TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMOSTRANDO SUA APLICABILIDADE

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

        [pic 1]        [pic 2]

UNIVERSIDADADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –CEAD- PÓLO RIBEIRÃO PRETO/SP

CUSRSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROJETO INTERDISCIPLINAR PROINTER III

EMILY MIRELLY SANT ANNA CESAR                RA 39401776873

HELENA MARIA DOS SANTOS                        RA 3076243513

                                               

RELATÓRIO FINAL

ENTREGA DO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMOSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

RIBEIRÃO PRETO / SP

        Maio/2017


EMILY MIRELLY SANT ANNA CESAR        RA 39401776873

HELENA MARIA DOS SANTOS                        RA 3076243513

         

RELATÓRIO FINAL

ENTREGA DO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMOSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção da nota Final do PROJETO INTERDISCIPLINAR- PROINTER III, sob orientação do Tutor.

RIBEIRÃO PRETO / SP

        Maio/2017

SUMÁRIO

[pic 3]

1  

INTRODUÇÃO        4

2   DESENVOLVIMENTO        5

3   NECESSIDADES  PRIMARIAS A SEREM TRABALHADAS        9

           4    CRONOGRAMA ................................................................................10

5    CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6    REFERÊNCIA        13

7    APÊNDICE        14

8    ANEXOS        15

 

 RIBEIRÃO PRETO / SP

        Maio/2017


  1. INTRODUÇÃO

 Com a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Nesse momento as organizações direcionam o olhar para o capital humano, e o setor de recursos humanos começou a apresentar maior visibilidade.

Para Sovienski e Stigar (2008), o qual o capital é considerado o “bem mais precioso” que as organizações apresentam (pag.54). A partir disso começa-se a acreditar para o principal fator de competitividade entre as empresas e a capacidade de inovar, de pensar diferente de agregar valor, percebe-se que o talento humano sua capacidade são um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

Essa evolução na forma de olhar o capital humano foi necessária para acompanhar as mudanças de mercado nos últimos anos. Afirma-se que essa transformação adiciona valor os processos de trabalho e que o departamento de Recursos Humanos é chave para tudo isso, além de ser encarregados de despertar o interesse dos funcionários e trazer maior eficiência para a organização.

Sendo assim o setor de Recursos Humanos passou a ser conhecido, conforme Toledo (1986) como “um conjunto de princípios, estratégicas e técnica que visa contribuir com a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado” (pag.8). Atualmente, enfrentando as empresas buscam em Rh que, além dessas funções, seja estratégico, ou seja, que repense as suas atividades buscando integra-las as estratégicas da organização.

Espera-se que dessa forma que o departamento de recursos humanos esteja mais presente e que possa gerar, mas contribuições para a empresa.

RIBEIRÃO PRETO / SP

        Maio/2017

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Organização e Recursos humanos

As organizações surgiram de modo informal, com uma economia essencialmente agrícola que evolui rapidamente com a Revolução Industrial, para uma economia industrial. Com isso a organização mudou seu formato e começou a visar o estabelecimento de regras e o trabalho em equipe, assemelhando-se ao modelo atual, buscando maior profissionalização no mundo cooperativo.

Segundo Cury (2000) A organização atualmente é definida com um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar os deveres e tarefas a executar e Meirelles (2003) completa “a organização é um artefato que pode ser abordado com um conjunto articulados de pessoas, método de recursos matérias projetadas por um dado fim e batizado por um conjunto de imperativos determinantes – crenças, valores e cultura”.

Ao longo do tempo as organizações, passaram por muitas mudanças até chegar ao formato atual, como é o caso dos recursos humanos. Para melhor compreensão do papel do RH, torna-se relevante a contextualização histórica desse setor buscando compreender as transformações econômicas e sócias que contribuíram para a atual característica da área. Os Recursos Humanos em um contexto geral possui papel primordial dentro da organização, servindo de algo entre a diretoria e os funcionários, o RH deixou de ser apenas um setor responsável pela documentação dos colaboradores e passou atuar como parceiro para manter em ambiente de trabalho no qual o colaborador sinta-se motivado a desenvolver-se pessoal e profissionalmente possibilitando o sucesso organizacional. Visando esse sucesso e considerando que, para um grupo de pessoas atuar de forma coordenada é necessário a um macro referencial, uma forma comum para tomada de decisões e um prévio acordo sobre a forma de pensar, e muitas organizações abrem espaço para o setor de Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (291.3 Kb)   docx (207.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com