TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Dissertações: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO APLICADOS NA ORGANIZAÇÃO ESPN EVENTOS ESPORTIVOS

3.1 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E FINALIDADE

As organizações existem partindo do principio que todos necessitamos de bens e serviços para vivermos, e as organizações tem o objetivo de nos fornecer estes bens e serviços, buscando atender as necessidades e desejos da Sociedade e do Mercado.

Definimos organização como um conjunto de pessoas empenhadas em realizar tarefas em grupo, ou individualmente, de forma coordenada e com controle num determinado ambiente, sempre buscando atingir um objetivo pré-estabelecido, otimizando a utilização de recursos disponíveis, liderados por um ou mais gestores com a competência de organizar, liderar, planejar e controlar.

De acordo com Chiavenatto (2007), as organizações constituem a mais significativa e maravilhosa invenção do ser humano em todos os tempos. A lenta e gradativa caminhada da humanidade rumo ao desenvolvimento social e tecnológico só foi possível com a ajuda das Organizações. Nos tempos atuais, tudo de que precisamos para viver: produtos, serviços, tecnologia, energia, informação, entretenimento – é inventado, criado, projetado e produzido dentro de organizações.

De acordo com Drucker (1997), a explanação sobre o conceito organização, vincula o conceito de organização no conhecimento. Para Drucker o conhecimento é o pilar onde a organização deveria se especializar e definir funções pela tarefa para tornar o conhecimento em conhecimento produtivo. A função das organizações é fazer com que os conhecimentos se tornem produtivos, quanto mais especializados se tornarem, mais eficazes serão.

3.2 A Importância da Estratégia nas Organizações

Michael Porter: “Estratégia é mais importante do que crescimento”

A estratégia define o comportamento da organização, que tem de estar pronto para constantes mudanças, principalmente no dinamismo e competição.

A estratégia deve ser dirigida pela missão da organização, pela visão que ditará o futuro da organização e pelos objetivos que a organização pretende atingir.

Vale lembrar que o principal integrante da estratégia organizacional é o elemento humano, a inteligência que tomará as decisões corretas para alavancar o crescimento da organização.

De acordo com PORTER (2001), “A estratégia competitiva é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa a estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência na indústria”.

De acordo com Chiavenato (2008), o Planejamento Estratégico precisa ser formulado com o Planejamento Estratégico da empresa como se ambos fossem uma coisa só para poder garantir a execução das estratégias.

3.3 Planejamento Estratégico e Suas Etapas

O planejamento estratégico é um processo gerencial, em seu contexto deve estar bem definido a formulação dos objetivos, para que seja possível traçar planos de ação para execução do mesmo.

O Planejamento Estratégico deve envolver todos os administradores da organização, para que sejam traçados objetivos estratégicos reais e coerentes com a realidade da organização, definindo a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, seus objetivos e estratégias.

Neste contexto, Oliveira (2009) Apud Castro (2013), diz o seguinte:

FAZER DIAGNÓSTICO

Analisar o Ambiente Interno e Externo das Organizações e os Cenários.

DEFINIR BASE ESTRATÉGICA CORPORATIVA:

Elaboração da Missão e Visão.

Elaboração dos Valores e Políticas da Empresa.

Elaboração dos Objetivos Estratégicos.

DEFINIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

Para cada estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com