TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - PESQUISA DE MERCADO

Por:   •  6/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALCIDES BEDANI NETO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

GESTÃO EM MARKETING

ITATIBA

2016

ALCIDES BEDANI NETO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Projeto integrado multidiscilplinar IV para obtenção do título de graduação em Gestão em Marketing apresentado a Universidade Paulista – UNIP.

ITATIBA

2016

ALCIDES BEDANI NETO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Projeto integrado multidiscilplinar IV para obtenção do título de graduação em Gestão em Marketing apresentado a Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

______________________________

PROFESSOR

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

RESUMO

O presente trabalho visa elaborar um estudo de mercado em uma pequena cidade do interior, onde uma empresa familiar, com mais de 40 anos no ramo Imobiliário sente necessidade de se reinventar e entrar de forma competitiva neste mercado feroz e disputado dos negócios imobiliários.

Palavras-chave: mercado, imobiliária, familiar, reinventar.

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

Alguns anos atrás, os Estados Unidos foram protagonistas de um grande “boom” imobiliário, em virtude da enorme oferta de crédito disponível neste segmento oriundo de investidores do mundo todo. Tal situação fez com que a oferta de crédito fosse ampliada a qualquer pessoa, incluindo-se àquelas que já possuíam algum histórico de inadimplência. O resultado catastrófico todo nós sabemos.

 E o que isso tem a ver com o Brasil? Em virtude de os Estados Unidos serem o principal importador de produtos brasileiros, a escassez de recursos financeiros ocasionada pela ausência de crédito certamente influenciou nossas exportações a médio prazo. Além disso, a retração do crédito eleva o temor sobre as bolsas de valores, o que leva o investidor a procurar outras formas de investimento, como o dólar. O resultado é a queda de preço das ações e a elevação substancial do dólar, afetando assim todo o comercio nacional e o mercado imobiliário.

Para entendermos melhor como a bolha Americana nos afetou, conheci uma tradicional Imobiliária da cidade de Itatiba – interior de São Paulo – que vem sofrendo com os altos e baixos do mercado imobiliário.

As imobiliárias de menor porte, na maioria das vezes com caráter familiar e pouco investimento em Marketing tem procurado ajuda destes profissionais para ampliar suas vendas e reduzir os prejuízos da crise Brasileira.

Pesquisas bem fundamentadas e com foco definido ajudam na organização de nossos trabalhos.  Organização e motivação da equipe colabora na convivência diária de todos refletindo no aumento dos negócios e resultados da empresa. Conhecer seu público alvo e suas necessidades são itens pouco trabalhados nesta corretora de imóveis, que vê na sua necessidade de profissionalização a saída da crise com esperança de grandes negócios em um futuro próximo.

DESENVOLVIMENTO

EMPRESA

Inaugurada em 1975 por Claudio Antonio Bedani, a Stil Imobiliária foi umas das primeiras Imobiliárias da cidade de Itatiba/SP, permanecendo por mais de trinta anos na Av Marechal Deodoro da Fonseca, nº 353 – Centro – Itatiba/SP - local de fácil acesso e de grande fluxo de veículos na área central. Características importantes para a consolidação da marca, pois a referida via tornou-se uma importante rota de turistas e possíveis clientes vindos de outros municípios.  

Em sua primeira formação, contavam com uma equipe de três corretores de imóveis, lideradas pelo proprietário e corretor Claudio, que acreditava no potencial do município e no serviço de qualidade que poderia oferecer aos clientes. Como todo comercio os primeiros anos foram difíceis e a pouca experiência no ramo era compensada com muita responsabilidade e tratamento personalizado com os clientes.

As mudanças na equipe ocorreram gradativamente e aos poucos a empresa tornou-se familiar. Em meados dos anos 90 os dois filhos de Claudio, Alcides e Ivan Bedani passaram a trabalhar como corretores e os negócios expandiram. Não era apenas uma Imobiliária para compra e venda de imóveis, e sim uma administradora com grande potencial e serviço diferenciado, já com nome consolidado e conhecido na cidade. Em 2000 outros dois filhos Camila e Bruno Bedani entraram para a sociedade transformando efetivamente em uma empresa familiar e de fácil administração.

Com o passar dos anos, mais precisamente no ano de 2005 o mercado já não era o mesmo e a localização já não funcionava como antigamente. Por este motivo, veio a mudança de local para a Rua Campos Salles, 849 – Centro – local de grande fluxo de veículos e com um facilitador essencial aos clientes: vagas de estacionamento.

Alguns serviços foram agregados como assessoria jurídica, administração de condomínios, assessoria a grandes investidores foram acrescidas a empresa que hoje conta com 8 colaboradores.

Desta forma, a Stil imobiliária vem se mantendo firme no mercado Imobiliário  a mais de 40 anos, tendo como ideologia o pensamento de Abraham Lincoln “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou as pessoas por algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo”.

BRIEFING

Como ação inicial, elaborei o Briefing resumido e completo com todas as informações necessárias para o entendimento dos objetivos estratégicos da empresa. Percebi uma preocupação por parte dele (empresário) com sua marca/nome, que utiliza a anos e que vem gerando dúvidas quanto a manter ou não esta marca.   Levantei com o empresário quais as ações de marketing realizadas pela empresa nos últimos anos, procurando dados primários e dados secundários a fim de eliminar algumas dúvidas e facilitar o questionário de pesquisa, porém, poucas informações foram coletadas. Analisamos também, qual era seu desejo e onde pretendia chegar definindo metas e ações a serem realizadas.  Sua relação para com os demais funcionários é de liderança democrática, sendo um líder eficaz, já que todas as decisões a serem tomadas na empresa são percorridas pelo grupo e escolhidos em forma de votação, sem haver nenhum tipo de indução por parte do líder. Em anos passados, houveram muitas complicações e os conflitos de interesse e de direito eram recorrentes. Sua paciência e autocontrole foram fundamentais na administração destes conflitos e no relacionamento interno dos funcionários, o que devolveu a empresa muita tranquilidade e paz a todos os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (193 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com