TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Seminário: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

2) Analise o macroambiente da BR Petrobras S.A. Em sua análise, explique como cada uma das forças abaixo pode representar ameaças ou oportunidades para a empresa

a) Forças político-legais, que são expressas por:

i) Resultados de eleições; Ameaça pois dependo do partido que for eleito pode ocorrer uma privatização, ou pode continuar ocorrendo mais escândalos de roubos dentro da Petrobras.

ii) Legislações; Ameaça pois o governo pode impor taxas de exportação altas, diminuindo as vendas dando oportunidade para outras empresas importe cada vez mais para o Brasil com preços elevados.

iii) Sentenças judiciais; Ameaça pois ocorre acordos contra a empresa impedindo a distribuição e vendas da Petrobras.

iv) Resoluções de Organizações Internacionai; Oportunidade, pois com uma relação de organizações que fornecem apoio a empresa ela se fortalecer e produzirá cada vez mais e com isso o aumentara o crescimento econômico do Brasil..

b) Forças Econômicas, que são expressas por:

i) Produto Interno Bruto, PIB , Ameaça, pois na situação atual o crescimento interno bruto está em baixa, assim afeta a produção, pois não tem dinheiro suficiente para fazer investimentos e contratação de mais trabalhadores, onde reflete uma redução nos gastos dos consumidores.

ii) Taxas de Juros, Ameaça, pois com a taxa de juros em alta afeta a distribuição de petróleo, diminuindo os gastos do consumidor.

iii) Taxas de Inflação, Ameaça altas taxas de inflação geralmente resultam em restrições para as organizações, onde aumentam vários custos nas transações de negócios, trazendo restrições de expansão da empresa, forçando o governo tomar medidas que desacelerem o crescimento da economia.

iv) Taxa de câmbio, Ameaça pois o valor do dólar afeta as decisões estratégicas da empresa. Quando é forte os produtos americanos tendem a se concentrar em suas fabricas e no exterior, quando está fraco existe menos incentivo financeiro comprarem de fontes estrangeiras.

c) Forças Tecnológicas, que são expressas por:

i) Melhorias e inovações científicas; Oportunidade pois proporciona melhorias operacionais.

ii) Rápidas mudanças tecnológicas, Oportunidade pois esses avanços na tecnologia pode realizar tarefas tradicionais a custos mais baixos e com níveis mais altos de satisfação dos clientes.

d) Forças Sociais.

i) Tradições, Oportunidade pois é uma empresa que respeita as tradições do nosso país e já possui uma estabilidade no mercado.

ii) Valores, Oportunidade pois é uma empresa que se preocupa com seus funcionários e sua qualidade de vida.

iii) Tendências sociais, Oportunidade pois se preocupa em proporcionar uma qualidade de vida cada vez melhor para seus funcionários,

iv) Expectativas, Oportunidade pois se preocupa em casa vez mais produzir resultados melhores, desenvolvimento de novos produtos e integração com novas empresas.

3) Elabore um scanning ambiental para a Petrobras no horizonte 2015/18, objetivando identificar as várias oportunidades e ameaças que possam surgir decorrentes das mudanças nas arenas político-legal, econômica, tecnológica e social.

O Plano Estratégico Petrobras tem como premissa fundamental o crescimento da nossa produção de petróleo até 2020 e sua sustentação no período 2015-2018 com potencial de produzir em média 4,0 milhões de barris de óleo por dia (bpd).

A partir do crescimento da produção de óleo foram definidas as estratégias do segmentos de negócios, com destaque para a atuação integrada da produção de petróleo e gás natural com a expansão da capacidade de refino para 3,9 milhões de bpd em 2015-2018 e com o crescimento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro. Manter a liderança no mercado doméstico de combustíveis, ampliando a agregação de valor e a preferência pela marca Petrobras. Manter o crescimento em biocombustíveis, etanol e biodiesel, em linha com o mercado doméstico de gasolina e diesel. Em 2018, produzir 3,2 milhões de barris de petróleo por dia, sendo 52% no pré-sal.

4) Faça uma Análise Setorial para a distribuidora de combustível BR Petrobras. Em sua análise, explique como cada uma das forças abaixo afeta a concorrência do setor de cervejas, de que faz parte a distribuidora.

a) A ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor (entrantes):

i) Barreiras entrada:

(1) Economias de escala – Oportunidade pois quanto maior o nível de produção de cervejas , menor o custo unitário de produção.

(2) Diferenciação de produtos – Oportunidade, pois já é uma marca reconhecida no mercado e possui lealdade dos seus consumidores, pois possui diferenças reias e percebidas nos produtos.

(3) Exigências de capital – Oportunidade pois é necessário um investimento alto do concorrente para construção de instalações de produção, publicidade e estoques.

(4) Custos de mudança – Ameaça, pois o custo de mudança do produto (cerveja) é muito baixo, onde o concorrente pode oferecer um produto de uma qualidade melhor.

(5) Acesso a canais de distribuição – Oportunidade, pois o novo concorrente vai ter que conquistar os distribuidores por meio de reduções de preços, permissões de publicidade e promoções de vendas.

(6) Desvantagens de custos desvinculadas da escala – Oportunidade pois a Petrobras possui tecnologias exclusivas, acesso favorável á matérias-primas, localização favorável e experiência.

(7) Políticas governamentais – Oportunidade pois o governo exige do novo concorrente licenciamento e outras regulamentações. Onde vendas de bebidas alcoólicas é rigorosamente regulado pelos Estados.

ii) Retaliação esperada das empresas incumbentes:

(1) Transferência dos ativos fixos para outros setores - Oportunidade, pois a Petrobras tem investimentos já existentes em outros setores, como de produção de combustíveis, extração de petróleo.

(2) Capacidade produtiva suficientes para atender a demanda futura – Oportunidade pois a Petrobras na produção de cervejas pode abaixar o preço do seus produto, pois possui estoques suficientes para procura do seu produto.

b) A intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com