TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUKET - VISÃO MERCADO

Por:   •  25/9/2015  •  Dissertação  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

Puket

A empresa possui mais de 90 lojas no Brasil, além de vender seus produtos em mais de 8.000 pontos como lojas multimarcas e catálogos, como por exemplo, o da Avon. Com mais de 550 colaboradores diretos e um parque industrial localizado em São Paulo, a empresa recentemente inaugurou sua segunda unidade fabril na cidade de Campo Grande, MS, totalizando uma área produtiva de 9.000m2. A Europa e a América Latina também não resistiram à contagiante alegria da PUKET. Com sotaque e design autenticamente brasileiros, hoje os produtos PUKET são exportados para países como Venezuela (onde possui duas lojas próprias), França (podem ser encontrados na sofisticada Galleries Lafayette), Grécia, Espanha (na tradicional El Corte Inglés), Portugal, Rússia, México, entre outros.Não é de hoje que existe uma preocupação por parte dos fabricantes de meias em agregar qualidade, tendências de moda e funcionalidade aos produtos. E uma das primeiras a perceber isso foi a PUKET, com suas meias coloridas e uma infinidade de modelos irreverentes como as listradas, lisas, com bichinhos e olhinhos nas pontas. Com tudo isto, a PUKET destaca-se no setor de moda íntima nacional e internacional, reconhecida por combinar inovação, criatividade, bom humor e irreverência à melhor matéria prima e tecnologia do mercado, oferecendo coleções divertidas e irreverentes de lingeries, pijamas e meias que despertam o bom humor e a alegria na hora de se vestir.

A história

A empresa IMB Têxtil que produzia meias foi fundada pelos irmãos Adolfo e Cláudio Bobrow em 1988. Com a intenção de oferecer produtos com melhor matéria e tecnologia, relacionando sempre o humor, criatividade, design e inovação. A Puket nasceu da tradição de uma família que já atuava no setor têxtil há mais de 70 anos. A primeira indústria foi implantada com o objetivo de criar e fabricar meias para a empresa da família. A ideia de criar a empresa veio de uma viagem que Adolfo fez para costa da Malásia, uma ilha encantadora e divertida que se chamava Puket.

A primeira estratégia foi seccionar o produto visto como chato e sem graça, a um produto que seria um ótimo presente por exemplo. Agregando sempre a marca sentimentos como bom humor e alegria, seja através dos produtos ou mesmo nas ações promocionais e exposição dos produtos nas lojas. Com a mudança nas lojas físicas, consequentemente os produtos também mudaram. Introduzindo uma cartela de cores da moda, deixando de lado modelos e cores tradicionais. Inovação no segmento de meias infantis e na criação de meias com estampas.

Nas primeiras vendas, a empresa entregou alguns pares de meia para uma loja de calçados e outros pares para uma grande rede varejista.
A loja de calçados vendeu mais do que a varejista. O problema na distribuição foi porque enquanto a loja de calçados exibia as meias em araras giratórias, na frente do estabelecimento, a rede varejista ficavam guardadas só retiradas quando um cliente pedia pelo produto. Sendo assim a Puket percebeu que a venda de meias era motivada por impulso, era mais ligada a uma necessidade. A partir dessas analises, a marca focou seus esforços na exposição em pontos-de-venda, com a inclusão de displays e araras giratórias em lojas multimarcas. Outra estratégia é o posicionamento que sempre foi atrair os consumidores com fatores de irreverência, cores e estampas fortes. O portfólio da Puket é composto de produtos das mais diversas cores, desenhos com o objetivo de atrair o público feminino, seu principal consumidor.

Para diferenciação da concorrência o principal fator foi o design dos produtos. A marca já possuía meias de vários estilos, como as especiais para o uso com chinelos. Assim como os produtos licenciados, os personagens estampam as meias da marca como Garfield, Barbie, Snoopy e as marcas Coca-Cola e Wilson, um tipo de negócio que representa 30% dos produtos da Puket.

A próxima etapa a ser cumprida foi investir em franquias. No ano de 2003 abriu sua primeira loja no Shopping Villa-Lobos em São Paulo. A decoração com base colorida e foco na exposição dos produtos, sem a vitrine facilitando e gerando uma curiosidade maior para o consumidor em potencial. O resultado foi rápido e satisfatório em números. A loja própria venderam mais do que as vendas em lojas multimarcas em um mesmo shopping.

A expansão da rede de lojas surgiu com construção do sistema de franquias em 2004. Com o bom êxito na inauguração de franquias, a marca começou investir na linha de lingeries e pijamas. Hoje, esse negócio representa 15% das vendas, porém, 50% dentro da rede de franquias.

O selo de Excelência em Franchising foi conquistado pela marca em 2006. Em 2009 a Puket comemorou o sucesso de seu projeto de expansão em franquias, que incluiu a abertura da primeira unidade internacional na Venezuela no mês de setembro, e inaugurações de franquias em muitas cidades brasileiras como Curitiba (PR), Maringá (PR), Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), entre outras localidades, além da apresentação da marca Simpls by Puket – inédito conceito de calçado que levou o grupo IMB Têxtil a integrar o mercado calçadista.

Para lançar um novo produto a Puket buscou agregar sua experiência e inovação para criar uma proposta de calçado que aliava o conforto do tênis com a versatilidade da meia. E o resultado foi o esperado, o produto ficou diferente de tudo que existia no mercado. Para chegar ao produto final foram necessários dois anos de pesquisas e um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Simpls tem quatro linhas: Doll, Collors, Candy e Lace cada uma com característica própria, estampas e cartela de cores, o que possibilita uma infinidade de combinações. A expansão da Puket ocorreu também para a região nordeste, onde a inédita coleção moda praia (biquínis) prometia fazer enorme sucesso. Os biquínis que compõem a primeira coleção moda praia são frutos de uma demanda por parte das consumidoras que apreciam a linha de lingeries fashion, desenvolvidas com design, cores e estampas inspiradas nas tendências de moda. Para os próximos cinco anos, a meta da empresa é atingir a marca de 200 franquias distribuídas em todo o país, além de unidades em outros países da América Latina e no Oriente Médio.

Produtos

Com o perfil inovador no que se refere ao desenvolvimento de produtos, a empresa se preocupa e controla de forma rígida a qualidade. No mercado nacional tem participação de 8%,vendendo anualmente mais de 17 milhões de pares de meia e 3 milhões de peças das coleções de roupas intimas.

É líder no segmento de meias soquetes femininas, e no segmento infanto-juvenil. A linha de meias é composta por mais de 500 modelos diferentes por coleção, divididos em: RN (recém-nascido), baby, júnior, teen boy, teen girl, feminina, masculina, esportiva e meia-calça. Sua linha de meias é dividida em três estilos: Básico, Fashion e Divertido. São meias para uso em qualquer momento e ocasião, são lisas, listradas, polainas, esportivas, sociais e as famosas soquetes desenhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com