TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais desafios para a indústria química brasileira

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Química

Introdução a Química Industrial – QUI274

Professor(a): Vânya Pasa

Isabella Cristina de Melo Reis - 2014072137

 

  1. Quais os principais desafios para a indústria química brasileira?

Devido a atual crise enfrentada pelo governo brasileiro, nota-se pelos dados obtidos no gráfico comparativo do índice de importação e exportação de produtos químicos que a indústria sofreu um aumento na sua demanda interna e, para cessar essa necessidade, está optando por importar produtos. Cabe à indústria brasileira investir e tornar-se apta para competir com indústrias estrangeiras, principalmente no setor de matéria prima.

  1. Qual é a capacidade ociosa da indústria brasileira em relação à capacidade instalada? Este valor é  considerado ideal?

A partir dos dados fornecidos no primeiro trimestre de 2013, nota-se que o índice da capacidade instalada está consideravelmente menor do que a variação julgada como ideal: a utilização da capacidade instalada está num patamar baixo, de 81%. A porcentagem ideal varia entre 88% e 90%.

  1. Como é a balança comercial da indústria química brasileira?

O Brasil é considerado país altamente importador e exportador, porém os dados do último trimestre de 2011 mostraram que o Brasil importou US$42,9 bilhões e exportou cerca de US$15 bilhões. Esses valores indicam um alto déficit na balança comercial na indústria química brasileira.

  1. Quais os produtos químicos que o Brasil mais importa?

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os principais produtos importados atualmente pelo Brasil são combustíveis, como óleos e petróleo bruto. Estes produtos correspondem a cerca de 19% da importação total brasileira.

  1. Qual a proporção percentual do parque industrial mineiro em relação ao estado de São Paulo, considerado o mais industrializado do país?

       No estado de São Paulo estão registradas 557 fábricas de produto químico de uso industrial, enquanto em Minas Gerais há apenas 55. O parque industrial mineiro representa apenas 9,88% do parque industrial paulista.

  1. Cite cinco grandes empresas químicas brasileiras.

       Alguns exemplos das principais empresas químicas brasileiras são: Braskem, BASF,   AirLiquide, Carbocloro e Bayer.

  1. Minas Gerais é considerado um exportador de cérebros para o Estado de São Paulo, como esta afirmativa se conecta com a realidade da indústria química brasileira e como reverter este quadro?

       Ao avaliar a proporção de fábricas voltadas para a indústria química nos estados de Minas Gerais e São Paulo nota-se que o estado mineiro possui apenas cerca de 10% do número de fábricas encontradas em São Paulo. Consequentemente, é natural que grande parte do percentual de trabalhadores que visam trabalhar nessa área se mudem para São Paulo, pois a variabilidade empresarial e o número de oportunidades de emprego são extremamente mais vastas. O setor industrial na área química em Minas ainda se encontra restrito e para reverter essa situação é necessário que haja investimento na respectiva área em Minas Gerais, para que, assim, possa competir com o polo industrial brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com