TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Melhoria

Monografias: Plano De Melhoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação da Empresa

Este documento, que se conforma em um relatório, tem como objetivo a descrição e a avaliação do trabalho exercido dentro do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Região, pela presente estagiária Daniela Monteiro Miranda, na intenção da implantação de um Plano de Melhoria.

Nos últimos anos, o TRT8 tem passado por um processo de eficiência do trabalho que tem impulsionado a instituição a rever sua forma de atuação e a promover alterações em sua estrutura de funcionamento, exigindo de seus integrantes a avaliação periódica da qualidade dos serviços que prestam à sociedade. Nesse contexto, o plano de melhoria surge como uma importante ferramenta para operacionalizar esse processo de mudança.

Dessa maneira, podemos começar a descrever o escopo da empresa, começando pela missão, que é declaração sobre a razão de ser da organização. Ela define o negócio da instituição, fornecendo uma indicação sucinta e clara daquilo a que a instituição se propõe. É, sobretudo, uma ferramenta de comunicação com a sociedade.

A missão do TRT da 8ª Região está assim definida:

“Assegurar o acesso à justiça, de forma efetiva, na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho” 

Essa declaração pode ser dividida em três partes:

- “Assegurar o acesso à Justiça...”: enfatiza que as portas do Judiciário estão abertas ao cidadão e esse direito constitucional será sempre garantido; 

 - “...de forma efetiva...”: ressalta que a garantia do acesso não se resume apenas à estrutura física do Tribunal, mas sim a uma Justiça eficiente, eficaz e rápida, para que o cidadão possa ter sua expectativa atendida, pois ele é o foco das ações do Estado e tem o direito de dispor de um serviço público de qualidade;

- “...na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho”: é a missão constitucional da Justiça do Trabalho, prevista no art. 114 da Constituição Federal de 1988.

A visão define o que a organização pretende ser no futuro, incorporando as suas ambições e seus objetivos. Ela propicia a criação de um clima de envolvimento e comprometimento dos colaboradores com o futuro da organização. A visão do TRT 8 está assim definida:

 “Ser reconhecido como um dos melhores tribunais para se trabalhar e de melhores resultados”

  Essa declaração delimita o enfoque que será dado pela Administração do Tribunal no horizonte do planejamento, ou seja: pessoas e resultados.

 

Nesse sentido, o reconhecimento como um dos melhores tribunais para se trabalhar será obtido por meio da manutenção de um clima organizacional saudável e propício ao aperfeiçoamento contínuo de seu corpo de magistrados e servidores. Já o reconhecimento como tribunal de melhores resultados, será alcançado com a entrega de uma prestação jurisdicional célere, efetiva e comprometida com a satisfação dos jurisdicionados.

Os valores são virtudes desejáveis ou características básicas positivas que a instituição quer preservar, adquirir e/ou incentivar. Constituem uma fonte de inspiração no ambiente de trabalho. São valores institucionais do TRT 8:

  • Ética: agir com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com