TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Tese: Planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento estratégico

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente da tarefa da empresa e do ambiente geral. O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:

• É projetado ao longo prazo: Pelo menos em termos de seus efeitos e consequências . Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10 a 15 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas capital intensivo.

• Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente da tarefa: Portanto sujeito a incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais.

• Envolve a empresa como um todo: Abarcando todos os seus recursos no sentido de obter culpa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro mas assim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.

Enquanto a estratégia empresarial esta voltada para que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais , o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar os objetivos empresariais . Trata-se que de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial . Isso significa que a empresa toda deve ser desenvolvida no planejamento estratégico : todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinérgico da interação de todos os aspectos.

O planejamento estratégico exige sete etapas:

• Determinação por objetivos: Em função da missão e da visão organizacional são estabelecidos os objetivos empresariais . Objetivos são as pretençoes ou propósitos da empresa os quais em conjunto definem sua razão de ser ou de existir. Podem ser formulados inicialmente em termos amplos como por exemplo aumentar a fatia de participação do mercado consumidor. Os objetivos empresariais podem ser divididos em quatro categorias:

• Lucro: Considerado dentro de sua dupla optica de retorno dos proprietáriose da economia da empresa.

• Expansão da empresa: Seja em relação a ela mesma seja em relação ao mercado do qual participa

• Segurança: Corresponde ao desejo da empresa de assegurar o seu futuro e continuidade

• Autonomia ou independência: Objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir o seu destino.

• Analise ambiental externa: Esta é a segunda etapa do planejamento estratégico. A analise ambiental é a maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre. Para a empresa operar com eficiência e eficácia é fundamental que ela conheça o ambiente externo a sua volta: suas necessidades e oportunidades e contingencias dos quais ela não pode fugir ou escapar. Em estrato ambiental mais próximo a empresa precisa conhecer profundamente seu ambiente de tarefas: clientes, fornecedores que estão ao seu redor . Como o ambiente continuamente muda o nível institucional da empresa precisa continua e sistematicamente obter dados e informações que permitam analisar e diagnosticar as condições ambientais acerca da empresa. Trata-se de criar condições para a gestão do conhecimento estratégico da empresa. Esse conhecimento estratégico é vital para o sucesso do negocio.

• Analise ambiental interna: Esta é a terceira etapa do planejamento estratégico e refere-se a analise de condições internas da empresa e seu correspondente diagnostico. É o processo pelo qual se examinam os recursos disponíveis sejam financeiros ou mercadológicos da empresa como fatores conjuntos para verificar quais são as duas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta. Trata-se criar condições para a gestão do conhecimento estratégico da empresa em relação as suas características e condições. A analise organizacional deve levar em conta os seguintes aspectos internos da empresa: Missão e visão organizacional, recursos empresariais, competências atuais e potenciais, tecnologias, pessoas, cultura organizacional.

• Formulação de alternativas: A partir dos objetivos empresariais, analisando-se as oportunidades e ameaças ambientais de um lado e as potencialidades e vulnerabilidades internas de outro, a administração tem mas mãos um balizamento que ajudará a definir ou redefinir as alternativas estratégicas quanto a ação futura da empresa. De um modo mais abrangente, a missão e a visão organizacional balizam todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com