TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Tese: Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO - Prof. Sérgio S. Fróes

Definição

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

Vantagens

O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Vantagens

Permite controle apropriado;

Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;

Melhor coordenação das interfaces do projeto;

Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;

Propicia um grau mais elevado de acertos nas tomadas de decisão.

Execução

Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Conceito de Planejamento

É o responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.

Planejamento => Método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico;

Planejamento Tático;

Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

É considerado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente.

O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

O P.E. se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais.

Ele tem a função de posicionar a organização perante o ambiente externo. Seus objetivos e planos são, em geral, pouco específicos no que diz respeito a atividades e recursos necessários.

Objetivo do Planejamento Estratégico

O objetivo maior do P.E. é desenvolver estratégias que guiarão a organização a obter um melhor desempenho e, conseqüentemente, um melhor resultado.

A elaboração do Planejamento Estratégico

1. Formulação dos objetivos organizacionais

A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos.

2. Identificação das Metas e Estratégias Atuais (O que estamos fazendo?)

3. Análise interna das forças e limitações da empresa

> Análise das condições internas que permita uma avaliação dos principais pontos fortes e fracos

Pontos fortes são forças propulsoras da organização que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais e devem ser reforçados.

Pontos fracos são limitações e forças restritivas que dificultam ou impedem o alcance dos objetivos e devem ser superados.

Análise interna envolve:

Análise dos recursos financeiros, máquinas, equipamentos, matérias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.

Análise da estrutura organizacional da empresa (aspectos positivos e negativos), divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.

Avaliação do desempenho da empresa - lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.

4. Análise externa

Análise das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. Envolve:

Mercados: características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas.

Concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores ou recursos.

A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade e todas as demais empresas.

5. Formulação das Alternativas Estratégicas

Alternativas a adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas.

- Cursos de ação futura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com