TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA II - ANHANGUERA

Por:   •  27/11/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem II

(PMA II)

Relatório Final

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Pindamonhangaba/SP

2013

ANTÔNIO BRUNO DE ASSIS RA: 4300064104

ELISANDRA APARECIDA RIBEIRO RA: 3877742812

NELSON VIANA DOS SANTOS RA: 3808623441

AIRTON DORIVAL DA SILVA RA 4311781772

ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA RA: 3808615957

Relatório Final

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL

Relatório Final apresentado no Projeto Interdisciplinar

do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade

Anhanguera, sob a orientação da Tutora EAD

Josiane Fernanda Sartore.

Pindamonhangaba-SP

2013

SUMÁRIO

Introdução pág. 05

Contextualização da Pesquisa pág. 06

Fundamentação Teórica pág. 08

Análise e Interpretação dos Dados pág. 09

Considerações Finais e Sugestões pág. 13

Referências Bibliográficas pág. 14

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido através de levantamentos e análises junto a empresa escolhida, alinhado ao contexto bibliográfico desenvolvido em sala de aula referente as disciplinas Administração de Materiais; Operações de Terminais e Armazéns; Transporte, Distribuição e Seguros; Logística Internacional e Qualidade em Sistemas Logísticos e, atrelado as expectativas de colocar-se em prática os conhecimentos adquiridos.

O foco do trabalho está intimamente ligado a “Logística e Suprimentos”, porém com o andamento da pesquisa percebeu-se que a necessidade da fidelização do cliente e aumento dos mesmos, pois o fator primordial para solucionar o problema evidenciado no processo de Cadeia de Suprimentos “ O estoque” estava relacionado diretamente a clientela flutuante, ou seja, sem nenhuma fidelização.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a crescente de novos estabelecimentos do ramo de combustível é notória, o que por um lado é bom e por outro preocupa os empresários que já estão no mercado.

A livre concorrência coloca em cheque quem ficará com a maior fatia do mercado e, alguns fatores como a cadeia de suprimentos e toda a sua dinâmica contribuem e ou, até mesmo definem que ficará efetivamente no mercado.

Segundo Bond (2002), o mesmo define cadeia de suprimentos como sendo uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final em busca de resultados superiores.

Percebe-se portanto que, a busca pela otimização e alimento na cadeia de suprimentos torna-se fator imprescindível para obtenção de melhorias e geração de lucro. Para tanto, há que se estreitarem os laços entre todos envolvidos no processo, possibilitando a percepção nítida do cliente final, a qual determinará a sua fidelização.

Para Kearney (1994) a cadeia de suprimentos é uma ligação completa entre um grupo de empresas que, juntas, adquirem bens e serviços e os convertem e distribuem aos consumidores finais.

Por tanto, o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com