TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM ECONOMIA INOCVAÇÃO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  10/10/2021  •  Monografia  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD SUPERIOR TÉCNICO EM MARKETING

Ana Paula Feriani Pereira - RA 2190898 Bianca de Paula Lopes - RA 2179699

Bruna Cardoso Paixão da Silva - RA 2144829 Jocilene Rosário Teixeira - RA 2101099 Karina Oliveira da Silva - RA 2188578 Vittoria Rodrigues Sarti - RA 2129860

RELATÓRIO PIM II

Economia, Inovação, Empreendedorismo a Matemática sob a ótica corporativa

Trabalho submetido como requisito de avaliação na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar II do curso Técnico Superior em Marketing da Universidade Paulista - UNIP, modalidade EAD.

Orientadora: Profa. Alessandra Vieira.

AMERICANA - SP 2021

  1. INTRODUÇÃO

Com o objetivo de avaliação integrada das matérias de Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação e Matemática Aplicada, o presente estudo será introduzido destacando-se o conceito de cada uma dessas vertentes e a aplicabilidade dentro do cenário corporativo e como essas ciências culminam na prática de planejamento estratégico nos âmbitos produtivo, financeiro e social, analisando o cenário econômico às vistas da criatividade, inovação e empreendedorismo combinada a uma abordagem matemática.

Esse trabalho verificará a relação entre as variáveis das disciplinas, procedendo o levantamento das características organizacionais e resultados da empresa, uma análise quanto a organização do cenário global e o impacto na economia internacional e na política econômica interna, bem como tais fatores possam ter influenciado nos índices dos resultados do referido ano. O instrumento de dados quantitativos foi o Relatório Anual 2020 da empresa, comparados aos índices e valores do ano anterior, apresentado na Assembleia Geral que aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2021 em formato digital, transmitida pela plataforma online do site Youtube.

A empresa analisada é a Frimesa Cooperativa Central, indústria paranaense que beneficia alimentos por meio do abate e processamento de suínos e do recebimento de leite, baseada no sistema de cooperativismo. Conta no seu grupo com outras cinco cooperativas: Copargril, Lar, C. Vale, Primato e Copacol, denominadas filiadas. Certificada pela IFS Global Markets Food, órgão certificador da segurança de alimentos, foi fundada em 1977, e é sediada na cidade de Medianeira/PR. É considerada como uma das maiores cooperativas estado e tem por missão prover alimentos de valor para as pessoas.

Com seis unidades fabris, sendo duas delas voltadas para o beneficiamento carnes e quatro para os segmentos de leite, a Frimesa conta ainda com onze centros de distribuição nos estados da região sul e sudeste do país. Seus produtos são comercializados em todo mercado nacional no sistema de varejo e tem como principais concorrentes as marcas Sadia e Perdigão no mercado interno de carnes, concorrendo diretamente também com as marcas Nestlé e Piracanjuba no setor de laticínios.

O método utilizado para a pesquisa e desenvolvimento do estudo é o exploratório-descritivo, sob a interpelação quali-quantitativa. Buscou-se explorar as evidências dos atributos administrativos e produtivos que caracterizam o crescimento e expansionismo da empresa durante o ano calendário de 2020. Foram usados dados estatísticos político, socioeconômico e financeiros nacional e internacionais como comparativo aos resultados apresentados.

  1. ECONOMIA E MERCADO

  1. Conceitos de economia e mercado

O estudo do cenário econômico relacionado às necessidades e limitações corporativas é de vital importância para a sobrevivência e crescimento de uma empresa que visa o lucro.

Haffner define a economia como:

[...] ciência social que estuda o modo como os indivíduos e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-lo entre os grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. (HAFFNER, 2013, p. 13).

A economia é a interação entre microeconomia e macroeconomia. Haffner descreve a microeconomia:

É a área da teoria econômica que estuda o funcionamento do mercado de determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, analisa o comportamento – de um lado dos compradores (consumidores) e, do outro, dos vendedores (produtores) – de tais bens. (2013, p. 18)

Para Parking, “a macroeconomia estuda o crescimento econômico e fenômenos como flutuações, desemprego, inflação, superávits e déficits”. (2003, p. 110).

Diante do exposto, faremos um estudo dos Resultados Anuais da empresa Frimesa no ano de 2020 sob as óticas microeconômica e macroeconômica.

  1. Microeconomia

O cenário da indústria alimentícia foi um dos mais impulsionados durante o ano de 2020 sob o contexto pandêmico. A Frimesa passou a perceber as mudanças de consumo e se preocupou em ajustar seus produtos para atender às demandas dos clientes, preocupada ainda com o panorama socioeconômico da população do mercado nacional. As questões de o que produzir e quanto produzir passaram a ser respondidas quando a demanda pelos produtos lácteos registrou um aumento significativo logo no começo da pandemia, o que ficou evidenciado no resultado do

desempenho da área de leite, que registrou o índice de 29,1% superior em relação ao ano anterior.

Já a argumentação de como produzir também foi outro fator importante. A empresa desenvolveu novos meios de manter a produção, atendendo à todas as exigências sanitárias. O aumento no quadro de funcionários diretos e o investimento em tecnologia robótica indica um aumento na intensidade produtiva.

Neste contexto, podemos dizer que o aumento na demanda dos produtos laticínios elevou a oferta dos produtos produzidos pela Frimesa no ano calendário de 2020.

  1. Elasticidades na teoria da microeconomia

Para entendermos como o consumidor final se comporta no mercado de leite, realizamos a seguir um estudo sobre as elasticidades que, nada mais é do que “um conceito importante na teoria do consumidor, pois refere-se à forma de medir a sensibilidade de uma variável à variação de outra” (HAFFNER, 2013, p. 89).

Ante o cenário de queda da renda da população e o aumento na demanda de produtos alimentícios, passemos a avaliar o resultado das elasticidades de acordo com os cálculos propostos por Haffner. (2013, p. 89). Interessa-nos saber, de acordo com a variação da renda, se houve uma variação na demanda do produto. Para tanto, analisaremos a elasticidade-preço da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com