TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA ERGONOMIA?

Projeto de pesquisa: QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA ERGONOMIA?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ERGONOMIA?

Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica) .

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica) .

Prevenção de acidentes e (Exigência Social) .

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano. contribui para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambiente e sistema de modo à torna-lós compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

2. QUE ASPECTOS CARACTERIZAM OS ESTUDOS PERCURSORES DA

ERGONOMIA ATÉ A II GUERRA?

O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais). Ramazzini foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas. O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) entraram para o léxico moderno quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857. No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fosse alcançada, Taylor triplicou a quantidade de carvão que os trabalhadores podiam carregar num dia. No início do anos 1900s, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa Lilian expandiram os métodos de Taylor para desenvolver "Estudos de Tempos e Movimentos" o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias. Ao aplicar tal abordagem, Gilbreth reduziu o número de movimentos no assentamento de tijolos de 18 para 4,5 permitindo que os operários aumentassem a taxa de 120 para 350 tijolos por hora. A ergonomia surge após a segunda guerra mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.

Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia. Os aspectos aplicados podem intervir nas atividades do trabalho é preciso que ergonomista tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina.

3. COMO EVOLUIU O ENFOQUE ERGONOMICO ATE HOJE DESDE A SUA ORIGEM?

Atualmente, a Ergonomia apresenta dois enfoques, ou seja, duas linhas de Intervenção.

1 - Principalmente, com os aspectos físicos da interface homem-máquina (anatômicos, antropométricos, fisiológicos e sensoriais), objetivando dimensionar a estação de trabalho, facilitar a discriminação de informações dos mostradores e a manipulação dos controles

2 - Privilegiam as atividades do operador, priorizando o entendimento da tarefa, os mecanismos de seleção de informações, de resolução de problemas, de tomada de decisão.

Numa perspectiva histórica, consideram-se pontos fundamentais na evolução da Ergonomia, em que o estudo se centrava sobre a máquina, à qual o trabalhador se tinha de adaptar. Procurava-se selecionar e formar o operador de acordo com as exigências e características das máquinas, ainda que por vezes, à custa de uma longa e difícil aprendizagem.

Já na face aos problemas levantados pelos erros humanos, o estudo começou a centrar-se no Homem. Procurava-se uma modificação das máquinas, tendo em consideração os limites próprios do Homem.

4. NO QUE CONSISTE A ABORDAGEM MACROERGÔMICA?

Os principais conceitos de macroergonomia, sua evolução histórica e métodos foram descritos e discutidos. As contribuições possíveis da macroergonomia as organizações e as pessoas são imensas, mas algumas importantes barreiras ainda estão por serem ultrapassadas. A dificuldade de aplicação, o conhecimento requerido e o excessivo tempo consumido são os problemas mais comuns aos métodos macroergonômicos. Por outro lado, a Ergonomia Participativa oferece uma perspectiva macroergonômica com técnicas simples e uteis que favorecem a efetividade organizacional, a produtividade e qualidade de vida no trabalho. A Ergonomia Participativa permite ainda as organizações enxergarem a ergonomia como um processo ao invés de um simples resultado. Além disso, esta metodologia é extremamente apropriada para a divulgação da ergonomia e sua aplicação por toda a organização e especialmente em países onde há uma escassez de profissionais ergonomistas, como é o caso do Brasil. Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).

5- APRESENTE, PELO MENOS, TRÊS EXEMPLOS DE POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA ERGONOMIA.

- No escritório, colocar um apoio para aos braços.

- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho.

- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas.

- Remanejar os locais de armazenamento .

MAPA DE RISCO

Universidade Anhanguera-Unidade 2

Curso de Engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com