TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Artigo: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

a Academia Acesso terá aulas de musculação, ginástica e aeróbica especificas para esse tipo de publico, com profissionais capacitados que orientem e incentivem os idosos na realização dos seus exercícios e atividades.

A academia oferecerá tecnologias, que são:

Catracas com liberação através da digital: Esse equipamento auxilia o aluno que não precisará mais portar uma carteirinha para acesso às dependências da academia, além disso, assim que o aluno encosta sua digital no aparelho o próprio sistema libera informações referentes aos treinamentos, isso facilita para que o professor responsável possa planejar a aula de forma precisa para aquele dia.

Painéis eletrônicos: Funcionam para informar as últimas novidades da academia, como horário e local das aulas, eventos programados, dicas de saúde e resumos de novelas e notícias do mundo – entretenimento.

Aparelhos articulados: Com esse tipo de aparelho não há a necessidade de se utilizar barras e halteres, pois, o movimento já está inserido no próprio aparelho, diminuindo assim os riscos com acidentes. Além de auxiliar os alunos com a execução do movimento correto e a amplitude articular necessária.

Aparelhos coloridos: Esse procedimento irá facilitar a familiarização dos alunos aos aparelhos.

1.5. O MERCADO POTENCIAL

A academia ACESSO vai atender especialmente pessoas da terceira idade, que é um público que de 1999 para 2009 cresceu 2,2% e a previsão é de que cresça cada vez mais segundo estatísticas do IBGE, conscientizando os mesmos o quão importante é praticar exercícios físicos nesta idade, contribuindo para tratamentos de doenças de forma não farmacológica, teremos instalações preparadas com cuidados exigidos por lei para que os mesmos possam frequentar o local sem perigo, os exercícios serão elaborados e acompanhados por profissionais especializados conforme a necessidade de cada um.

A academia pretende levar a estes idosos um ambiente agradável, onde os mesmos além de se exercitar consigam interagir com pessoas da mesma idade e outras idades.

Na cidade de São Paulo vivem aproximadamente 1 milhão de idosos, sendo 9,3% com mais de 60 anos, com renda mensal de até R$1.300,00.

Os idosos de São Paulo estão vivendo mais, mas em piores condições de saúde. Na última década, a taxa de incapacidade por doenças cresceu 78,5% entre os homens e 39,2% entre as mulheres acima de 60 anos.

Entre 2000 e 2010, essa população ganhou, em média, dois anos a mais de expectativa de vida, mas perdeu até três de vida saudável. A expectativa de vida de homens de 60 a 64 anos passou de 17,7 para 19,7 anos. No mesmo período, o número de anos de incapacidade pulou de 4,4 para 7,2. Entre as mulheres da mesma faixa etária, os anos de incapacidade passaram de 9,4 para 13,2.

Os idosos respondem por 20% da renda do país. Segundo o estudo do Ipea, 35,1% dos homens idosos participavam de algum tipo de atividade econômica --cerca de 50% desse grupo já estava aposentada e se mantinha no mercado de trabalho. Já entre as mulheres com mais de 60 anos, 12,4% continuavam ativas e também aproximadamente metade recebia aposentadoria. Do total de homens mais velhos, 75,3% eram aposentados e apenas 3,7% não tinham nenhum rendimento. "É um percentual muito baixo", disse Camarano.

No caso das mulheres, 13,4% não tinham renda própria e 58,3% recebiam aposentadoria.

Para as idosas, diz a pesquisadora, o problema da falta de rendimento (decorrente da menor inserção feminina no mercado de trabalho quando elas eram mais jovens) é atenuado pelo fato de receberem pensões após a morte dos maridos.

Por sua localização o Bairro Tatuapé na zona leste de São Paulo é o bairro mais apropriado, preparado e bem localizado, possui ligações rodoviárias, tem fácil acesso a Marginal Tietê e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o local ganhou mais destaque com a chegada do metrô.

Possui 35 academias, nenhuma especializada para atender a terceira/melhor idade a terceira, e concentra 91.672 moradores.

A academia pretende levar a estes idosos um ambiente agradável, onde os mesmos além de se exercitar consigam interagir com pessoas da mesma idade e outras idades.

1.6. ELEMENTOS DE DIFERENCIAÇÃO

A academia ACESSO irá atender especialmente pessoas da terceira idade, conscientizando os mesmo o quão importante é praticar exercícios físicos nesta idade contribuindo para tratamentos de doenças de forma não farmacológica. Terá instalações preparadas com cuidados exigidos por lei para que os mesmos possam frequentar o local sem perigo, os exercícios serão elaborados e acompanhados por profissionais especializados conforme a necessidade de cada um. Será proporcionado um ambiente agradável, onde os idosos, além de se exercitar consigam interagir com outras idades. O foco é oferecer qualidade de vida diferenciada, bem estar de corpo, mente e reinserção social a melhor idade/terceira idade, pertencentes à classe C. Atividades físicas quando bem feitas, surtirão efeito no cotidiano do idoso, promovendo também bem estar e aumento da autoestima. Muitos benefícios virão através da prática de atividades físicas, um exemplo é a musculação: Aumento da força muscular; Diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares; Menor risco de desenvolver diabetes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com