TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Artigos Científicos: PROPOSTA DE MELHORIAS COM BASE EM DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÃO;

2. DESENVOLVIMENTO;

3. CONCLUSÃO;

6. REFERÊNCIAS.

1. INTRODUÇÃO

A Prefeitura Municipal de Maracás é uma das maiores fontes de renda do município, empregando cerca de 1000 (mil) funcionários que fazem parte da administração do município.

A administração da entidade é dividida em 06 (seis) secretarias, sendo elas: de Administração e Finanças, Educação Cultura e Esporte, Saúde Municipal, Produção e Agricultura, Urbanismo Obras e Serviços, e Desenvolvimento Social.

Estaremos tratando, em especial, da Secretaria de Administração e Finanças. Entre suas principais atribuições estão as de administrar, fiscalizar e arrecadar os tributos municipais (ISS, IPTU, ITBI e Contribuições de Melhoria); administrar as dívidas públicas internas e externas do Município; realizar estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura econômica e fixação de preços públicos; e celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e de outros municípios que objetivem o aprimoramento da fiscalização tributária.

A estrutura organizacional da Secretaria de Finanças é formada pelos seguintes departamentos: Gabinete do Secretário, Departamento de Tributação, Departamento de Tesouraria, Departamento de Contabilização e Departamento de Pessoal.

2. DESENVOLVIMENTO

Para os estudiosos da administração é conhecida a Teoria dos Dois Fatores, elaborada por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Para ele, há dois fatores distintos que precisam ser considerados, a satisfação e a insatisfação: Fatores Motivacionais e Fatores Higiênicos.

Para haver satisfação são necessárias atividades desafiadoras e estimulantes, são os chamados "fatores motivadores".

É evidente que esta teoria pode ser perfeitamente adaptável e aplicada no serviço público. Não é obviamente a solução completa, pronta e acabada, uma panaceia, mas o simples conhecimento da mesma pode servir de ferramenta capaz auxiliar os administradores a alcançar os objetivos e metas estabelecidos.

Um aspecto importante de toda e qualquer organização, para que ela flua e siga em frente com seus objetivos organizacionais é a motivação de seu capital humano e o desenvolvimento de seus capitais intelectuais. Portanto para que uma organização se desenvolva e ‘’ande para frente’’ é essencialmente necessário manter uma motivação constante de seus funcionários, mantendo uma constante evolução. Entretanto algumas corporações acabam por sucumbir diante destes aspectos motivacionais e acabam por deixar seus participantes em uma completa desmotivação, seja para atividades rotineiras, ou para novas atividades.

Pelo exposto na atividade interdisciplinar individual, é possível observar que na Secretaria de Administração e Finanças um dos maiores problemas enfrentados pelos funcionários é a falta de incentivo à capacitação e valorização dos mesmos, onde os problemas relacionados à motivação, como a baixa remuneração, a impossibilidade de crescimento de cargo, por exemplo, influência e muito no desempenho das atividades desempenhadas pela organização, sendo que muitas vezes, por conta das atualizações e exigências dos Tribunais que cobram a prestação de contas dos serviços realizados no município, que são desempenhados na Secretaria de Finanças, os mesmo tem que aprender a e desenvolver a complexidade das exigências, “na marra”, como diz o funcionário Gilmar Rodrigues dos Santos.

Além disso, vale a pena citar as injunções políticas, visto que os cargos apresentados na organização, quer queira, quer não queira, sofrem influências das tais, que são mais graves e trazem consequências negativas mais profundas, com reflexos no comportamento do funcionário e, na maioria das vezes, levam a um comprometimento da eficiência na prestação de serviços. A chefe da Secretaria, a Senhor Secretária Vilma Alves Pereira, por melhor intencionada que seja, enfrenta dificuldades ímpares decorrentes de falta de estímulo funcional e de treinamento prático e teórico dos servidores, da sensação de impunidade que assola o funcionalismo e da falta de comprometimento com a missão pública.

Percepção de valorização do servidor público gerada pelo Órgão a que está subordinado. Eis aí um fator em que a solução geralmente não está nas mãos do administrador. Muitas vezes a única possibilidade que se apresenta ao chefe é levar ao conhecimento de seus superiores a insatisfação e as sugestões para resolver o problema. É óbvio que a hierarquia está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com