TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de comunicação - Definições, conceitos, etapas e limitações

Por:   •  17/8/2018  •  Ensaio  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

1. Planejamento de comunicação - definições, conceitos, etapas e limitações. A cadeia de comunicação: o anunciante, a agência, a mídia e o mercado. A propaganda no mix de marketing e a comunicação integrada de marketing.

2. A função da comunicação frente à marca do cliente. Responsabilidades e questões éticas relacionadas ao planejamento de comunicação. A necessidade de planejamento para a realização de uma campanha de comunicação.

3. A importância do briefing como referência inicial para a campanha. Os principais pontos a serem desenvolvidos num briefing: cliente, consumidor, mercado, concorrência e diagnóstico. As qualidades a serem reforçadas neste documento.

4. Os departamentos de uma agência. Suas relações e interdependências. As funções desempenhadas pelos profissionais de cada departamento. Como o trabalho chega a cada um dos departamentos e o processo de desenvolvimento da campanha.

5. Planejamento de uma campanha. As diferenças entre planejamento estratégico, de marketing e de comunicação. O planejamento como análise e diagnóstico: o mercado, o anunciante comparado à concorrência, o mercado competitivo e suas nuances.

6. O estudo dos problemas de comunicação a partir da análise SWOT - oportunidades, ameaças, forças e fraquezas no contexto dos ambientes internos e externos de negócio. Estudo das variáveis que compõem cada um desses ambientes.

7. O posicionamento da marca diante do mercado, o público-alvo e a adequação ao objetivo mercadológico; o planejamento e as pesquisas de mercado. A importância da pesquisa de mercado para o planejamento e como aproveitar os dados gerados por ela.

8. Estudos junto ao produto/serviço. Características que diferenciam um produto de um serviço; conceitos de produto e serviço. Conhecimento de marca, credibilidade e imagem. As estratégias de construção de imagem de marca.

9. Estudos sobre o consumidor. Comportamento e hábitos de consumo, segmentação e perfil psicográfico. Processo de decisão de comprar e seus estágios. Variáveis que influenciam na decisão de compra dos diversos perfis de consumidor.

10. Estudos de criação, conceitos de criatividade, pesquisas de conceito, pré-testes e pós-veiculação. Argumentos criativas e ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de campanhas. Defesa criativa de campanha.

11. Ciclo de vida de produtos e serviços; perfis de consumidor e o ciclo de vida do produto; decisão estratégica: objetivo e metas de comunicação. Tema e conceito de campanha, estratégia de comunicação, tipo de campanha, tom de campanha.

12. Estratégia básica de mídia; objetivos de mídia; estruturação das estratégias e táticas de mídia mediante dados de pesquisa; índices de mídia e sua usabilidade; planilha de veiculação e defesa de estratégias e táticas de mídia.

13. Fidelização, satisfação e estudo de valor agregado aos produtos e serviços. Ferramentas de marketing que incrementam a ação da marca diante do mercado em que a empresa atua. Estudo da variável satisfação para estabelecer estratégias adequadas.

14. Cronogramas implantação e execução, metodologia de controle e avaliação da comunicação/campanha. Mecanismos de regulação para o acompanhamento eficiente e eficaz da campanha. Ações de acompanhamento da implementação e controle da campanha.

1. Visão histórica da propaganda brasileira e panorama atual
2. Importância do composto de marketing no planejamento de campanha
3. O papel de cada departamento dentro de uma agência de propaganda.
4. A importância do Planejamento de campanha
5. Análise de PFOA
6. O Briefing
7. Etapas do Plano de propaganda
8. Definição do problema de Comunicação
9. Diferenças entre objetivos de comunicação e objetivos de marketing
10. Definição e análise do público-alvo
11. Estratégia Criativa - recursos criativos e sua utilização na propaganda
12. Tema da Campanha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com