TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Monografias: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O trabalho abordará sobre o Comportamento Organizacional, diante das mudanças organizacionais. A sociedade está em constante processo de mudança e atualmente, a capacidade de transformar informação em conhecimento, resulta de um processo dinâmico de transformação. Nesse contexto, um dos maiores desafios impostos ás organizações é sistematizar a prática para administrar a autotransformação. A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. O comportamento organizacional pode ser analisado de forma qualitativa e quantitativamente, através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro. O diagnóstico obtido a partir das informações quantitativas e qualitativas possibilita o redirecionamento organizacional, através do estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, reorganização dos grupos de trabalho, formação de equipes de alto desempenho, dentre outras ações que viabilizarão as vantagens competitivas da empresa.

CAPÍTULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Como definição de Comportamento Organizacional (à frente designado por CO), refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações (STAW, 1984). Acrescenta ainda, que o comportamento macro - organizacional (à qual também se chama teoria organizacional) assenta as suas raízes na sociologia, na economia e na ciência política, sendo as preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação com a envolvente sócio - económica. Por outro lado, o micro - comportamento organizacional tem por base a psicologia e estuda as consequências das organizações sobre os comportamentos individuais sobre as organizações.

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: PRINCÍPIOS

Segundo o texto “Comportamento Organizacional: Princípios”, trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. As características identificadas são Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e Inter organizacionais). *Uma ciência aplicada. *Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento. As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. *Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes. Diz respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais.

*Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas (Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura). Estudo do comportamento organizacional importante para o gestor geral.

1.2 QUADRO COMPARATIVO

COMPORTAMENTO ORGANZACIONAL

SISTEMAS ABERTOS SISTEMAS FECHADOS (RACIONAIS E NÃO RACIONAIS).

CHAMPION

1 – Modelos de Sistemas Naturais.

1 - Modelos de Máquinas (Administração cientifica; Burocracia);

2 – Modelos de Metas;

3 – Modelos de Decisão.

4 – Relações Humanas;

5 – Modelo Profissional;

6 – Modelo de Equilibrio.

FONSECA

1 - São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de entradas e saídas;

2 - São eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com