TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV – Pesquisa de Mercado, Composto de Comunicação, Dinâmica das Relações Interpessoais

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 9

PIM IV – Pesquisa de Mercado, Composto de Comunicação, Dinâmica das Relações Interpessoais

UNIVERSIDADE INTERATIVA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CASAS BAHIA

PÓLO ANÁLIA FRANCO – SÃO PAULO – 2017

EVELYN MATHIAS RI 1303199


RESUMO

A pesquisa foi realizada com uma empresa líder em vendas de eletrodomésticos, móveis, eletrônicos e utilidades domésticas. Com mais de 60 anos no mercado. Surgiu de vendas porta a porta e hoje conta com mais de 750 lojas espalhadas pelo Brasil.

O estudo investigou questões ligadas as áreas de pesquisa de mercado, composto de comunicação e dinâmicas das relações interpessoais.

É uma empresa que investe em pesquisa de mercado para avaliar seu desempenho, a satisfação do cliente e os preços praticados pela concorrência.

Em relação à comunicação, investe fortemente em comerciais de TV e rádio, sendo a marca mais lembrada no Brasil.

A empresa em questão, disponibiliza poucas informações referentes à sua gestão de pessoas, porém, foi possível constatar que na empresa não possui um plano de carreira e desenvolvimento para os colaboradores, o que pode ocasionar insatisfação a longo prazo, embora possua benefícios diferenciados como o 14° salário.

SUMÁRIO

Introdução........................................................................................................04

Pesquisa de Mercado......................................................................................05

Composto de Comunicação........................................................................... 07

Dinâmica das Relações Interpessoais............................................................10

Conclusão.......................................................................................................12

Referências.....................................................................................................13


INTRODUÇÃO

A empresa analisada é a rede Casas Bahia que é líder de mercado, no comércio de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e utilidades domésticas.

Tem atualmente mais de 750 lojas distribuídas pelo Brasil com cerca de 50 mil funcionários, e sua sede administrativa está localizada em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Sua marca foi avaliada em 678 milhões, sendo reconhecida como uma das marcas mais valiosas do Brasil em ranking divulgado pela consultoria Interbrand. Sendo também Top of Mind Data Folha por 11 anos consecutivos na categoria “Loja de Móveis e Eletrodomésticos”.

A primeira loja, abriu suas portas em São Caetano do Sul em 1957, e o nome foi escolhido como uma forma de homenagear o grande número de nordestinos que moravam na cidade.

Seu fundador, o imigrante polonês Samuel Klein, havia chegado cinco anos antes ao Brasil, e iniciou seu trabalho apenas com uma charrete, vendendo roupas de cama mesa e banho de porta em porta, até adquirir seu primeiro estabelecimento comercial.

O segredo de sucesso da rede, foi oferecer crédito a classe C, conceito que nem existia na época de sua abertura. Ao facilitar o pagamento em forma de crediário a parcelas baixas por mês, descobriu um nicho de clientes, com um poder de compra limitado, porém carente e com poucas possibilidades de adquirir crédito em outros lugares, conquistando assim uma clientela fiel.

Em 1964 ouve a expansão do negócio, abrindo filiais pela grande São Paulo e Baixada Santista.

PESQUISA DE MERCADO

Existem dois tipos de pesquisa de mercado, a Pesquisa de Mercado Quantitativa e a Qualitativa.

Quantitativa – Testa uma hipótese específica com o objetivo de tirar conclusões. Usa técnicas de amostra por forma a poder fazer interferências a partir da amostra para a totalidade da população. Esse tipo de pesquisa busca um resultado estatístico permitindo estimar informações amplas e diversificadas. Para isso, é utilizado um questionário estruturado para envolver um grande número de respondentes. Ex: Questionários, inquéritos estatísticos, etc.

Qualitativa – Geralmente usada para pequenos números de pesquisados, não podendo ser generalizada para toda uma população. Se busca nesse tipo de pesquisa, mais conteúdo, também se analisando informações subjetivas e conteúdos profundos. Ex: Entrevistas em profundidade, grupo focal e técnicas de projeção.

As pesquisas de mercado são utilizadas com o intuito de abertura ou expansão de um novo negócio. Sendo a pesquisa um recurso importantíssimo para se conhecer o perfil do cliente, fornecendo as características quantitativas (potencial do mercado, participação da empresa no mercado) e qualitativas (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, renda, escolaridade, etc). Também é utilizada para se conhecer as estratégias das empresas concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos. Serve também para analisar fornecedores e empresas que oferecem serviços. Tem como objetivo ainda, dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de sua marca, identificar os preços pelos quais seus produtos devem ser vendidos.

Uma das descobertas feita pelas Casas Bahia através de uma pesquisa quantitativa, foi a de que seus clientes, tinham muitas dúvidas a respeito ao saque do FGTS inativo. Identificando como uma oportunidade de aumentar suas vendas, pois ao sacar o FGTS, seus clientes poderiam utilizá-lo em compras em suas lojas. A Casas Bahia disponibilizou então, equipes para ajudar os clientes a consultar o saldo do FGTS na própria loja.

Além disso, iniciou o disparo de e-mails com promoções para seus clientes.

Em outra pesquisa realizada com consumidores de todo brasil, constatou-se que a maioria dos brasileiros preferem ganhar dinheiro a trocar o carro. Com base nesse resultado, as Casas Bahia e Ponto Frio criaram duas campanhas que tem como proposta premiar o cliente com valores que ajudem a manter seu poder de compra e decisão de como investir seu dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com