TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIM VIII

Por:   •  18/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  2.887 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

NOME DA EMPRESA: GelaMais Refrigeradores

ORIENTADOR: Fábio Santos

NOME:

  1. SILVIA PATRÍCIA TRINDADE TEIXEIRA (RA:1622967)
  2. SÉRGIO WILLIAN SILVA FILHO (RA: 1609889)
  3. SILVIO M PRADO (RA:

RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIM VIII

 I) Fazer relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial; tais pontos devem conter:

a) Análise do negócio. O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.

A região escolhida para implementação da fábrica (região 1) possui menor população em relação às demais, em compensação é a região com maior renda “per capita”. Por ser uma região com alta renda entende-se que o ambiente tecnológico e o mercado econômico são estáveis, sendo ótimos aliados na produção de um novo produto. O poder aquisitivo da população na região 1 foi um fator consideravelmente importante no que se diz respeito a conhecer o poder de compra destes consumidores, a partir de então tivemos a oportunidade de poder aplicar a estratégia de marketing que nos permitiu chegar bem próximo a meta estimada de venda dos produtos. Tomou-se por base também o fato dos prestadores de serviço oferecerem serviços de qualidade e a pouca concorrência, tendo em vista que é um produto novo no mercado. Já o foco de comercialização do produto feito foi a região 3, por possuir alta densidade demográfica, gerando assim grande demanda quantitativa. Tal característica é vista como boa, para a empresa, pelo fato de também possuir uma grande quantidade de clientes potenciais.

b) Faça uma análise SWOT do ambiente.

Forças:

Fraquezas:

Oportunidades:

Ameaças:


II) Justifique sua estratégia de liderança:

a) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, aumenta-se o número de decisões. Por que escolheu determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.

A prioridade da fábrica GelaMais Refrigeradores na região 3 foi definida tendo em vista as características apresentadas por aquela região. Tais características definem a região como a que possui maior população, porém com renda média mais baixa em relação às demais regiões. O fato de possuir menor renda em relação às outras não foi visto como barreira, pois mesmo possuindo menor renda, a alta densidade demográfica acaba por gerar grande demanda quantitativa( diferentemente da região 1 que possui maior renda per capita porém, com uma população pouco numerosa).

b) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, adequação destes às necessidades e desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento, segmentação) e a administração do ciclo de vida do produto. Justifique a política de P&D que a empresa desenvolveu para atender as necessidades de cada região. Se negativo, justifique porque a empresa não escolheu como estratégia investir em P&D.

A empresa optou por investir em P&D, inicialmente, tendo em vista que esse investimento pode desenvolver melhora na qualidade do produto fabricado. Outro fato observado é que esse processo é visto como uma redução de incerteza do produto no mercado. Mas como esse investimento se mostrou incompatível com os lucros desejados pela empresa, optou-se, posteriormente, por não escolher a estratégia de investir em P&D.

c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação específica. O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade. Como exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja, se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. Descreva o cálculo que a empresa desenvolveu para precificar os produtos acabados nas três regiões. Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período).

O preço do produto foi definido com base na pesquisa de preços, que estabelecia algo em torno de $110,00 por unidade do produto, acrescido de 25% em cima desse valor. Foram adquiridas também pesquisas de mercados no intuito de ter conhecimento em relação aos preços praticados pelos concorrentes. A variação de preço em cada trimestre se deu por conta de eventos externos, como por exemplo a falta de matéria prima em determinado período.


d) A respeito do tempo presente, é crucial a combinação harmônica entre preço e nível de propaganda. Como é sabido, as vendas de um produto tendem a variar em razão direta com a propaganda e em razão inversa em relação ao preço. Desta forma, as políticas de preço e propaganda devem estar sincronizadas. Qual foi o período no qual a empresa decidiu investir em propaganda? Como chegou à conclusão do valor da propaganda em cada trimestre? A empresa percebeu diferença nas vendas em cada região após a definição dos valores de propaganda? Justifique a sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com