TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  1.549 Visualizações

Página 1 de 7

8. O Planejamento Estratégico.

Planejamento estratégico é um processo intelectual, que consiste em estruturar e esclarecer a visão dos caminhos que a organização deve seguir e os objetivos que deve alcançar. Há diversos comportamentos nesse processo intelctual , principalmente :

- A missão , que é a razão de ser da organização , e que reflete seus valores , sua vocação e suas competências;

- O desempenho da organização - os resultados efetivamente alcançados.

- Os desafios e oportunidades do ambiente.

- Os pontos fortes e fracos dos sistemas internos da organização.

- As competências dos planejadores - seu conhecimento de técnicas ,suas atitudes em relação ao futuro , seu interesse em planejar.

O processo de planejamento estratégico aplica-se à organização em sua totalidade e também a cada uma de suas partes. Pode-se então falar em estratégia de produção , de marketing , recursos humanos e assim por diante . As formas de colocar em prática as estratégias da organização e das áreas funcionais podem ser chamadas de estratégias operacionais. A estratégia chega até o nível do indivídou . Você ,como cidadão ou funcionário de uma empresa , pode ter ser próprio plano estratégico , definindo o caminho que você quer seguir em sua vida ou sua profissão e os objetivos que pretende realizar.

8.1 Processo de Planejamento estratégico .

Um processo sistemático estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreendem os seguintes componentes principais :

• Análise da situação estratégica presente da organização.

• Avalização das diretrizes superiores.

• Análise do ambiente externo .

• Análise do ambiente interno .

• Definição do plano estratégico , compreendendo os objetivos e a selação das estratégias da organização.

O processo de planejamento estratégico é complexo e dinâmico .

Complexo : Na prática , essas etapas podem ser cumpridas em qualquer ordem , ou simultaneamente , dependendo da situação e das pessoas. Em alguns casos , ou em determinados momentos, o processo de planejamento estratégico pode enfatizar uma ou outra etapa . Alguns administradores preferem definir os objetivos primeiro e as estratégias em seguida . Outros fazem o contrário. Alguns enfatizam a análise das ameaças e oportunidades . Outros preocupam-se apenas com as oportunidades ( a ênfase só depende da situação e das pessoas que estão planejando ) .

Dinâmico : A cada momento , a situação é diferente do momento anterior.As análises devem ser feitas continuamente, para acompanahar a evolução de todas as variáveis que afetam a organização. As decisões dos administradores criam novas situações , que precisam ser acompanhadas. Desse modo, o planejamento estratégico é um processo contínuo e nao um procedimento burocrático periódico.

8.2 Análise da Situação Estratégica .

A análise , diagnóstico ou avaliação da situação estratégica ( ou posição estratégica ) pode ser o ponto de partida para a elaboração do plano estratégico de uma organização . Os principais componentes a serem considerados na análise da situação estratégica são :

• Missão da organização até o presente.

• Desempenho da organização até o presente ( resultados alcançados , em comparação com os objetivos ).

• Vantagens competitivas.

• Estratégias vigentes.

8.2.1 Missão .

A missão estabelece o propósito ou a razão de ser da organização . Identificar a missão é entender a qual necessidade do mercado ( ou ambiente ) a organização atende, ou sua utilidade para os clientes .

O entendimento da missão possibilita compreender o papel que a organização desempenha para seus clientes e partes interessadas relevantes. A administração contemporânea dá grande ênfase às partes interessadas, que devem ser incorporadas na missão . De acordo com essa visão , a missão implícita de qualquer organização empresarial é não apenas maximizar o lucro dos acionistas,mas também criar valores para todas as partes interessadas : acionistas , empregados , clientes , comunidades , instituições cosiais e governamentais fornecedores e até mesmo os concorrentes . A análise da situação estratégica presente deve enfatizar a identifcação do valor que está sendo criado para as partes interessadas.

Muitas empresas não têm missões explicitas nem se preocupem em defini - las. Outras apenas sugerem sua missão . Muitas preferem a palavra negócio , em lugar de missão . A idéia de negócio , para definir um ramo de atuação , é mais prática . Inúmeras empresas declaram explictamente seu negócio . Outras parecem achar que seu negócio é tão óbvio que não precisa ser explicitado. As editoras , por exemplo , declaram estar no negócio da informação e educação, em lugar de produção e venda de livros . Cinema e teatro são o negócio da cultura e diversão . As companhias de aviação , os bancos e as redes de televisão , no entanto , atuam em negócios tão óbvios , que não sentem a necessidade de explicitá - los .

8.2.2 Análise do desempenho

A análise do desempenho produz informações sobre os resultados obtidos pela organizações , em comparação com seus objetivos e com o desempenho da concorrência . A análise do desempenho pode focalizar os seguintes itens principais : participação dos clientes no faturamento , participação dos produtos e serviços no faturamento , participação do mercado e análise das vantagens competitivas . A análise do desempenho é um dos componentes para a identificação de pontos fortes e fracos da organização .

8.2.3 Participação dos clientes no faturamento

A análise histórica da participação dos clientes no faturamento revela uma faceta importante no desempenho da empresa , que são as tendências e flutuações nos negócios com os diferentes segmentos do mercado . O diagnóstico deve buscar informações sobre quais e quantos são os clientes , em que mercados se situam e qual o volume de negócios que têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com