TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de marketing

Projeto de pesquisa: Plano de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.396 Palavras (22 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Para se obter sucesso e desenvolvimento de uma organização, o dono precisa ter primeiramente o conhecimento do ramo de negócios escolhido e administrar bem o financeiro, e também saber lidar com pessoas e administrar situações inesperadas são também fundamentais para alcançar as metas e objetivos traçados por uma organização. Para isso, é importante conhecer as ferramentas e técnicas administrativas. A maioria dos casos de falência de micro e pequenas empresas devem-se ao fato de os donos não obterem o conhecimento necessário destas ferramentas e técnicas de administração para desenvolvê-las em sua empresa.

O plano de marketing permite com que a empresa alcance os seus objetivos, através de resultados da análise ambiental, das metas e dos objetivos de marketing e dos principais elementos da estratégia de marketing e no qual os resultados devem ser especificados por escrito durante o processo de planejamento estratégico de mercado.

É cada vez mais evidente a procura de pessoas por um corpo perfeito ou mesmo por uma questão de saúde física e mental, junto com isso vem crescendo o mercado de academias.

Hoje o mercado tem grandes desafios para os que estão inseridos nele, quem não for competitivo, não apresentar vantagens significativas para o cliente, não se diferenciar dos demais concorrentes e quem não inovar acaba ficando para traz.

Tem que desenvolver uma metodologia de planejamento, o planejamento segundo Maximiano (2000) o planejamento tem como principais objetivos: definir objetivos ou resultados a serem alcançados, definir meios para possibilitar a realização de resultados,definir o tempo para mudanças na realidade organizacional e definir como deve ser a tomada de decisão, pensando no futuro, reduzindo assim a incerteza do cenário em que a organização poderá encontrar-se. Portanto o planejamento torna-se uma peça fundamental para o alcance dos objetivos ou das metas.

Empresas têm a oportunidade de através de um planejamento perspectivar o seu futuro através de estratégias abrangentes e contendo em um dos seus níveis o plano de marketing, elas poderão traçar melhor o caminho a seguir para obtenção dos resultados pretendidos.

Plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boa idéia de marketing é validada com um bom plano. Ele é usado para concretizar a criatividade, a imaginação e a inovação.

Os desafios de um mundo cada dia mais globalizado e competitivo, no qual as empresas disputam cada vez mais explorar os ínfimos nichos de mercado em que estão

inseridas, o marketing vem assumindo dia após dia um papel mais fundamental. Nos idos dos anos vinte quando Henry Ford permanecia fabricando o modelo Ford T Preto, sendo que os consumidores já clamavam por uma maior variedade de carros, contudo ele não mudava a sua concepção mercadológica, hoje um posicionamento de mercado semelhante a este seria praticamente letal para qualquer organização (KOTLER, 1998).

Ainda segundo o autor a economia vem sofrendo uma transformação radical nos últimos trinta anos existe uma grande assimilação de culturas, o aparecimento de da

internet, redes de comunicação mundial de televisão por satélite, transportes cada vez mais rápidos e sofisticados vem dando as empresas cada vez mais chance de ampliar os seus mercados, como fazem vários fabricantes norte-americanos que hoje praticamente só tem representações no país de origem, sendo que suas fábricas e os seus suprimentos são do exterior. Por estas e várias outras razões, o marketing torna-se necessário dentro das organizações.

Apesar de as raízes do marketing estarem entranhadas o longo da história da humanidade o marketing é um campo de estudo novo se comparado com os demais

campos do saber (CARVALHO 2006).

O estudo do mercado surgiu da necessidade dos

industriais de administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial. Neste estágio o marketing ainda era inseparável da economia e da administração clássica pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade para a maximização dos lucros, características básicas da orientação para a produção. De acordo com Churchill e Peter (2003 p.6) a orientação para a produção centra-se nos produtos e em como fabricá-los com eficiência. Pressupõe-se que, se os produtos forem melhores, os clientes irão comprá-los. O papel do marketing orientado para a produção é, essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados.

Ainda segundo Carvalho (2006) os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente. Tal realidade manteve-se in alterada até fins da Segunda Guerra Mundial quando então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço. Em um período marcado

pelos truques que faziam da arte de vender quase num espetáculo de charlatanice e que faz com que até hoje os profissionais do mercado sejam vistos com desconfiança. Esta era uma visão de mercado orientada para vendas de acordo com Churchill e Peter (2003 p.7) a orientação para vendas envolve a concentração das atividades de marketing na venda dos produtos disponíveis. Ela normalmente é usada quando a oferta de produtos e serviços é maior do que a demanda.

A orientação para vendas as técnicas existentes eram demasiadamente amadoras, baseando-se mais na intuição do que na prática (CARVALHO 2006). Técnicas ingênuas estavam misturadas a ferramentas eficientes, lenda e fato se misturavam e o mercado não dava muito ouvido a academia. Para a autora a primeira reação a esta cultura veio pela mão de Peter Druker quando ele lançou o seu livro “A pratica da administração”, não é

propriamente um livro sobre o marketing, mas foi o primeiro registro sobre a idéia do marketing como uma força emergente a ser levada em consideração, pelos administradores.

Autores como Kotler (1998 p.37) teorizam que o conceito de marketing é uma filosofia empresarial que desafia os conceitos anteriores, seus pontos centrais tornaram-se

sólidos em meados dos anos 50. Ainda segundo Kotler (1998 p.37)

Atualmente muitas pessoas ao redor do mundo procuram as academias com objetivo de começarem a praticar exercícios físicos desejando melhorar o seu bem-estar, e com isso o mercado de academias cresce cada dia. De acordo com a pesquisa realizada pela IHRSA – International Radio Surgery Association, o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias ficando atrás somente dos Estados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com