TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrátégico

Monografias: Planejamento Estrátégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Aqui se apresentam os conceitos, princípios, filosofia, partes e tipos de planejamento estratégico, bem como os aspectos da teoria dos sistemas que facilitam o enquadramento da empresa, como um todo perante seus fatores externos ou incontroláveis.

Esse enquadramento de interação dos fatores esternos – e internos controláveis – das empresas é que consolida a abordagem estratégica nas empresas.

Planejar consiste em tomar três tipos de

Decisões:

• Definir o objetivo – situação a ser alcançada.

• Definir um ou mais cursos de ação- caminhos

Para atingir o objetivo.

• Definir meios de execução – previsão dos

Recursos necessários para realizar o objetivo.

1- Conceito

1-1 Planejamento estratégico

As decisões desse tipo afetam o futuro da empresa no longo prazo, são, portanto chamadas de decisões de planejamento estratégico.

“Planejamento estratégico é um processo sistemático para tomada de decisões, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente futuro” (IGOR ANSOFF).

Este certa dificuldade , quando da conceituação da função do planejamento nas empresas, de estabelecer sua real amplitude e abrangência. Para tanto, Steiner(1969, p. 12) estabeleceu as cinco dimensões do planejamento, cujos aspectos básicos são apresentados a seguir.

A primeira dimensão do planejamento corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisas, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, etc. Portanto estas dimensões esta relacionada a empresas.

Outra demissão corresponde aos elementos do planejamento entre os quais podem ser citados propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas entre outros.

Uma terceira dimensão corresponde ao tempo do planejamento, que pode ser longo, médio e curto prazo.

Outra dimensão é as unidades organizacionais onde o planejamento é elaborado.

Uma quinta dimensão corresponde à característica do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.

O planejamento pode ser considerado como um processo, considerado os aspectos abordados pelos cincos dimensões anteriormente apresentados. O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou planos.

Além disso, o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto a empresa tem condições de agir sobre as variáveis e fatores, de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é ainda um processo contínuo, um processo mental que é executado pela empresa, independentemente da vontade específica dos seus executivos.

2- Objetivo

Os objetivos estratégicos são áreas de atividades nas quais o alcance de resultado favorável é absolutamente necessário para o êxito no cumprimento da missão e no alcance da visão de futuro da organização.

Os objetivos devem ser definidos por pessoas do nível estratégico da organização e determinam onde ela deve concentrar seus esforços. Deve-se escolher um número limitado de áreas, cujos resultados satisfatórios assegurarão um desempenho adequado para a organização. Os objetivos estratégicos são desafios que, se alcançados, são suficientes para a implementação da estratégia e a concretização da visão de futuro da organização.

2-1 Passos para a implementação do Planejamento estratégico

Passo 1: Estabelecer um objetivo ou um conjunto de objetivos. O planejamento tem início com a definição sobre o que a organização ou uma subunidade deseja alcançar. A identificação de prioridades e a determinação de seus fins possibilitam uma utilização eficaz dos recursos.

Passo 2: Definir a situação atual, ou seja, analisar até que ponto a organização está afastada de seus objetivos e com que recursos ela pode contar para atingir seus objetivos. Essas informações são fornecidas por intermédio dos canais de comunicação dentro da organização e entre suas subunidades.

Passo 3: Identificar que fatores internos e externos podem ajudar ou criar problemas para a organização no alcance dos seus objetivos.

Passo 4: Elaborar um plano ou um conjunto de ações para atingir o(s) objetivo(s). Envolvem a determinação de diversas alternativas e a escolha da mais apropriada para se atingir os objetivos propostos.

Passo 5: Este último passo não é necessário se o planejador, após o exame da situação atual, previr que o plano que já está sendo executado conduzirá a organização ou a subunidade à consecução de seu objetivo. Todavia, faz-se o planejamento se as condições atuais não estejam atingindo os objetivos e satisfazendo as expectativas, sendo necessário elaborar outro plano.

Outra metodologia de planejamento estratégico é proposta por Vasconcellos Filho (1984). O autor comenta que a experiência brasileira tem mostrado que a adequação dessa metodologia às características da organização é um dos fatores que condicionam os resultados do processo. Organizações que optaram por modelos prontos, contrariando sua cultura, viram-se obrigadas a recomeçar toda a implantação do planejamento, e com dificuldades maiores devido às resistências causadas pela imposição ao pessoal interno. Desse modo, o autor revela uma espinha dorsal do processo, que deverá ser adaptada às condições peculiares de cada organização. Essa metodologia é composta por dez etapas, como pode ser observada na figura abaixo:

DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

DEFINIÇÃO DA MISSÃO

ANÁLISE DO AMBIENTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com