TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) – 1º BIMESTRE

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA MARKETING

POLO: AMERICANA-SP

3ª SÉRIE

FABIO LUCAS PEREIRA DIAS RA: 4005328715

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) – 1º BIMESTRE

PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA SAMUEL ARAUJO FRANCO

AMERICANA/SP

2017

FABIO LUCAS PEREIRA DIAS

RELATÓRIO FINAL PROINTER III

Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Marketing Universidade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer III

Orientador Tutor a distancia: Samuel Araujo Franco

_______

AMERICANA/SP

2017


INTRODUÇÃO

Vale muito a pena investir em estratégias de marketing em um supermercado, mesmo que o seu estabelecimento não seja muito grande, aplicar conhecimentos estratégicos, que ajudem a atrair novos clientes e fidelizar os antigos é fundamental para o sucesso e crescimento dos negócios. Porem se você deixar essa vantagem de lado muito provavelmente pode perder para seus concorrentes.

O objetivo desse projeto é analisar e criar uma estratégia fundamentada em marketing de serviços e pesquisa de mercado para estudo da viabilidade de se ter uma nova loja dos Supermercados CompreBem na cidade de Americana-SP.

A CompreBem é uma rede de supermercados Brasileira, tendo lojas em alguns estados e hoje administrada pelo Grupo Pão de Açucar, Em maio de 1998, o grupo adquiriu o Barateiro Supermercados, que iria se transformar em CompreBem alguns anos mais tarde. Inicialmente, o CompreBem Barateiro foi lançado no anúncio e nos produtos com o nome do supermercado. Então, após a aquisição maioritária da Sé Supermercados pelo empresário Valentim dos Santos Diniz, algumas lojas de Sé renomeadas como CompreBem (sem o nome "Barateiro") como o CompreBem Praça Panamericana, com o restante renomeado como Pão de Açúcar. Em 2003, o nome Barateiro foi definitivamente retirado e todas as lojas Barateiro renomeadas como CompreBem (Fonte. Wikipédia.com.br).

DESENVOLVIMENTO

A cidade de Americana possui muitos supermercados, assim como as cidades de fronteira como Santa Barbara D’oeste, e Nova Odessa, muitas dessas lojas são das também grandes redes dessa região como o Pague Menos com 25 lojas, e o São Vicente com 17 lojas, onde a maioria estão situadas nessas 3 cidades, alem de outros supermercados menores.

Isso já logo nos mostra a dificuldade que um “player” novo tem de entrar nesse cenário competitivo, mas esse é o objetivo do projeto, nos mostrar uma entrada dentre essas dificuldades, uma grande vantagem a se observar é a venda de eletro domésticos de linha branca e marrom que o CompreBem pretende atuar, pois um de seus futuros concorrentes o Supermercados Pague Menos atua com alguns eletros, porem de pequeno porte, como celulares, áudio e vídeo como DVD’S e microsystens, panelas elétricas e afins, porem produtos maiores como televisores, maquinas de lavar e geladeiras a maioria dos moradores recorre a lojas do centro da cidade como Casas Bahia para encontrar essas opções.

Conhecer o publico alvo é muito importante para a entrega do serviço adequado que satisfaça ou supere as expectativas do consumidor, também é preciso saber diferenciar Bens de Serviços, para oferecer a máxima qualidade nesses dois produtos.

Os Bens e Serviços se diferenciam basicamente pelo grau de tangibilidade. Podemos utilizar o termo produto tanto para bens como para serviços.

  • Bens: Objetos, dispositivos ou coisas.
  • Serviços: Ações, esforços ou desempenhos.

Adaptado de Hoffman, 2013.

No modelo de Servuction vemos fatores que exercem influência direta sobre as experiências de serviço ao consumidor.

  • Servicescape (Atmosfera de serviço).
  • Pessoal de contato.
  • Outros clientes.
  • Organizações e sistemas.

Serviços são intangíveis e por isso possuem também desafios a serem superados como dificuldade de mostrar ou comunicar o serviço.

Possuem também inseparabilidade, pois são produzidos e consumidos simultaneamente, não há separação, e tem alto envolvimento do cliente e participação do prestador de serviço como representante da qualidade.

Porque as Organizações necessitam de um Plano de Marketing de Serviço?

Dentro do varejo alguns anos preço não é mais a única coisa que leva um consumidor a um supermercado, pois preço competitivo já é um commoditie, porem algo que vem ganhando muito mais relevância é o serviço prestado pela empresa, da mesma maneira que o Uber não foi aceito pela maioria apenas por preço, e sim pela qualidade do serviço.

Além de se estruturar com os 8P’s, temos que conhecer o máximo a respeito do comportamento do consumidor é importantíssimo para que as decisões a serem tomadas sejam as mais assertivas, de mesmo modo como para que as campanhas tragam o retorno desejado. Um dos alicerces de um trabalho bem feito no meio do empreendedorismo é conhecer bem o público-alvo a ser atingido, como as expectativas envolvidas, pois é necessário atende-las, e na maioria das vezes inclusive estar acima do que é esperado e, desta maneira se consegue destaque diante de um mercado tão competitivo.

Qual a importância da Pesquisa de Mercado dentro de um Plano de Marketing e de que forma a gestão de Projetos pode contribuir?

Ainda não é possível prevermos o futuro, porem uma pesquisa como a de mercado é essencial e benéfica para analisarmos o terreno onde daremos o próximo passo. Já que todas as decisões relacionadas a empreendimentos novos possuem algum grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências, então é necessário que se faça uma pesquisa mercadológica bem feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com