TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS DESAFIOS

Relatório de pesquisa: PRINCIPAIS DESAFIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

PRINCIPAIS DIFICULDADES

As principais dificuldades encontradas na implantação do sistema Lean dentro do processo de Contas a Pagar, levando-se em conta o processo em si, a estrutura física e o fator humano. São elas:

• Processamento em lotes: a principal e maior ofensora das dificuldades de implementação do sistema Lean no processo de Contas a Pagar sem dúvida é o processamento em lotes. Como sabemos, o sistema Lean se baseia no fluxo contínuo do processo, ou seja, a não existência de estoques em trânsito a serem processados. O que se pode verificar é que o processo é desenhado para ser processado em lote o que impede consideravelmente aumentar a velocidade do mesmo.

• Estrutura Física: para que o processo flua continuamente, é muito importante que o layout seja desenhado corretamente, proporcionando ao processo agilidade e fluidez nas atividades, minimizando dessa forma os estoques em trânsito na linha de processamento. Um layout onde as equipes não estão posicionadas em seqüência, dificulta muito a velocidade do processo. O ideal é que a equipe esteja inserida dentro de um layout celular, onde as atividades são seqüenciais e o fluxo de trabalho ocorra naturalmente.

• Desenho do Processo: antes de se implementar qualquer inovação na linha de processamento dentro de um processo financeiro, mudando dessa forma a metodologia de trabalho, é necessário um estudo preliminar sobre como os documentos se comportam no modelo atual. Diante das informações coletadas neste estudo, é possível propor a melhorias necessárias para que o processo seja revisto e o processo seja remodelado ou até mesmo mudado radicalmente, através de um novo desenho. O que se percebe na maioria das empresas é que praticamente todos os processos são desenhados e preparados para o processamento em lote.

• Fator Humano: o desconhecimento das metodologias de produção por parte dos componentes da equipe de trabalho é fator determinante para o insucesso do novo processo. A insistência em processar o trabalho em lote é desgastante. A explicação mais ouvida é que o trabalho realizado em lote é mais rápido, o que não é verdade. Para mudar este paradigma é preciso orientação, controle e acompanhamento diário das atividades, fazendo com que a equipe visualize os ganhos do novo processo sem muitos esforços.

O que se observa constantemente dentro das organizações é a falta de empenho e atenção para com os processos de produção, principalmente as organizações voltadas para a prestação de serviços. Nestas organizações, o processo não tem autonomia, mas sim a pessoa que o executa, ou seja, a atividade está presa ao profissional e não ao processo.

Processos inteligentes proporcionam segurança e confiança ao cliente, uma vez que, na falta do profissional que o executa diariamente, qualquer outro profissional poderá a qualquer momento dar andamento ao processo sem comprometer a qualidade final do serviço prestado.

CONCLUSÃO

Dificuldades de processamento serão constantes dentro das organizações, até mesmo porque, são muitas as variáveis que influenciam direta e indiretamente o processo. Porém,é preciso ter em mente que o processo deve obedecer uma metodologia, e que, adequações podem sim serem feitas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com