TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Tese: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

P. 1APOSTILA-RESUMO - Planejamento Estratégico

APOSTILA-RESUMO - Planejamento Estratégico

Ratings: 0|Views: 77|Likes: 0

Publicado porKatia Fonseca Aguiar

APOSTILA-RESUMO

2ª ETAPA 2012

1.

Apresentação

Os principais atributos de um profissional com atitude empreendedora são: iniciativa, exigência por qualidade, comprometimento, ousadia, persistência, criatividade, curiosidade, independência, autoconfiança,liderança, planejamento, capacidade de persuasão, de estabelecer e cumprir metas, de administrar o tempo e de promover seu marketing pessoal.O Brasil figura entre os países mais empreendedores no mundo. Isso significa dizer que, anualmente,inúmeros negócios são abertos nos mais diferentes setores da economia. Paradoxalmente, o índice demortalidade dessas novas empresas também é muito alto. Quase metade delas encerra suas atividades antes decompletar dois anos de existência.Apurando as causas dessa mortalidade, pesquisas concluem que os principais motivos se relacionam afalhas gerenciais, em especial no que se refere ao planejamento antes da abertura do negócio e à revisão erealinhamento dos planos (avaliação e

follow up

) o longo do desenvolvimento da empresa. As falhas de planejamento levam o empreendedor a cometer equívocos como a escolha de um ponto inadequado, oendividamento ou a falta de organização financeira, estratégias de marketing pouco eficiente, desconhecimentodo mercado, da clientela e de fornecedores adequados, dentre outros.A disposição para correr riscos e a habilidade para calcular esses riscos é essencial para oempreendedor. E, para minimizar os riscos com a abertura de um novo empreendimento é importante realizar o planejamento do negócio. Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar.O planejamento é uma ferramenta essencial para o empreendedor, qualquer que seja a área ou setor em que ele pretenda atuar. E planejar não é tarefa apenas para quem pretende começar uma nova empresa. Nocenário repleto de incertezas em que estamos inseridos, planejar é essencial, pois permite antever e controlar,ao menos minimamente, o futuro. Afinal, todos somos gestores de nossa própria vida e de nossa própriacarreira.

2.

Planejamento

De forma bastante simplificada, pode-se dizer que o planejamento é uma forma de organizar idéiascom relação a determinado tema e estabelecer objetivos e metas, com o propósito de se atingir um determinadoresultado. E isto não é novo. Desde os primórdios, o ser humano utiliza, mesmo que intuitivamente, algumaforma de planejamento para sobreviver e para antecipar-se a eventos, tomando decisões que lhe pareçam asmais acertadas.

Atividade de aprendizagem

Curso:

Engenharia Civil Período: 5

° 2ª etapa

Disciplina: Introdução à Administração Professor(a): Kátia Fonseca

You're reading a free preview.

Pages 2 to 5 are not shown in this preview.

Leia a versão completa

O homem está em constante busca de novas invenções e mudanças. O futuro desperta a imaginaçãodas pessoas, tanto em razão da própria curiosidade, inerente ao homem, quanto ao medo causado pelainsegurança desse contexto mutável em que estamos inseridos. Planejar, portanto é uma atividade inerente aoser humano.Michael Porter, importante autor no campo da estratégia, afirma que uma empresa sem planejamentocorre o risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência. Defato, o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamenteno operacional, atuando principalmente como um bombeiro que vive apagando incêndios, mas que nãoconsegue enxergar onde está a causa dos problemas e nem a melhor maneira de solucioná-los.O mesmo ocorre com o profissional que não se organiza e não planeja sua própria carreira. Omercado oferece, ao mesmo tempo, um sem número de oportunidades e de ameaças. Em qualquer carreira, as possibilidades são várias e, paralelamente, a concorrência é intensa. Assim, conhecer o mercado e definir objetivos e estratégias para atingi-los é essencial para alcançar o sucesso profissional.Planejar, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve uma serie de conhecimentos sobre oambiente e sobre si mesmo. O primeiro passo do planejamento, portanto, é perceber e reconhecer a situaçãoatual, afinal, é a partir dela que se vai começar a agir. Feita a análise da conjuntura atual, passa-se ao exercíciode definir onde se pretende chegar, à definição dos objetivos. Com base nos objetivos, traçam-se as estratégias para atingi-los e definem-se as ações a serem implementadas.Diagnosticar a situação atual é, talvez, a parte mais complexa, pois implica em um olhar profundo ecrítico para si mesmo, para suas forças e fraquezas. Implica, também, em olhar criticamente para o ambiente, omercado, e examinar detidamente as oportunidades que ele oferece e as ameaças que lhe reserva. Esse olhar para si e para o ambiente revela informações essenciais que irão munir o gestor (de empresa ou de carreira)com informações valiosas para embasar suas ações.

3.

Diagnóstico Estratégico

Análise SWOT

O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que aorganização ou o profissional vai dispor de informações essenciais que irão nortear suas ações. O diagnósticoestratégico oferece as bases para se antecipar a quaisquer mudanças e para se preparar para agir no ambienteexterno (mercado) e no ambiente interno (mudanças internas).O diagnóstico estratégico se processa em duas frentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com