TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Tese: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Tese  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

Uma empresa que no início foi bastante difícil, geralmente todas as empresas no começo tem certa dificuldade, a Casa Tavares que começou em 1998 comercializando somente linhas. A entrevista foi realizada com o fundador da empresa, o empresário Júnior Tavares, na época com apenas 25 anos de idade.

O Sr. Júnior Tavares que se formou primeiramente em matemática pela UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú, sendo que o mesmo para começar a empresa sentiu dificuldades de como começar e prosperar com seu negócio fez cursos na área de administração, aprimorando seus conhecimentos e facilitando sua vida como um empresário.

Mesmo não cursando a área de administração de empresas, buscou funcionários com essa qualificação para auxiliá-lo nas atividades de sua empresa, dando a Fábio Carneiro que está cursando Administração pela UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú o cargo de gerente.

2.1 RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA: O ramo da empresa Casa Tavares registrado no contrato social é de uma empresa comercial. Já que lá é comercializado produtos em varejo e até mesmo atacado.

2.2 PRODUTOS E OU SERVIÇOS: Como citado anteriormente, a empresa de Júnior Tavares começou comercializando apenas linhas, então vendo que o rendimento de sua empresa não estava muito bom, ele decidiu implementar pequenas variedades em geral. Até que viu a necessidade de expandir seu potencial e inovar mais uma vez e começou a vender além das variedades e miudezas em geral, materiais escolares de todos os tipos.

2.3 TIPO DA EMPRESA: A Casa Tavares é uma empresa privada, já que somente Júnior Tavares é o único dono e tem como finalidade o lucro com a venda a terceiros de produtos em seu nome.

2.4 QUAL É O PORTE DA EMPRESA: Devida a pequena quantidade de colaboradores na sua organização, cerca de 7 (sete) a 9 (nove) funcionários, ela vem a ser considerada uma microempresa.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

3.1 MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA EMPRESA

O que motivou o Júnior Tavares a criar sua empresa, foi a necessidade de inovar na área, pois na época era muito difícil encontrar grandes variedades de tipos de linha. Fazendo com que consumidores tivessem que ir a outra cidade para a aquisição desse certo tipo de linha. Então ele pensou consigo: “Já que é uma área pouco explorada eu vou arriscar”, o que pelo visto deu certo e como ele estava buscando para si o crescimento pessoal juntamente com o seu autodesenvolvimento ele correu atrás e buscou suprir e satisfazer suas necessidades e foi progredindo com o tempo. A Teoria das Necessidades de Maslow foi praticamente o que o empresário Júnior Tavares passou.

Sua empolgação era tão grande, que começou a busca de produtos para sua empresa ele sozinho correu atrás, somente ele como proprietário e funcionário contando apenas com seu pouco conhecimento na área e a sorte.

3.2 ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO

A Casa Tavares segue uma hierarquia, como veremos no organograma abaixo:

Como podem ver no organograma, na parte superior o proprietário e fundador da empresa Casa Tavares, Junior Tavares, logo abaixo segue o Gerente geral, responsável pela empresa na ausência do proprietário e fazer com que tudo siga no conformes visando obter o lucro necessário da organização, onde o gerente conta com a ajuda da assistente financeira para relatar todos os gastos, custos e lucros da empresa até o salário dos demais funcionários.

Os vendedores que são pagos somente por comissão, ou seja, ganham somente uma porcentagem do que conseguirem vender. Já os colaboradores responsáveis pela faxina e serviços gerais são de certa forma, trabalhadores indiretos, pois ganham pelo dia que seus serviços são necessários e executados.

4 DIREITO EMPRESARIAL

4.1 QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIO NA ORGANIZAÇÃO

A empresa que começou apenas com o próprio dono de funcionário, hoje possui um quadro de 9 (nove) funcionários. As normas conhecidas por Júnior Tavares são na admissão o fardamento, equipamentos e maquinários necessários e no decorrer de suas atividades o 13° salário, já na demissão o funcionário tem direito ao tempo de serviço que foi prestado na empresa. No início nem todos os funcionários eram devidamente registrados, ele argumenta que alguns funcionários entravam por curto tempo, em datas onde as vendas são mais altas.

Ele sabe que existem malefícios quando não efetua o ato de registro seguindo às normas trabalhistas regidas pela CLT, o empregador que não assinou a CTPS está agindo na ilegalidade e deve, sim, honrar com todas as obrigações com o trabalhador. Se houver acordo verbal entre as partes, é justo que ele pague o acerto completo, com férias, 13°, FGTS (calculado sobre 8% do salário base por Mês de trabalho) com multa de 40% sobre esse valor, além de honrar com as parcelas do seguro desemprego que o empregado teria direito se tivesse com a CTPS assinada.

Sua obrigação legal seria ainda recolher o INSS e PIS mensal para segurança do funcionário. Ou seja, são vários os prejuízos pela falta de CTPS assinada. Se ele não assumir esses direitos, o funcionário pode entrar com uma ação na justiça do trabalho que é ganho na certa e prejuízo grande para o empregador que além de pagar todos os direitos daquele colaborador, ainda terá que recolher todos os impostos para o funcionário e o governo.

4.2 MEDIDAS ADOTADAS PARA EVITAR OU REDUZIR ACIDENTES OU DOENÇAS ADQUIRIDAS NO TRABALHO

Existem alguns procedimentos para evitar que ocorra acidentes de trabalho ou doenças, para evitar riscos nos estoques é feita uma montagem com os produtos mais pesados e maiores embaixo e menores acima, para que não corra riscos de algum produto ou objeto cair sobre alguém. Luvas anti corte são usadas quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com