TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 12

Plano de

Marketing

EJCAD

Adriana D’avila Ribeiro

Helena Serrate

Julietty Quinupe Betzel

Rafaela Costa Rievers

Data Inicial: 09 de Setembro de 2013

Data Final: 09 de Dezembro de 2015

1. INTRODUÇÃO

1.1. JUSTIFICATIVA

A Empresa Júnior de Consultoria em Administração - EJCAD/UFES foi escolhida pelo grupo, por ser considerada como um projeto de extensão muito importante dentro da universidade, em especial para o curso de administração, por representar uma oportunidade única para o aluno colocar tudo aquilo que ele aprende em sala de aula na prática, mas que mesmo assim, possui pouco reconhecimento por parte dos alunos, do curso em si e da universidade.

Levando em consideração também que tanto a Empresa Júnior quanto o movimento no qual ela está inserida (MEJ – Movimento Empresa Júnior) são pouco conhecidos, não só pelos alunos de administração da nossa universidade como também por todos os outros alunos de cursos diferentes em outras universidades e principalmente em todo o nosso Estado do Espírito Santo, o grupo resolveu trazer essa empresa para ser analisada nesse trabalho de marketing, a fim de propor ações que façam com que a empresa consiga atingir sua visão, que está voltada para conquistar o reconhecimento por parte de todos esses citados acima e que possui um prazo para dezembro de 2015. Essa visão será descrita mais adiante nesse Plano de Marketing.

Devemos lembrar também que a participação de um dos integrantes do grupo, Julietty Quinupe Betzel, na EJCAD também pesou na escolha da empresa, pois vimos a possibilidade dos resultados do nosso trabalho serem realmente aplicados na organização estudada, além da facilidade e abertura para a coleta de dados.

O grupo considera que existe muita falta de comunicação, publicidade, divulgação, aproximação e contato da empresa com seus stakeholders, em especial aqueles que estão dentro da própria universidade como: professores, alunos, departamento e colegiado de Administração – UFES. A empresa deveria ser mais ativa em relação a sua própria divulgação, mostrando não só os seus pontos positivos como também todos os pontos positivos que o movimento no qual ela está inserida possui, como o de ser considerado o maior movimento de empreendedorismo jovem do mundo (http://brasiljunior.org.br/site/midia), o de ser um movimento que conta com cerca de 7

mil empresários juniores (http://brasiljunior.org.br/site/midia) e o de ser responsável por uma grande fatia do PIB brasileiro (http://brasiljunior.org.br/site/noticias/mostrar/230). Por isso o grupo escolheu a EJCAD.

1.2. COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES

Esse Plano de Marketing foi elaborado a partir do contato direto com o Presidente da EJCAD, Riccardo Werner Sanches Mocelin, com o Diretor de Marketing e Vendas, Carlos Eduardo Carrinho, com a Gerente de Comunicação, Silvana Tacon e com os dois Assessores de Comunicação Daniel Gava e Brunella Serpa, além do contato com a integrante do grupo Julietty Quinupe Betzel que é Diretora de Estrutura e Pessoas.

A coleta dos dados foi feita através de reuniões na sede da empresa - na Sala 208, ED II, UFES - nos dias 18, 19, 25 e 26 de Junho com todos os membros citados acima e depois disso o contato seguiu através da troca de e-mails. Para nortear essas reuniões foi utilizado um questionário que se encontra em anexo, tornando assim as reuniões mais produtivas. Além dessas informações foram coletadas outras no próprio site oficial da organização www.ejcadconsultoria.com.br como: Missão, Visão, Valores, portfólio de produtos e histórico da empresa. O Presidente da EJCAD também disponibilizou alguns documentos como: parte do planejamento estratégico de onde foi retirado a SWOT; a identidade organizacional de onde foi aproveitado o organograma; o planejamento financeiro de onde se obteve o quanto poderia ser gastar com o plano de ação de marketing e dados sobre o faturamento da empresa e por fim uma tabela de cadastro de membros de onde foi retirado o número de membros da empresa.

1.3. DISCRIMINAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS FONTES

As informações utilizadas na elaboração desse Plano de Marketing possuem relevância, visto que ou foram coletadas no site oficial da empresa ou foram disponibilizadas por aqueles que participaram das reuniões e trocas de e-mail, como: Presidente, Gerente de Comunicação, Diretor de Marketing e Vendas, Assessores de Comunicação e Diretora de Estrutura e Pessoas.

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A EJCAD – Empresa Júnior de Consultoria em Administração é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação do curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo, localizada na Avenida Fernando Ferrari, UFES – Campus Goiabeiras, CCJE – ED. II – Sala 208, Vitória, ES. CEP: 29060-900.

Fundada em 1991 por um grupo de estudantes empreendedores, a EJCAD foi a primeira Empresa Júnior a se estabelecer no Estado do Espírito Santo, trazendo aos estudantes do curso de Administração da UFES uma oportunidade ímpar de desenvolvimento profissional.

Em 2011, os membros da EJCAD perceberam a importância da empresa ser reconhecida tanto pelos alunos do curso de administração quanto pela própria universidade na qual está inserida, realizando assim um projeto com um consultor externo, Ruy Lopes, que contemplou: um planejamento estratégico para um período de 3 anos, com início em Janeiro 2013 e término em Dezembro de 2015; uma definição da identidade organizacional e do organograma da empresa que seguem abaixoa elaboração de documentos como descrição de cargos, mapeamento de processos, manual de produtos, entre outros, que passaram a dar um norte para a EJCAD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com