TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Casos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  8.558 Palavras (35 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 35

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – EAD

MÓDULO I – CONCEITOS DE PLANEJAMENTO

Nesse módulo iremos abordar os vários conceitos do planejamento, as características e os propósitos do planejamento dentro das organizações.

Quando falamos da palavra planejamento, abordamos inúmeros conceitos que interagem tanto no ambiente interno como externo organizacional. Devemos ter o cuidado de não confundirmos o conceito de planejamento como sendo uma projeção, previsão, etc.

De acordo com Oliveira (2002, p.35): “planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”. Dentre os aspectos abordados no processo de planejamento, podemos dimensioná-los em cinco pontos:

- Assunto: pode ser pesquisa, marketing, finanças, produção, recursos humanos, novos produtos/serviços, etc.

- Tempo: pode ser de curto, médio ou longo prazo.

- Elementos: podem ser os objetivos, políticas, programas, orçamentos, propósitos etc.

- Características: podem ser simples ou complexas, confidencial ou pública, formal ou informal, econômica ou cara, etc.

- Unidades organizacionais: podem ser de produtos, de departamentos, de divisões, de grupos, etc.

Já afirma Kaplan e Norton (2004, p.29): “planejamento é um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos”. Podemos entender que o processo de planejar aborda o modo de pensar das pessoas e das organizações, analisando e respondendo questões tais como: por que, para que, para quem, o que, como, quando, dentre outras.

O propósito do planejamento é a diminuição da incerteza quanto a decisões futuras, já que avalia a curto, médio e longo prazo as situações com o intuito de a empresa alcançar seus objetivos, metas e desafios estratégicos.

A seguir temos algumas características da função planejamento:

- Processo sistemático e constante;

- Tem como objetivo a tomada de decisão;

- Processo composto de ações que visam a objetivos anteriormente estabelecidos;

- Processo que se refere a implicações futuras.

MÓDULO II – PRINCÍPIOS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO

Nesse módulo iremos abordar os princípios gerais e específicos, os tipos de filosofias e as características e os propósitos do planejamento dentro das organizações.

Não existe fórmula de sucesso para a implementação do planejamento estratégico nas organizações, o que existe são princípios norteadores que fazem com que as empresas obtenham êxito na sua realização. São eles:

• Precedência do planejamento: a empresa deve possuir as funções administrativas de organização, direção e controle que antecede a função de planejamento no processo administrativo;

• Contribuição aos objetivos: a função de planejamento deve prioritariamente atingir os objetivos máximos de organização;

• Maior eficiência, eficácia e efetividade: a função do planejamento deve aumentar os resultados e diminuir as lacunas e deficiências.

De acordo com Oliveira (2002, p.38): “eficiência é fazer as coisas de maneira adequada, resolver problemas, reduzir os custos etc; eficácia é fazer as coisas certas, obter resultados, aumentar o lucro, produzir alternativas criativas; efetividade é manter-se no ambiente e apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo”.

• Maior penetração e abrangência: algumas alterações podem ser identificadas na função de planejamento tais como: evolução dos conhecimentos, transferências, substituições, treinamentos, procedimentos, descentralização, dentre outros.

Dentre os princípios gerais e norteadores elencados acima, podemos subdividi-los em princípios específicos de planejamento. São eles:

- Planejamento permanente: como vivemos em um ambiente de mercado turbulento e mutável, as empresas devem criar e manter constantemente um plano estratégico, já que nenhum plano se mantém com as mudanças ambientais;

- Planejamento participativo: temos como principal benefício do planejamento a participação de todos da organização, desde a alta cúpula até o chão da fábrica, pois não adianta só o planejador elaborar, precisa ser um facilitador no processo participativo;

- Planejamento integrado: os vários planos que são elaborados pelos escalões da empresa devem ser integrados entre as áreas e sub-áreas;

- Planejamento coordenado: todo o processo de planejamento deve ocorrer de forma coordenada e interdependente, pois nenhuma área deve planejar isoladamente as suas metas.

O papel do executivo da organização é estar atento aos princípios norteadores e específicos, pois, dessa forma, ele terá condições de proceder ao processo decisório mais eficientemente e de acordo com os propósitos da organização.

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): “existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação”. Iremos agora entender cada uma na sua particularidade.

• Satisfação: é conceituado como um mínimo de satisfação, ou seja, fazer suficientemente bem, porém não exceder.

Vantagens: pode ser realizado com pouco tempo, com baixo custo e menor quantidade de recursos técnicos.

• Otimização: o planejamento é visualizado não só para fazer suficientemente bem e sim, fazer melhor, procurando otimizar o processo de tomada de decisão.

• Adaptação: também conhecida como homeostase, tem o objetivo de equilibrar externa e internamente a organização, após qualquer ocorrência ou mudança identificada, Nesse enfoque, a organização pode adotar inúmeras respostas às mudanças ocorridas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com