TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Monografias: Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas por que fornece um mapa para a orientação , a coordenaçao e o controle dos passos que a empresa dará para atingir os seu objetivos. Dois aspectos fundamentais do processo planejamento financeiro são o planejamento de caixa e o planejamento de lucros. O planejamento de caixa envolve a elaboração do orçamento de caixa da empresa. O planejamento de lucro envolve a elaborações de demonstrações pró- forma.

Tanto o orçamento de caixa tanto as demonstrações pró- forma são uteis para o planejamento financeiro interno; também são rotineiramente exigidos por credores atuais e em potencial

O processo de planejamento financeiro começa pelos planos financeiros de longo prazo , ou estratégicos . Estes, por sua vez, orienta a formulação de planos e orçamentos de curto prazo, ou operacionais . De um modo geral, os planos e orçamento de curto prazo implementam os objetivos estratégicos de longo prazo da empresa

Os planos financeiros de longo prazo ( estratégicos) expressam as ações financeira planejadas por uma empresa e o impacto previsto dessas ações ao longo de período que vão de dois a dez anos. São comuns planos estratégicos de cinco anos, revistos á medida que novas informações relevantes tornam- se disponíveis.

Plano financeiro de curto prazo ( operacionais ) especificam ações financeiras de curto prazo e o impacto é previsto.Esses planos geralmente cobrem períodos de um a dois anos. As principais informações usadas são as provisões de vendas e diversos dados operacionais e financeiro. Os principais produtos são diversos orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e ás demonstrações financeiras pró –forma.

Referencias bibliográficas . Lawrence J. Gitman ,Livro; princípios da administração financeira ( 2009, 12 edição pag. 104 a 105)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com