TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Artigo: Plano De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE MARKETING

1. Análise do Mercado

É fato que há um movimento crescente de visibilidade pública alcançada pela homossexualidade. Visibilidade essa, alcançada através de movimentos de reconhecimento.

Num primeiro momento o homossexual estava ligado ao impacto social da epidemia de HIV-Aids, que modificou drasticamente as normas de discussão pública sobre a sexualidade e o reconhecimento da presença disseminada das práticas homossexuais (SIMÕES; FRANÇA, 2005).

Um segundo fenômeno a destacar é a crescente importância do mercado na promoção e difusão de imagens, estilos corporais, hábitos e atitudes associados à política de identidades e às emergentes culturas identitárias homossexuais. Isso se nota na expansão e diversificação do “gueto”. Saunas, bares, discotecas e casas noturnas multiplicaram-se em numero e variedade de formatos, estilos e serviços (SIMÕES; FRANÇA, 2005, p. 313).

O movimento crescente de mercado e mídia favoreceu o surgimento da categoria GLS – sigla que significa “gays, lésbicas e simpatizantes” – que representa um forte apelo comercial e mercadológico, passando a ser associado um estilo de vida “moderno e descolado”, envolvendo uma classe de pessoas com poder aquisitivo elevado e um capital simbólico distintivo (SIMÕES; FRANÇA, 2005).

Desde os anos 80 já haviam casas noturnas, instaladas nas grandes metrópoles, porém, devido à concorrência ou a pressões sociais e policiais, viam-se obrigadas a fecharem. Durante os anos 90, um local específico era tido como referência para o entretenimento de gays e lésbicas. Atualmente, essas boates estão constituídas de forma explícita, para um público promissor e exigente, que oferece principalmente bebidas e cigarros das mais variadas marcas, petiscos e música eletrônica para os devidos gostos (DAVI; RODRIGUES, 2002).

2. Ambiente Competitivo

Atualmente no Espírito Santo, não é de conhecimento da população, locais específicos para o público GLS, sejam esses, bares, boates, restaurantes, pizzarias, salões de beleza, entre outros serviços, prestados a essa fatia do mercado.

Dessa forma, os homossexuais capixabas “adotam” locais que não foram criados para atender esse público e ali criam um ponto de encontro. Sabe-se que esses locais são freqüentados também por heterossexuais.

Como nosso público alvo são homossexuais do sexo masculino, de classe social A e AB, conclui-se que não temos concorrentes diretos.

O perfil do público gay

18 MILHÕES de brasileiros são gays, 10% da população

30% é o que eles gastam a mais do que os héteros

36%são da classe A, 47% são da B e 16%, da C

57% têm nível superior, 40% médio e 3% ensino fundamental

Fonte das estatísticas: empresas e CENSO GLS - Instituto de Pesquisa e Cultura GLS (www.censogls.com.br), uma joint-venture entre as empresas GLS Planet e JUMP Pesquisas

3. Segmentação do Mercado

“Segmentação de mercado é o meio utilizado pelo marketing para dividir o mercado em diferentes grupos formados por clientes com necessidades, desejos e atitudes similares” (BASTA; et al, 2006, p. 96).

A segmentação do mercado resulta do isolamento de fatores que distinguem certo grupo de consumidores do mercado global. Estas características como idade, sexo, localização geográfica, renda e padrão de despesas, tamanho da população, entre outras, são fatores vitais no sucesso de uma estratégia global de marketing (BOONE; KURTZ, 2008).

“Vale salientar que o que chamamos de movimento homossexual é, hoje, um sujeito político bastante complexo, formado por múltiplas categorias identitárias, nem sempre movidas pelos mesmos discursos” (FRANÇA, 2005, p. 103).

O surgimento do movimento homossexual no Brasil situa-se em 1978, com a criação do “Grupo Somos”, em São Paulo, dando ênfase as categorias “bichas” e lésbicas. Na década de 80, o movimento buscava junto ao Estado, a luta contra o HIV-Aids. Em 1993 surge o “Movimento de Gays e Lésbicas”, em 1995 o termo “GLT” (gays, lésbicas e travestis), e em 1999 o termo “GLBT” (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) (FRANÇA, 2005).

Na última década, a novidade desse movimento, foi à segmentação de espaços de consumo destinados a cada subgrupo, por isso, a importância de destinarmos o nosso empreendimento ao público homossexual masculino da classe A e AB.

4. Estratégias de Marketing

A estratégia de marketing deve se orientar basicamente, pelos elementos do marketing mix ou composto mercadológico, que constituem os 4 Ps (produto, preço, promoção e ponto de venda).

Sendo assim, para o Espaço Free atingir seus objetivos no mercado-alvo segue abaixo o conjunto de instrumentos de marketing que utilizaremos.

4.1 Produto

“Em marketing, produto é um agregado de atributos físicos, simbólicos e de serviço, concebidos para aumentar a satisfação desejada pelo consumidor” (BOONE; KURTZ, 1998, p. 250).

Para Kotler (apud LIMA; et al, 2000, p. 55) “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Ou seja, um conjunto de atributos que satisfaz o desejo ou necessidade do consumidor, o qual está disposto a pagar de acordo com sua disposição de recursos.

O produto/serviço do Espaço Free é oferecer entretenimento, por meio de uma casa noturna ao público homossexual masculino da classe A e AB.

Como dito anteriormente, não há outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com