TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Castiglioni (2011), os principais desafios logísticos iniciaram na época das guerras

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

Castiglioni (2011), os principais desafios logísticos iniciaram na época das guerras, onde alguns líderes militares já utilizavam a logística para abastecimento de armas e suprimentos para os soldados e o que ocorria na maioria das vezes é que o exército com uma logística melhor estruturada tinha maior vantagem sobre o exército oponente.

O uso da logística evoluiu e deixou de ser aplicado apenas no meio militar, mas passou a abranger outros ramos da administração também, sendo utilizada em todos os processos e se adequando à particularidade de cada negócio, auxiliando empresas a reduzir custos, aumentar produtividade e consequentemente maximizar lucros.

Da mesma forma que o processo logístico evoluiu, os desafios também cresceram, a legislação ficou mais rígida, as exigências de mercado cresceram, o avanço tecnológico chegou e a competitividade aumentou, sendo que qualquer ineficiência de processo já não pode mais ser tolerada como ocorria anteriormente na época em que as empresas tinham como objetivo a produção dos produtos e venda com grandes lucros.

Para um negócio se manter no mercado é preciso ter um processo logístico muito bem organizado e com um custo competitivo, atendendo as exigências legais e também as demandas e tendências de consumo dos clientes, que estão buscando produtos e serviços de qualidade, porém com custo adequado e que sejam sustentáveis.

Colocam Bowersox e Closs (2001) que a logística envolve a integração de informações, transporte, estoque, armazenagem, manuseio de materiais e embalagem. E o desafio é coordenar o conhecimento específico de tarefas individuais numa competência integrada concentrada no atendimento ao cliente

De acordo com Ching (1999), algumas atividades são de importância primária para atingir objetivos logísticos de custo e nível de serviço e atividades são:

  • Transporte
  • Manutenção
  • Processamento do pedido

Este diferencial importante para a operação logística é a velocidade da operação de carga e descarga de veículos, que permita a utilização máxima de um ativo, sem exceder a jornada legal de trabalho, desta forma atraindo mais parceiros de transporte para o negócio e proporcionando melhores negociações em frete, que representa uma grande fatia dos custos logísticos de uma organização.

As operações logísticas são parte essencial da competitividade das empresas, em especial na UO (Unidade Operacional) Itaim Paulista extremo Leste de São Paulo, em que assumem papel de destaque nos custos e desempenho do setor.

Por sua vez, a eficiência logística está associada, em grande medida, à velocidade das operações de carga e descarga de veículos, possibilitando a maximização da utilização da atividade de transporte e, em consequência, proporcionando melhores negociações dos fretes, que representam uma grande fatia dos custos logísticos da companhia.

Em uma UO (Unidade Operacional) localizada no Estado de São Paulo, os tempos de espera para efetuar carga ou descarga são elevados, gerando uma pressão e tensão muito grande e a perda de eficiência, gerando consequentemente um aumento nos custos da empresa e diminuição de sua competitividade. Portanto, o grande desafio está na redução destes tempos de operação de carga e descarga, com tantas variáveis que jogam contra, como os altos níveis de rotatividade de equipe, problemas com manutenção de equipamentos, falta de espaço físico e outras dificuldades enfrentadas pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com