transcender o perfil de consumidores, buscando ampliar os pontos de contato com diversos públicos. Atualmente pode ser considerado como “heavy users” dos produtos Cacau Show um grupo formado em sua maior parte pela classe B, parte pela classe C e menor parcela formada pela classe A. Porém o lançamento de novas linhas com produtos mais sofisticados pode vir a gerar apelos mais direcionados para a classe AB. Nessa concepção de público-alvo, temos hoje o consumo distribuído por hábitos de compra nas seguintes categorias:

1. Dia a Dia: sendo esse o consumo mais frequente dos produtos Cacau Show, diário ou ao menos rotineiro.

2. Presentes: são as compras realizadas com o propósito de presentear alguém ou a si mesmo, em função de situações especiais quando comparadas ao cotidiano.

GESTÃO EM MARKETING

A Cacau Show é uma organização que teve como característica marcante em sua trajetória o seu rápido crescimento. É a marca registrada de uma empresa que busca transmitir afeto e trazer inovações ao setor para que se possa crescer de maneira consistente ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com