TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing

Seminário: Plano De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  7.339 Palavras (30 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 30

4. 4 1. SUMÁRIO EXECUTIVO A empresa COMMA Indústria de Alimentos Fundada há 22 anos, em Sumaré, por Aristides Rudim de Almeida, a COMMAcomeçou com a fabricação de salgadinhos fritos vendidos de casa em casa. Com ocrescimento do negócio, expandiu as vendas para pequenos varejos alimentícios e,hoje, produz industrialmente. Atualmente, possui uma pequena parte de suas vendas feitas diretamenteatravés de três lojas próprias, porém seu maior lucro provém de varejistas eatacadistas em geral, com um mercado concentrado nas médias e grandes cidades– em sua maioria, no estado de São Paulo. Grande parte de seu faturamento (43%) concentra-se em seis tipos desalgadinhos fritos, seguidos de vários sabores de biscoitos doces e salgados (30%)e dez tipos de guloseimas (20%). A menor parte de seu lucro advém da venda dechocolates em barra e culinários (7%). Hoje, a empresa encontra alguns problemas internos, sendo os maisagravantes: baixo faturamento, falta de um posicionamento definido e baixaqualidade nos produtos. Outros pontos que também devem ser levados emconsideração dizem respeito às falhas na gestão e no marketing da companhia. Ambiente Externo O mercado alimentício é um dos que mais cresce no Brasil, o que leva a serum ambiente de alta concorrência, cuja rivalidade ocorre em especial nos preços,distribuição (ponto-de-venda) e na atualização constante no portfólio de produtos. No mesmo segmento em que a empresa está inserida (salgadinhos, biscoitos,guloseimas, etc.), houve um grande aumento de consumo por parte da nova classeC. Entretanto, os consumidores em geral buscam, cada vez mais, uma alimentaçãosaudável, muitas vezes trocando os alimentos acima citados, por outros maisnutritivos. Neste contexto, grande parte dos principais concorrentes da empresa possuimarcas bem posicionadas e com comunicação constante e eficiente.

5. 5 Proposta de lançamento A agência Apis propõe à empresa o lançamento de uma linha de snacksassados à base de trigo, com sabores diversos, levando em consideração ocrescimento da demanda de produtos práticos e saudáveis, identificada pelapesquisa que foi realizada e será apresentada neste plano. O público-alvo do produto é constituído por homens e mulheres na faixa etáriade 18 a 30 anos que possuem uma vida movimentada, conciliando trabalho,estudos, filhos e outras atividades. Em suma, pessoas com escassez de tempo parauma alimentação balanceada, que acabam por consumir produtos gordurosos epouco nutritivos. Também por meio da pesquisa realizada, foi identificado que os consumidoresque compõem o público-alvo do produto trocariam os alimentos que ingerem nosintervalos do dia e entre as principais refeições do dia por um pacote das mini-torradas, abrindo uma oportunidade de inserção da linha VittaFit no mercado.

6. 6 2. LINHA A SER LANÇADA Após a análise do estudo de caso da empresa, foi constatado que osprincipais fatores críticos que devem ser levados em consideração são: o baixofaturamento, a falta de um posicionamento definido e a baixa qualidade nosprodutos. Foram identificadas também falhas na gestão e no marketing dacompanhia. Nesse cenário, foram pontuadas três razões que determinaram o lançamentoda linha. O primeiro quesito é que o produto lançado tenha reflexo no aumento dofaturamento da empresa. O segundo é o posicionamento desejado a alcançar com amarca. E por último está o fator da qualidade: o objetivo é fazer com que oconsumidor tenha percepção da qualidade dos produtos COMMA. Portanto, os requisitos principais da linha a ser lançada são qualidade,mercado amplo e, principalmente, inovação e apelo. Com isso, a melhor opção de lançamento analisada pela agência, foi umalinha de produtos que atende à tendência de alimentos práticos, saborosos esaudáveis. A linha será composta por snacks de trigo em formato de mini torradas,com sabores variados.

7. 7 3. CONCEITO DO PRODUTO ESCOLHIDO Descrição detalhada do produto Os snacks de trigo em formato de mini torradas são crocantes, saborosos esequinhos, com cinco sabores suaves e marcantes. São eles: manteiga temperada,tomate e manjericão, peito de peru, requeijão e salsa e cebola. Os produtos serãoenvoltos em uma embalagem plástica laminada por dentro e embaladas a vácuo,para manter o alimento sempre crocante. As embalagens são práticas e de fácilmanuseio, disponíveis nos tamanhos de 40g e 100g. Externamente, a embalagemserá branca com detalhes de cor de acordo com cada sabor. Figura 1: ilustração das embalagens. Funcionalidades Os snacks VittaFit são direcionados para consumo a qualquer hora do dia.Assim, podem ser servidos como petiscos, alimentos entre refeições, lanchesrápidos ou alimentação nas pausas da rotina, como break do expediente ou intervalona faculdade, por exemplo. Diferencial em relação à concorrência Os concorrentes já possuem grande fatia do mercado, uma vez que já têm umtempo de atividade considerável. A empresa possui a desvantagem de começar comuma marca totalmente desconhecida. Por isso, um dos principais diferenciaisadotados na estratégia para que haja o reconhecimento está na comunicaçãointensificada e intermitente, utilizando diversas mídias de maneira criativa eintegrada. Também há alguns sabores marcantes para atrair o público que buscamaior variedade e tem curiosidade de experimentar novas sensações.

8. 8 Estratégia de marca A linha VittaFit será lançada inicialmente com três sabores: peito de peru,tomate e manjericão e salsa e cebola, que foram decididos através de pesquisajunto ao público-alvo. Os demais sabores serão lançados após algum tempo, deacordo com a recepção e demanda. a. Descrição da marca VittaFit é uma marca que consiste em produtos com conceito prático, saudável e alguns sabores marcantes. Constituída por snacks à base de trigo, é direcionada para fazer parte do dia de pessoas que possuem uma rotina corrida, mas que não querem abrir mão de ingerir alimentos saborosos e saudáveis ao mesmo tempo. Figura 2: Ilustração do logotipo b. Slogan de lançamento “Leve a qualquer hora” O slogan foi escolhido para traduzir de forma simples e direta o conceito da marca, que é a praticidade de poder levar e comer em qualquer hora e lugar. Neste caso a palavra “leve” é ambígua, remetendo tanto ao verbo “levar” quando ao adjetivo, pelo fato do produto ser leve/saudável. c. Identidade/Posicionamento pretendido A marca pretende posicionar-se na praticidade, como um alimento rápido, fácil e saboroso, para ser consumido em qualquer horário do dia.

9. 9 d. Fatores de personalidade A personalidade da marca é focada nos valores de praticidade, já que são produtos direcionados justamente para as pausas rápidas do dia, momentos que exigem algo simples de se manusear e comer; do prazer, pelo fato de possuir sabores marcantes e suaves; e de bem-estar, já que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com