TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Casos: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  2.576 Palavras (11 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 11

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

Analisando o texto sobre Empreendedorismo no Brasil e dicas para os iniciantes e para quem quer mais, observamos que em um plano de negócio não se resume apenas em ter dinheiro. O primeiro passo é se informar e se capacitar em todos os quesitos necessários relacionados a área de atuação onde irá inserir sua atividades.

Antes de abrir qualquer negócio é sempre importante conhecer o setor, resolver toda parte burocrática, localização, público alvo e definição da área de atuação de cada sócio. No Brasil o índice de mortalidade das empresas com menos de dois anos é alta chega a 22% segundo o SEBRAE. Para tentar solucionar essa grave estatística os proprietários dessas micro empresas devem procurar se informar em locais onde terão auxilio e um desses locais é o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

O SEBRAE não indica qualquer negócio a ninguém, ele apenas te orienta dentro do negócio que você mesmo já definiu , ele contribui com auxilio de gestão financeira e dá dicas importantíssima sobre o mercado .

Entendemos que para um negócio dar certo todos os sócios ou o dono desse novo plano de negócio conheça bem o mercado em que ele vai entrar para competir com quem já está inserido, formando um grupo de gestores totalmente comprometidos com esse plano de negócio e definindo, desde o inicio, a participação de cada um dentro desse plano , se possível registrar em cartório a porcentagem de cada um dentro da nova empresa evitando assim problemas futuros .

E por se tratar de uma empresa nova no mercado o sócios tem a oportunidade de ter um relacionamento diferente com seus novos funcionários, pois segundo o texto em uma empresa onde os funcionários tem contato direto com os donos ele se sente mais intimo dos mesmo, assim basta ao empregador trata-lo de forma cordial e lhe mostrar confiança, sendo assim o funcionário vai render muito mais que o esperado porque ele terá qualidade de vida dentro da empresa.

Notamos que os empreendedores brasileiros ainda não veem as inovações de mercado com diferencial, preferem manter o habitual e se arriscarem menos, mas com o crescimento do mercado brasileiro os empreendedores estrangeiros estão observando de perto esse mercado promissor e assim acabam aproveitando melhor as oportunidades.

E analisando esse mercado totalmente globalizado os empreendedores brasileiros precisam se arriscar no mercado exterior pois o Brasil está em pleno crescimento.

Segundo o SEBRAE um empreendedor de sucesso não é aquele que tem apenas dinheiro, mas sim informações básicas sobre o mercado de atuação, esse sim terá plena condição de desenvolver seu plano de negócio com sucesso. E estando bem orientado evita que sua empresa feche as porta antes de se fixar no mercado

ETAPAS INICIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

A – A que mercado ela atende?

Nosso plano de negócio pretende trabalhar no mercado com produtos para a construção civil principalmente casas e reformas em regiões em desenvolvimento atingindo as classe B, C , D do mercado consumidor

B – Qual o retorno econômico que ele proporcionara?

Neste setor o retorno financeiro é rápido, pois vamos atuar em uma região onde já existe um mercado de consumo enorme e ainda pouco explorado. Nesses locais os consumidores estão e totalmente a mercê das grandes empresas que não dão a devida atenção a esse mercado. Trabalhando com foco nessas áreas, em pouco tempo, provavelmente teremos um retorno do investimento inicial.

C – Quais são as vantagem competitivas que ela trará ao negócio?

O plano de negócio seria uma forma deferente de atuação no mercado, a intenção é eliminar o intermediário e ter contato direto com o fornecedor assim teremos produtos de boa qualidade com preços competitivos, vamos trabalhar no marketing efetuando visitas às obras e prestando consultorias na área da construção.

D – Qual equipe que transformará essa oportunidade em negocio?

A equipe será bem distribuída onde haverá um diretor com a função de contato direto com fornecedores, a diretora de materiais e estoque para controlar o que esta saindo com mais facilidade e tentar implantar produtos novos no mercado, diretor do R H para cuidar da contratação de funcionários e partes burocráticas como documentação e alvarás e o diretor financeiro para gerir as finanças do negócio.

E – Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

Nesse caso todos estarão comprometidos com o negócio e com o passar do tempo se algum setor estiver em dificuldade todos farão o possível para solucionar o problema, por se tratar de uma empresa ainda pequena.

Assim nosso plano já estaria bem implantado com todos o sócios bem instruídos, parcerias formadas e localização definida, o público também já definido e as atitudes de marketing também bem traçadas.

O marketing seria o nosso principal diferencial com uma propaganda ampla mas um quanto barata com panfletos e carros de som

CONCEITO DE PLANO DE NEGÓCIO

- Razão para a escolha do nome:

Com base na pesquisa, foi possível perceber que, nos bairros em desenvolvimento, as pessoas ainda estão bem próximas umas das outras e o relacionamento continua “mais informal”. Como nosso objetivo de negócio é fornecer um produto/serviço personalizado, que atenda a este público, nada melhor do que um nome que repasse aos clientes esta “informalidade”, para que se sintam bem em se relacionar com a empresa, lembrando no dia a dia, que quando precisarem de qualquer item para sua obra, “tá na mão”, de forma rápida, prática e eficiente.

- Nome e qualificação dos proprietários:

Nilton Santos da Paz- Diretor- e-mail diretoria@tanamao.com.br

Michelle de Castro Lima - Gerente de estoque e Gerente do RH-recursoshumanos@tanamao.com.br

Marcio Basilio dos Santos- Diretor de Marketing e Diretor financeiro-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com