TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA A ECONOMIA

Relatório de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA A ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE REGES DE RIBEIRÃO PRETO

REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR

EMPREENDEDORISMO:

PERFIL EMPREENDEDOR

Lourival de Assis

Ribeirão Preto/SP

2013

FACULDADE REGES DE RIBEIRÃO PRETO

REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR

EMPREENDEDORISMO:

PERFIL EMPREENDEDOR

Lourival de Assis

Trabalho como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Elabora de Planos de Negócios II, sob a orientação do Prof. Ms. Leandro Lopes Peguini.

Ribeirão Preto/SP

20

13

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 EMPREENDEDORISMO

De acordo com Dornelas (2001) lê-se que:

[...] primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.

Segundo Dornelas (2001) lê-se que:

[...] o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).

Apesar do pouco tempo, o Brasil apresenta ações que visam desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo e potencializa o país perante o mundo nesse milênio.

De acordo com os Autores do artigo (p. 10) lê-se que:

[...] o conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo. Existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porém a partir do levantamento bibliográfico realizado percebeu-se que, nem sempre um administrador é empreendedor e vice-versa, mesmo que isso seja desejável. Para um administrador possuir ou desenvolver características empreendedoras pode ser útil para olhar mais longe, ter uma visão de futuro que lhe permita planejar o presente.

1.2 EMPREENDEDOR

Segundo Joseph Schumpeter (1950) lê-se que:

Só no início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.

Na concepção de Dornelas (2001) lê-se que: “Na Idade Média, o empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com