TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquise Sobre A Diferença Entre Cartel E Trustes

Exames: Pesquise Sobre A Diferença Entre Cartel E Trustes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa 3 - Pesquisa

1) Pesquise sobre a diferença entre Cartel e Trustes. Cite exemplos (não se esqueça de informar a fonte de pesquisa).

2) Pesquise sobre duas empresas oligopolistas (cite quais são), informe as diferenças entre elas e o que faz com que se caracterizem neste mercado.

3) Explique a Lei da Demanda e Oferta com exemplos práticos vivenciados por você.

Resposta:

1: Diferença entre Cartel e Trustes

a) Cartel –

O cartel é a união secreta de empresas do mesmo ramo de negócios, que estabelecem entre si acordos para fixar um mesmo preço para seus produtos.

Com a tabelação do mesmo preço entre os produtos de diferentes empresas, elas acabam com a concorrência entre si, ou seja, quem sai prejudicado é o consumidor, que perde a possiblidade de procurar o menor preço, pois sem a concorrência entre as empresas não existe menor preço.

Dessa forma, o cartel é a padronização dos preços dos mesmos produtos em diferentes empresas. A empresa que se recusa a participar do cartel é sabotada e seus proprietários, ameaçados. Pode ser citados como por exemplo possíveis casos de postos de gasolina que mantem o mesmo valores na mesma cidade.

b) Trustes –

Os trustes são associações de empresas que surgiram a partir da fusão de várias empresas que já controlavam a maior parte do mercado. Portanto, trustes são formados quando proprietários de empresas concorrentes se tornam sócios de uma única grande empresa. Assim, passam a controlar grande parte do mercador consumidor, diminuindo também a concorrência e a possibilidade de o consumidor encontrar produtos com menores preços. Empresas que abrem mão de sua independência legal e se unem para constituir uma única organização. Os trustes podem ser:

- Horizontal: constituído por empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos. Por exemplo, empresas de laticínios, Kaiser e Ambev.

- Vertical: formado por empresa que cuidam de todo processo de produção: desde a matéria-prima até o produto acabado. Por exemplo, uma empresa que controla desde a plantação de cana-de-açúcar até a produção industrial de açúcar e álcool, Souza Cruz.

2: Empresas Oligopolistas

É um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser um mercado em que há um pequeno número de empresas, ou então em que há grandes empresas, mas poucas dominam o mercado.

No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. O cartel é uma organização formal ou informal de produtores que determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem.

Práticas oligopolistas costumam ser as mesmas que as monopolistas, no entanto as diferenças estão no número de empresas que ofertam os mesmos produtos o que gera uma maior dificuldade no concluiu entre elas (as empresas), para se manipular os preços, quantidades e qualidade dos bens e serviços prestados conforme esquematizado acima (a indústria automobilística brasileira antes do governo Collor exemplifica o que quero dizer, mais necessariamente o exemplo da Autolatina que foi a junção da Ford e VW)

Quando ocorrem oligopólios e não existem órgãos reguladores e fiscalizadores competentes, é comum as poucas empresas que ofertam determinados produtos, dividirem o mercado de forma que na área de atuação de cada empresa não haja interferência de outra concorrente e dessa forma elas possam praticar medidas monopolistas tranquilamente sem se preocupar com a concorrência, algo parecida com a ideia de reserva de mercado (o mercado de gases hospitalares no Brasil pode ser um exemplo, mais necessariamente o caso da White Martins)

3: Explique a Lei da Demanda e Oferta

Demanda - é tudo aquilo que um consumidor almeja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com