TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MELHORIAS

Trabalho Universitário: PLANO DE MELHORIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 12

A EMPRESA

A Perdigão possui 42 unidades industriais em 11 Estados, além de três plantas na Europa e uma na Argentina. Atualmente, são 59 mil empregados em 25 unidades industriais de carne, 15 de lácteos, uma de processamento de soja, uma fábrica de margarina, centros de distribuição, além de 19 distribuidores terceirizados.

Fundada pelas Famílias Brandalise e Ponzoni em 1934, em Santa Catarina, a Perdigão produz atualmente mais de 2.500 itens, como frangos ( inteiros e cortes), suínos e bovinos congelados, presuntos, mortadelas, salsichas, hambúrgueres, empanados, lasanhas, pizzas, sucos, iogurtes e leite.

A Empresa permaneceu sob a administração da Família Brandalise até setembro de 1994, quando em decorrência de uma crise de liquidez, vendeu sua participação, que consistia em 80,68% das ações ordinárias e 65,54% das ações preferenciais para oito fundos de pensão dos quais seis ainda estão na companhia.

No exterior a Perdigão e suas subsidiárias tem hoje escritórios na Inglaterra, França, Japão, Holanda, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes, Estados Unidos, Hungria, Portugal, Espanha, Itália e Áustria.

No país, são 27 centros de distribuição em 13 Estados e no Distrito Federal e um centro de distribuição na Europa.

VALORES

Confiabilidade:- Confiança, ética, transparência. Cumprir o prometido e assim construir relações de respeito mútuo com nossos clientes, fornecedores, colegas de trabalho e acionistas.

Qualidade:- Obsessão pela qualidade e segurança alimentar. Perseguir a inovação para estar na vanguarda e contribuir para o bem estar dos consumidores em todas as partes do mundo.

Participação:- Trabalhar com paixão para ser a melhor empresa global de alimentos. Comprometidos os que fazem com garra força e determinação.

Simplicidade:- Acreditar na simplicidade operacional e praticar como estilo de trabalho. Resolver problemas de forma rápida e prática.

Pessoas:- Comprometidas, desenvolver e valorizar o espírito de equipe e assim construir o futuro da empresa.

Eficiência:- Praticar uma gestão que valoriza a eficiência e a lucratividade, evitar o desperdício e assim respeitar os acionistas.

Responsabilidade sócio-ambiental:- Ter hoje e cada vez mais, um papel importante como agente de desenvolvimento social nas localidades onde atuar.

MISSÃO

Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, de alta qualidade e a preços acessíveis, em qualquer lugar do mundo.

REDE LOGÍSTICA

A Perdigão vê no seu sistema logístico um dos seus principais apoios para avançar no mercado. A Empresa possui uma frota de veículos completamente terceirizada, mas que trabalha em regime de exclusividade. Assim como as transportadoras, os produtores também trabalham em regime de exclusividade com a Perdigão, que através de uma relação de proximidade, permite uma maior padronização e controle sobre a matéria-prima produzida. Além disso, consegue controlar o nível de estoque em toda cadeia de suprimentos.

Na figura abaixo é possível observar a representação da cadeia de suprimentos da Perdigão.

A rede logística DA Perdigão é bastante complexa. Mais de 6000 produtores integrados abastecem 13 unidades industriais responsáveis pela produção de 400 itens que compõem o mix de produtos. São produzidas 2400 toneladas diariamente transportadas para 30 centros de distribuição e, na seqüência, distribuídas para mais de 60000 clientes em todo o país.

Com a ajuda de uma empresa de consultoria, a Perdigão começou a planejar o redesenho da sua cadeia de suprimentos. O primeiro passo deste trabalho foi feito pela empresa de consultoria com o auxílio de um software de simulação da cadeia de suprimentos (Supply Chain Designer, da Synquest Software). Através de modelos matemáticos, este software oferece milhares de combinações e cenários, simulando a melhor solução para atender o cliente em até 24 horas com o menor custo.

Como resultado deste estudo a Perdigão passou a adotar o conceito de multi filial, uma redistribuição das filiais de vendas e dos centros de distribuição. O Programa de Gerenciamento de Logística identifica a filial mais próxima ao cliente para que esta faça a entrega independente de qual filial tenha feito a venda, o que ocasionou uma redução no tempo de entrega e no custo do frete.

A Perdigão, após perceber todos os benefícios que teria com a nova forma de gestão da cadeia de suprimentos, decidiu comprar um software de gerenciamento da cadeia de suprimentos mais adequado às suas necessidades. Foi preciso fazer um cuidadoso processo de seleção e escolher esse software, o que proporcionará à empresa mais um recurso para gerenciamento da rede logística e para tomada de decisões.

Com base na “case” analisado acima foi possível perceber que as empresas estão conseguindo enxergar a importância da Gestão Integrada da cadeia de suprimentos, da importância de se preocupar com a qualidade dos serviços em todos os níveis da cadeia. Além disso, pode-se observar que a tecnologia da informação está sendo utilizada como uma aliada para as mais diversas melhorias na gestão da cadeia de suprimentos.

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

A estrutura atual do fluxo de caixa da Empresa não contempla uma visão de cunho estratégico, limitando-se apenas a uma gestão de curto prazo. Além disso, a forma atual reflete certa despreocupação com um controle mais efetivo e com o planejamento de médio prazo. Para Droms e Procianoy (2002), a prosperidade dos empreendimentos nas empresas depende consideravelmente do planejamento e do controle efetivo. O controle de caixa, ao qual Piveta (2005) refere-se como condição decisiva para a sobrevivência e o sucesso das pequenas empresas, é desenvolvida e controlada pela Empresa estudada por meio de planilhas eletrônicas (Planilhas em Excel), nas quais se dispõem de maneira sistêmica as origens e as aplicações dos recursos.

Conforme levantamento realizado em documentos internos da Empresa, foi possível verificar que os dados tabulados no fluxo de caixa são baseados em fatos já documentados.

Por isso, são consideradas somente como receitas as vendas já faturadas (com notas emitidas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com