TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégic0

Seminário: Planejamento Estratégic0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Seminário  •  5.490 Palavras (22 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 22

Pude compreender no contexto pesquisado, que o tratamento de leasing nas empresas, é feito em cima do valores de financiamentos apontando os riscos sobre os emprestimos, para isso precisamos saber sobre os arrendondamento mercantil envolvido.

E vários outros fatores que possam influenciar a tomada de decisão referente ao leasing. Temos que ter ciência da analise do valor total do produto sobre o tempo que o mesmo terá duração, para assim obtermos o calculo do depreciação mensal.

Concluo que puder ampliar meu conhecimento referente ao leasing e como éutilizado dentro de uma empresa.

Planejamento estratégico, tático e operacional do Programa Pré-Sal Brasileiro

A iniciativa de Planejamento Estratégico para minimizar o impacto econômico e social causado pela descoberta das reservas do pré-sal no país, evitando assim a “maldição do ouro negro”, foi à temática proposta pelo programa de Educação a Distância, do curso de Administração Pública, como tarefa da Unidade IV

Luiz Gustavo, 16 de janeiro de 2013

• inCompartilhar

INTRODUÇÃO

A iniciativa de Planejamento Estratégico para minimizar o impacto econômico e social causado pela descoberta das reservas do pré-sal no país, evitando assim a “maldição do ouro negro”, foi à temática proposta pelo programa de Educação a Distância, do curso de Administração Pública, como tarefa da Unidade IV.

A “maldição do ouro negro” nos faz lembrar que os sonhos de prosperidade brotaram com a mesma força do petróleo que jorrou dos terrenos pantanosos do delta do Níger, em 1956. O mercado mundial viciou-se nas ramas brutas do delta, um líquido “suave”, com baixo teor de enxofre, denominado Bonny Light, com capacidade para ser facilmente refinado em gasolina e gasóleo.

O que presenciamos, com horror, no Sul da Nigéria, que o petróleo corrompe tudo. Envenena o solo e a água. Mancha as mãos de políticos e generais. Contamina as ambições dos jovens, que tentam açambarcar uma fatia do ouro líquido. Originalmente, porém, a Nigéria tinha os requisitos para escrever uma história de sucesso: era um país pobre, subitamente abençoado por uma fortuna.

Mas existe uma ironia ainda mais cruel nesta situação: nem meio século de extração de petróleo no delta conseguiu melhorar as vidas dos cidadãos. Pelo contrário, os nigerianos encontram-se atualmente ainda mais pobres e sem esperança.

Este trabalho foi elaborado no período de estudos, basicamente com o objetivo de descrever o processo de planejamento, com a definição de objetivos e estratégias, conforme foi destaque na Unidade IV do livro de apoio acadêmico, na dinâmica de construção e implementação do planejamento estratégico como tal.

Primeiramente, veremos o histórico da construção do Planejamento Estratégico e faremos um alinhamento de alguns dos conceitos mais importantes para a compreensão deste trabalho.

Em seguida, será apresentada a linha estratégica adotado pelo Programa para a elaboração da sua estratégia. Analisaremos a sua Visão de Futuro, seus Objetivos Estratégicos, Resultados Esperados, e por fim o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional do Programa.

CONCEITOS

As organizações estão procurando cada vez mais se adaptar às constantes mudanças ambientais e das incertezas. Dentro dessa ótica, o planejamento estratégico representa uma ferramenta indispensável na gestão das organizações a fim de precaverem-se das incertezas com técnicas e processos administrativos que permitam o planejamento de seu futuro, a elaboração de objetivos, estratégias, métodos e ações (ANSOFF e McDONNELL, 1993; BETHLEM, 1998; DRUCKER, 1993; STONER e FREEMAN, 1999).

Nesse sentido, o planejamento estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos. Esse planejamento tem como propósito adotar medidas decisivas e resultados na condução de atitudes pró-ativas na gestão das organizações. (MINTZBERG, 1994; GOMES, 2003).

Para Megginson et al. (1998), o planejamento pode serdefinido como o processo de estabelecer objetivos ou metas,determinando a melhor maneira de atingi-las. O processo deplanejamento é a ferramenta para administrar as relações com ofuturo, afirma Maximiano (2006a).

Planejamento é uma ferramenta para analisar o ambiente externo e interno, reafirmar a missão da Organização, coletar dados e os transformar em informações e definir os planos de ação.

Observa-se, portanto, que o tema conquista espaço e significado nos meios acadêmicos e profissionais, principalmente quando se trata do futuro das organizações. A ênfase dada ao assunto deve-se à instabilidade ambiental e à questão da competitividade.

Estudos realizados por Alfred Chandler, entre o final da década de 1940 e início dos anos 1960, definiram três níveis administrativos – estratégico, tático e operacional. Assim, os planos também passaram a ser classificados de acordo com os níveis principais e abrangência da organização.

Como a temática do trabalho é especifica quanto à elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional, destacamos duas concepções quanto ao planejamento estratégico:

(...) atividade que envolve a definição da missão da organização, o estabelecimento de seus objetivos e o desenvolvimento de estratégias que possibilitem o sucesso das operações no seu ambiente (MEGGINSON et al. 1998); e

(...) processo de elaboração da estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente, compreendendo a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a Organização pretende seguir: produtos e serviços que pretende oferecer e mercados e clientes que pretende atingir (MAXIMIANO, 2006a).

Nos estudos que desenvolvemos identificamos que o planejamento pode ser condensado em quatro passos básicos e adaptado a todas as suas atividades e aos níveis organizacionais, bem como permeia no seu processo sistemático, conforme compreendido em:

• Definição da missão, valores e visão: a missão organizacional, segundo Megginson et al. (1998), refere-se ao propósito fundamental e único que a organização tenta seguir e identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com