TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

* O que é planejamento?

* O que é o planejamento estratégico?

* Missão, visão, valores;

* O que é garantia da qualidade?

* O que é ISO?

* Qual a importância do planejamento estratégico para a organização?

------------------------------------------------------------------------------------------------

*Planejamento – Definição:

De acordo com o Dicionário Aurélio, planejamento é o ato ou efeito de planejar-fazer plano ou planta de traçar; trabalho de preparação para qualquer empreendimento,seguindo roteiro e métodos determinados. Elaboração por etapas, com bases técnicas, de planos e programas com objetivos definidos.

O planejamento deve ser realizado a fim de minimizar incertezas futuras,garantindo assim o sucesso e o crescimento da organização. É uma ferramenta que indica a necessidade de se avaliar o que ocorrerá antes, durante e depois em uma organização, identificando assim o quedeve ser feito e como deve ser feito. É um processo contínuo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é considerado uma excelente ferramenta, que auxilia o administrador a estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, visando obter resultados positivos na relação da entidade com o seu ambiente interno e externo. De acordo com, Fischmann, planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.administração nas empresas, trata da empresa como um todo. Está relacionado à adaptação em um ambiente mutável. Portanto, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Está orientado para o futuro e é compreensivo, ou seja, envolve a totalidade dos envolvidos, abarcando todos os seus recursos. Constrói consenso e é uma forma de aprendizagem (aprende-se com os erros de planejamento).

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Missao, visão e valores

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso". Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é garantia da qualidade

A garantia da qualidade consiste em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com