TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA MIX DE MARKETING DA EMPRESA YOUTUBE

Por:   •  3/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Rafael Veiga Tavares

Pesquisa mix de marketing da empresa YouTube

O YouTube

 A empresa YouTube é a maior plataforma de compartilhamentos de vídeos operando atualmente. Fundada em 2006, a empresa surgiu após a percepção de seus criadores da dificuldade para se assistir e compartilhar vídeos via internet naquela época.

Produto:

 A provedora de serviços do YouTube é denominada Google LLC e afiliadas pertencentes ao grupo econômico Alphabet. É uma plataforma prestadora de serviços, sendo seu principal produto o compartilhamento de vídeos e serviços de divulgação para anunciantes e empresas afins.

Praça:

 A praça do YouTube, local onde o produto é comercializado é virtual. Seus produtos e serviços são disponibilizados na internet, sua limitação de alcance se dá em regiões onde não há acesso a conexão. Também existem eventos  físicos, festas, premiações, porém estes eventos físicos, apesar de serem lucrativos por meio de ingressos, não representam uma fatia representativa para ser levado em conta.

Preço:

Os serviços disponibilizados pela plataforma podem parecer gratuitos em primeiro momento, porém mesmo os acessantes não vinculados a nenhum pacote pago, assistem vídeos previamente monetizados por anunciantes, que direcionam propagandas para o consumidor. O YouTube também cobra por pacotes de assinatura tais como o YouTube TV, YouTube Music, YouTube Premium (retira anúncios dos vídeos, entre outros. Com relação aos anunciantes, só no ano de 2019 a empresa faturou o equivalente a 15 bilhões  de dólares pelos serviços de divulgação e anúncios. Um anúncio de vídeo típico é executado entre R$ 0,10 e R$ 0,30 por visualização, dependendo da qualidade do seu vídeo, da sua segmentação e do seu objetivo geral.

Promoção:

A promoção da plataforma se dá através de seus contribuintes criadores de conteúdo, os popularmente conhecidos com “youtubers” são os responsáveis por rechear a plataforma com conteúdo e torná-la tão popular e lucrativa, sem os criadores de conteúdo a empresa não teria engajamento e, consequentemente perderia anunciantes. Os Youtubers são pagos através da monetização de seus vídeos, o valor pago é proporcional a quantidade de visualizações por vídeo. Quanto mais engajamento os vídeos tem, significa maior difusão do YouTube no senso comum da população e maior é o interesse por empresas para anunciar suas marcar, o que dá mais prestígio a empresa a partir do momento que grandes marcas como a Coca Cola passa seus comerciais na plataforma. Este ciclo se retroalimenta e se repete, promovendo cada vez mais a empresa como uma “bola de neve”

Referências Bibliográficas

https://www.youtube.com/static?gl=BR&template=terms&hl=pt

https://www.tecmundo.com.br/youtube/118500-historia-youtube-maior-plataforma-videos-do-mundo-video.htm

https://tecnoblog.net/323708/google-revela-faturamento-youtube-anuncios-2019/

https://exame.abril.com.br/tecnologia/youtube-lanca-servico-de-tv-com-pacote-de-canais-ao-vivo/

https://expertdigital.net/quanto-custa-anunciar-no-youtube/#

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (713.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com