TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Dissertações: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Análise organizacional interna

Trata-se de criar condições para a gestão do conhecimento estratégico da empresa em relação às suas características e condições.

A análise organizacional deve levar em conta os seguintes aspectos internos da empresa: missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional.

Recursos e competências

A análise organizacional verifica as potencialidades e vulnerabilidades da empresa, mostrando as suas possibilidades atuais em termos mercadológicos, financeiros, tecnológicos, humanos e organizacionais.

Formulação de alternativas

Conforme a estratégia é formulada, ela precisa se assentar em uma estrutura organizacional adequada e receber o influxo de uma cultura organizacional que lhe sirva de amparo.

Elaboração do planejamento

O processo de elaboração de planejamento deve ser iniciado e desenvolvido de modo informal e espontâneo, ou seja, ele deve ser sempre resultante e nunca um fator desencadeante.

O planejamento estratégico precisa considerar todos os fatores que integradamente deverão constituir o comportamento da empresa. Esse conjunto de fatores é conhecido como os sete “S”: staff (equipe), style (estilo), skills (qualificação), systems (sistema), structure (estrutura), shared values (valores comuns) e superordinate goal (missão e hierarquia de objetivos).

Filosofias de planejamento

Planejamento conservador: está mais preocupado em identificar deficiências e problemas internos do que em explorar oportunidades ambientais futuras.

Planejamento otimizante: baseia-se em uma preocupação em quantificar todas as decisões e melhorar as práticas atualmente vigentes na empresa por meio de modelos matemáticos.

Planejamento adaptativo: procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da empresa e voltar-se para a adaptação ambiental.

Implementação e execução

Implementação significa colocar os planos em ação. É a fase da execução, do fazer acontecer na administração.

Para implementar o planejamento estratégico e transformá-lo em realidade concreta, a empresa deve seguir esses passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço contínuo, avaliação sistemática e recompensas por resultados.

Avaliação dos resultados

O objetivo é buscar meios de retroação para que todas as ações corretivas possam ser tomadas imediatamente para a empresa navegar com confiança no seu imenso oceano de atividades.

Balanced Scorecard (BSC)

O BSC foi inicialmente criado como um sistema de avaliação do desempenho organizacional. Em seguida, avançou para uma representação equilibrada e organizada de indicadores financeiros e operacionais com base em uma tabela com quatro perspectivas: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva dos processos internos e perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com