TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

7 PLANO FINANCEIRO

O Planejamento Financeiro é um método racional de administrar a saúde das organizações.

Um plano financeiro eficaz deve expor diferentes propostas às atividades operacionais das organizações, de acordo com seus investimentos e o mercado. Ele deve também prever o que poderá acontecer, caso o planejado não ocorra. O objetivo do planejamento financeiro é evitar surpresas e desenvolver planos alternativos.

Para Weston (2000, p.343), “O processo de planejamento financeiro começa com a especificação dos objetivos da empresa, após o que a administração divulga uma série de previsões e orçamentos para cada área significativa da empresa”.

Para realizar um planejamento financeiro, é necessário consolidar os orçamentos de todas as áreas da empresa a curto e longo prazo. As propostas apresentadas deverão ter ligações com os recursos e investimentos disponíveis.

Fonte: Weston, J. Fred; Brigham, Eugene F. p.344.

7.1 Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil, refletindo a situação financeira de uma organização em um determinado período. Nele são apresentados os bens, direitos, obrigações e participações dos acionistas. Mostra o patrimônio da organização tanto quantitativa quanto qualitativamente. Também é possível projetar o Balanço Patrimonial de acordo com a situação atual da organização e com o seu planejamento a curto e a longo prazo.

“O Balanço Patrimonial projetado utiliza-se de uma técnica criteriosa, para estimar certas contas e calcular o valor de outras. Quando essa técnica é utilizada, o financiamento externo necessário é utilizado para fazer o balanço fechar” Gitman (1997, p.605).

7.2 Demonstração do Resultado do Exercício - DRE

A Demonstração de Resultado do Exercício – DRE é um relatório elaborado junto com o Balanço Patrimonial que é utilizado retratar a atual saúde financeira da organização. Com a DRE é possível tomar decisões e também realizar projeções de acordo com a atividade, liquidez, endividamento e lucratividade.

“Uma demonstração do resultado projetado é sendo o lucro projetado pequeno é possível tomar decisões que provoquem aumento de preço, corte nos custos ou ambos. De maneira análoga se o nível projetado de contas a receber for elevado, é possível instituir mudanças na política de crédito. Em virtude disso, as demonstrações financeiras projetadas são de vital importância na construção dos planos financeiros do ano seguinte” Gitman (1997, p.608).

7.3 Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta utilizada para projetar todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da organização, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

Para Santos (2001) "O planejamento de caixa não é uma atividade fácil, pois lida com grande dose de incerteza". Portanto, é imprescindível a participação do administrador financeiro com os demais departamentos de uma organização, pois o mesmo deverá saber quais as possíveis entradas e saídas que ocorrerá no futuro.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com