TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Casos: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O Planejamento Estratégico se tornou o foco de atenção da alta administração das empresas, voltando-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

O mais importante na utilização do Planejamento Estratégico é o seu estreito vínculo com a administração estratégica nas organizações. Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.

Trata-se de um instrumento mais flexível que o conhecido Planejamento em Longo Prazo, um elemento-chave da estratégia é a seleção de apenas algumas características e medidas a serem consideradas tomadas. É um instrumento que força, ou pelo menos estimula, os administradores a pensar em termos do que é importante ou relativamente importante, e também a se concentrar sobre assuntos de relevância.

Fazenda Nova - Pernambuco

Fazenda Nova é um distrito do município do Brejo da Madre de Deus do estado de Pernambuco. A área total do município é de 782,69 km² sendo localizada a uma latitude 08º08'45" sul e a uma longitude 36º22'16" oeste. A Cidade de Brejo da Madre de Deus está a cerca de 190 km da capital do estado de Pernambuco, Recife. Sua população estimada esta entre 41.651 habitantes.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município está localizado no Planalto da Borborema. O relevo da região é bastante acidentado apresentado regiões com altitudes que variam de 600 m a quase 1200 m. A Sede municipal se localiza a uma altitude de 627 metros, sendo o ponto mais alto do município a Serra do Ponto com uma altitude de cerca de 1.195m, também um dos pontos mais altos de Pernambuco, conforme o Anuário Estatístico do Brasil.

Alguns distritos são banhados pelo Rio Capibaribe que nasce em Poção (Pernambuco) e deságua no Oceano Atlântico em Recife.

Clima

O clima de Brejo da Madre de Deus é do tipo tropical semi-árido, mas que devido ao relevo acidentado do município apresenta inúmeras áreas de brejos de altitude, o que dá ao município um micro-clima único na região, sendo possível assim várias atividades agrícolas.

Seu índice pluviométrico anual é de 884mm, sendo os meses de março e abril os mais chuvosos.

Sua temperatura média anual é de 22ºC, sendo a média das mínimas de 17.4 ºC.

Atrações

Naturalmente, Brejo da Madre de Deus, tem uma natureza rica, graças a quantidade de serras e quedas d'água livres. Ali encontra-se um grande escorrego natural, onde dezenas de pessoas vão se divertir deslizando sobre a água que corre por este escorrego. Além disso, há um grande potencial para o Ecoturismo na região. Sendo possível a prática de esportes, como rappel, ciclismo de aventura, calvagada, trekking, montanhismo, camping, safáris com as tradicionais toyotas alongadas tracionadas 4x4.

Antigamente, acontecia a Festa da Cenoura, devido às grandes produções que o município alcançou no século XX, sendo exportador para todo o Brasil. Entretanto, a monocultura, desgastou o solo e comprometeu a produtividade da terra para as gerações seguintes. Hoje temos o Brejo Fest, criado em 2005, o carnaval fora de época, que acontece entre os meses de novembro e dezembro. Nos meses de Abril ou Maio o Conselho de Desenvolvimento Sustentável CONDESB realiza, desde 2000, a Feira do Verde que promove a arborização e educação ambiental.

Consideramos sobremaneira para a sustentabilidade do turismo local as pousadas familiares rurais e as vendas diretas do produtor, como o artesanato, a industrialização caseira e outras atividades de lazer associadas à recuperação de um estilo de vida dos moradores do campo, que constituem em atividades internas à propriedade, podendo ser considerados como produtos diversificados do sistema produtivo (Silva et al., 2000).

Assim, fazem parte dos roteiros a utilização dos transportes alternativos locais, a compra de mercadorias, artesanato e consumo de comidas típicas nas feiras livres, caminhadas ecológicas, práticas de esportes, visitas aos monumentos naturais e às propriedades rurais. Contudo, salientamos o diferencial proposto neste trabalho, quando é priorizado o aspecto sustentável do projeto turístico, enfatizando-se a inserção social do homem do campo, gerando emprego, renda e elevando o padrão de vida e o bem estar das comunidades locais.

Nesta perspectiva são também incluídos como atrativos turísticos os pequenos lugarejos da zona rural, onde há manifestações culturais genuinamente regionais, traduzidas, nos hábitos, costumes, folclore,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com