TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Ensaio: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Ensaio  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

A) O planejamento é o ponto de partida para qualquer ação voltada a resultados, e há particularidades em cada um dos níveis organizacionais. Detalhe cada um deles.

O planejamento é primeiro passo para se definir os objetivos organizacionais e formas para alcança-los. Os administradores devem-se nortear a partir das respostas de indagações como: O que fazer; Como fazer; Quando fazer; Onde fazer; e quais os meios disponíveis para atingir os objetivos.

O planejamento pode ser realizado de acordo com os níveis organizacionais, dividindo-se em: Planejamento Estratégico; Planejamento Tático e Operacional.

No planejamento estratégico são definidos os objetivos e metas da organização como um todo, para resultados à longo prazo. Esta etapa é realizada pelo nível hierárquico mais elevado da empresa, com a participação dos diretores, superintendentes e assessorias ligadas à organização.

No planejamento Tático são definidos os objetivos a níveis departamentais, sendo estabelecidos os resultados a serem atingidos à médio prazo. Neste âmbito, participam do processo de planejamento, além dos diretores, os gerentes das unidades, chefes de departamentos e supervisores.

No planejamento operacional são definidos os objetivos à curto prazo, sendo aqueles a ser seguidos no dia a dia da empresa. Nesta etapa, é necessária a participação de todos os funcionários que realizam o trabalho operacional (Na prática), gerentes, chefes de departamentos e supervisores.

B) Organização objetiva estabelecer a infraestrutura e os recursos necessários para que a empresa consiga atingir os objetivos descritos em seu planejamento. No que consiste o ato de organizar em uma empresa?

Após a definição das estratégias e metas organizacionais estabelecidas no planejamento da empresa. A organização deve se organizar como um todo, visando à alocação dos recursos necessários para que cada departamento possa cumprir com os seus objetivos.

No processo de organização é realizada a divisão dos objetivos entre os departamentos, e delegado autoridade para realização e controle das atividades. Neste processo, são definidos os cargos e tarefas de cada funcionário, para que este tenha definida a sua atividade, e possa desempenha-la da melhor forma possível.

C) Direção é o ato de colocar em prática aquilo que foi planejado e organizado pelos gestores. De que forma essa função é alcançada pela organização?

Nesta etapa os administradores deverão dar o suporte necessário para que os objetivos da organização sejam realizados pelos funcionários. Sendo necessária a comunicação entre as áreas, orientação dos envolvidos, e a busca continua pela motivação dos funcionários pela causa da organização. Lembrando sempre que, o administrador deverá aplicar a sua liderança para alcançar os objetivos traçados anteriormente, interagindo e influenciando o ambiente organizacional.

D) É por meio do controle que se acompanha, monitora e avalia o desempenho organizacional para checar se tudo está ocorrendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. Quais são as atividades relacionadas ao controle?

As atividades de controle estão relacionadas à função de analise dos padrões de desempenho definidos no planejamento, acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com