TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing: Ecko Eventos

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

plano de marketing

 [MAIO/2018]

[pic 4]

[pic 5]

empresa: Ecko eventos

[pic 6]


Elaborado por: LUIZ FERNANDO WURMEISTER

Disciplina: MARKETING

Turma: ONL017BH-ZOGECB11T1


Introdução

Foi-se o tempo em que o Marketing servia apenas como suporte ao setor de vendas. Dado a competitividade dos mercados e a evoluçãoda das tecnologias, toda grande empresa que almeja crescer e/ou expandir sua participação no mercado em que atua deve investir fortemente num bom Plano de Marketing.

Através da análise Swot da empresa Ecko Eventos, da realização de pesquisas de mercado no segmento de eventos onde a mesma atua e com base dos estudos da disciplina de Marketing, será elaborado um Plano de Marketing estabelecendo estratégias de comunicação e ações de mídia para que a empresa aumente significativamente seu alcance junto ao público-alvo tornando-se uma forte ameaça frente aos concorrentes.


Desenvolvimento

A empresa Ecko Eventos, localizada na cidade de Ponta Grossa/PR, atua no segmento de eventos, sendo especializada na realização de: casamentos, formaturas, aniversários e eventos corporativos. Para estabelecer um Plano de Marketing eficaz para a empresa, deve-se seguir alguns passos importantes, tais como: análise ambiental da empresa, pesquina de mercado, análise competitiva (clientes e concorrentes), definição das estratégicas e elaboração de um cronograma.

1 - Análise ambiental da empresa

O primeiro passo na elaboração do Plano de Marketing é avaliar quais fatores externos e internos podem influenciar na empresa escolhida, perceber quais são as forças e fraquezas da mesma e compreender a capacidade que a mesma possui para atuar no segmento escolhido. Para isso, utiza-se a análise de Swot:

Fatores Positivos

Fatores Negativos

Fatores

Internos

Localização Central

Estacionamento Próprio

Ambiente Climatizado

Mobília e Periféricos

Facilidade de Negociação

Espaço Amplo e Novo

Tempo de atuação no segmento

Posição dos banheiros (piso inferior)

Capacidade limitada de público

Fatores

Externos

Cidade com + de 300mil habitantes

Multipossibilidade de Eventos

O atrativo de ser “Novidade”

Know how dos sócios

Cultura tradicionalista dos habitantes

Concorrência abaixando valores de locação

Falta de parceiros que indicam o espaço


2 - Pesquisa de mercado

Analisando este segmento de eventos na cidade de Ponta Grossa é fácil identificar a maioria dos concorrentes da empresa Ecko Eventos e também é possível estabelecer os nichos onde encontra-se o público-alvo para cada um dos segmentos que a empresa pretende atuar.

Aniversários: Existem diversos buffets infantis na cidade, porém o foco da Ecko Eventos é o “Baile de Debutante”, ou seja, a comemoração dos 15 anos das jovens garotas da cidade. Desta forma, percebe-se que nenhum concorrente está atuando direcionado para isso, o que abre uma boa possibilidade de elabor-se um marketing direcionado à este público-alvo.

Casamentos: Há diversos locais tradicionais na cidade que realizam as festas e recepções de festas de casamento. Porém, espaços que comportam a mesma capacidade de público da Ecko Eventos na cidade, existem somente dois, cujo custo de locação é relativamente mais alto que os da nossa empresa e, por tratar-se de clubes sociais, há dificuldades nas negociações, formas de pagamentos e reservas de data. Uma estratégia que traga o público-alvo até a Ecko Eventos fará com que ele perceba rapidamente estas facilidades de negociação, o que trará resultados positivos rapidamente.

Formaturas: Quatro grandes empresas na cidade realizam o cerimonial e baile de formatura dos cursos superiores. Devido a cultura tradicionalista da cidade, dificilmente esses eventos irão migrar para um local novo, sendo assim, observa-se uma outra ótima oportunidade no segmento: a formatura de cursos técnicos, terceirões e superiores com poucos alunos. Atualmente essas empresas tem desprezado esses eventos pelo custo envolvido. Através de um bom planejamento de marketing, pode-se obter ótimos resultados trabalhando para este público-alvo.

Corporativos: Ponta Grossa destaca-se pela sua agricultura, agropecuária e na última década teve um grande avança em seu pólo industrial. Isto atraiu inúmeras empesas nacionais e multinacionais para a cidade. Analisando este público-alvo fica nítido a possibilidade de realização de inúmeros eventos destinados à estas empresas, sejam reuniões, palestras, jantares, cocktails, enfim, tudo que envolve o meio corporativo. Basta para isso estabelecer um marketing direcionado à tais empresas.


3 - Análise competitiva

Atualmente as redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas de marketing para os negócios. Tendo isso em vista, deve-se analisar como os concorrentes estão utilizando-se de tais meios e consequentemente planejar uma forma de ser mais eficaz que eles.

Para realizar esta análise, avalia-se alguns aspectos, tais como:

- Número de seguidores

- Engajamento de campanhas

- Tipo de conteúdo publicado

- Frequencia e alcance de publicações

Dada a cultura tradicionalista da cidade percebe-se que muitos concorrentes não estão fazendo um uso eficaz destas ferramentas. Os clubes sociais por exemplo, nem possuem redes sociais ativas, com publicações e/ou divulgações de serviços. Outros concorrentes, por serem de gerações mais antigas, talvez desconheçam o potencial destas ferramentas de marketing. Tendo isso em visto, reforça-se que este será o melhor caminho a ser adotado para elaboração do nosso plano de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (385.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com