TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM-VIII JOGOS EMPRESARIAIS

Por:   •  18/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  3.745 Visualizações

Página 1 de 9

PIM VIII – Curso Superior de Tecnologia

Curso: TECNOLOGIA EM LOGISTICA

Nome da empresa: REFRIGERAÇÃO CENTRO OESTE

Orientador: ALTAIR DA SILVA

MARCO PIRES DE CAMARGO – R. A. 154833-1

UNIP – PÓLO AMERICANA – SP

2016

2016

Relatório sobre Jogos de Empresas

A) O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas  a  curto,  médio  e  longo  prazo,  entender  a  logística  como  fator de redução de custos dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macro ambiente” e “microambiente” da região escolhida.

A região escolhida para a atuação da nossa empresa, foi a região 2, esta região possui um público misto, onde as pessoas possuem renda per capita media, e consequentemente, com uma parcela economicamente emergente e populosa, a projeção de mercado é positiva e gradual, permitindo vendas com números constantes no decorrer do tempo. Nesta região, notamos a vantagem de se poder obter maior lucro nas vendas do RPB, pois poderíamos trabalhar com um preço médio. Porém, precisamos trabalhar com produtos em excelente qualidade para que os consumidores não se sintam explorados ao pagarem um preço mais alto eventualmente.

Como vantagem competitiva, o objetivo estabelecido foi trabalhar com produtos de qualidade, para que estes sejam capazes de satisfazer em completo nossos clientes, manter a ética e o comprometimento  e oferecer um atendimento de excelência. Ofertar a maior parte da produção para o mercado local, podendo praticar preços que mantem uma boa margem de lucro e com o menor custo de transporte.

B) Analise os pontos positivos e negativos das 3 regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou sua empresa,

As regiões 2 e 3 apresentam maior população, maior demanda por produtos e baixo investimento em melhoria do produto, além de apresentar um mercado emergente principalmente na região 2, o que possibilita um absorção gradual do produto, permitindo a longo prazo a troca por produtos de nova geração, assim sempre mantendo uma projeção de mercado estável. Diferente da região 1 onde a população é menor e o fato de apresentar a maior renda per capita, pode ser muito exigente com relação a qualidade de produto, tem assim como fator de desvantagem, pois a empresa teria que investir muito e por conta da baixa densidade demográfica, podendo não obter resultados satisfatórios. Resumindo, a região 1 apresenta alto poder aquisitivo, contudo existe o risco de o alto investimento não ter retorno devido a baixa densidade demográfica e eventuais sazonalidades do mercado. A região 2, aparenta ser a região mais vantajosa, tem uma população media, apresenta uma renda mista, o que pode ser uma vantagem em tempo de estagnação e em bons tempos de economia, os custos de produção também são de médio risco, sem o melhor entre os dois mundos pois existe uma parcela sempre em ascensão da qual será uma mercado em potencial para produtos de maior valor agregado. A região 3 é a região mais populosa, porem de menor poder aquisitivo, pode a principio apresentar vantagens com relação ao que foi investido e ao lucro final. Porem, em momentos de crise pode apresentar alto risco para o negocio, com  as vendas estagnadas e produto parado nas prateleiras, sem que haja mercado para absorve-lo. Sendo assim, a região 2 é a mais vantajoso na visão da empresa.

3. Justifique a sua estratégia de liderança:

A) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, no entanto, aumenta-se tanto o número de decisões quanto a amplitude destas. Por que escolheram determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.

A escolha da liderança na região 2, e as ações no início eram um pouco tímidas para  os  objetivos  propostos,  nas  ultimas  rodadas  as  decisões  foram voltadas para atender o primeiro objetivo, melhorando a qualidade do produto com maiores investimentos, manutenção do preço de venda em valores abaixo dos concorrentes com qualidade semelhante. Aumentamos os investimentos em propaganda e colocamos mais vendedores na região escolhida. Como a demanda na região era mais baixa e constante, optamos em manter a capacidade instalada da unidade. Houve falha na definição da visão sobre as escolhas de liderança, pois adquirimos pesos praticamente iguais para lucratividade e faturamento devido a variáveis que surgiram no decorrer do tempo.

B) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos     e serviços, a adequação destes às necessidades e aos desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), a formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento em cada região) e a administração do ciclo de vida do produto. Nesse ponto, a Logística e o Marketing atuam como um elo dentro da cadeia produtiva. Justifique a política de pesquisa e desenvolvimento que o grupo desenvolveu para atender às necessidades de cada região.

Entre o 4° e o 5º período mantivemos o mesmo preço nas três regiões, e os investimentos em propaganda eram maiores na região 2 com a finalidade de liderarmos este mercado. Nos dois períodos seguintes, decidimos por diferenciar o preço de venda por região de forma a priorizar nossos objetivos estratégicos, como por exemplo no período 8, mantivemos a qualidade do produto e aumentamos o preço nas três regiões. Neste período vimos que surtiu o efeito desejado, mas com menor intensidade, pois a concorrência atingiu a mesma qualidade com menor preço e tirou uma fatia do mercado que poderia ser nossa, além de fatores sazonais que influenciaram no resultado final.        

Como reação, investimos mais em qualidade e propaganda reduzindo o preço na nossa região e aumentamos nas outras duas para compensar os investimentos. Sendo a previsão final na região 2, na qual investimos, a com maior retorno esperado.

Período 6: Região 1 preço 180 – 2 preço 180 – 3 preço 180

Período 7: Região 1 preço 190 – 2 preço 185 – 3 preço 182

Período 8: Região 1 preço 190 – 2 preço 188 – 3 preço 185

C) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação específica, como vários autores sugerem nas diversas literaturas existentes nos dias de hoje. O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade. Como exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja: se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto, e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. Qual foi o cálculo que o grupo desenvolveu para precificar nas três regiões? Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com