TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA MATURIDADE EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE DA MATURIDADE EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO

Um modelo de maturidade pode ser definido como “uma referência que a organização deve usar para praticar determinada atividade ou processo, aplicando conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas a fim de atingir os objetivos da organização”.

Nos últimos anos, o aumento da competitividade no mercado globalizado impulsionou as empresas a produzirem produtos e serviços com qualidade, baixo custo e em menor tempo possível.

A partir disso, abordagens, técnicas e princípios da gestão da qualidade passaram a receber um maior foco de atenção da gestão empresarial.

O grau de implantação e de prática da gestão da qualidade, em cada empresa, deve estar adequado a suas necessidades e estratégias, sendo comum empresas de um mesmo setor se encontrarem em diferentes níveis de maturidade em relação à gestão da qualidade.

Organizações maduras atingem, com maior facilidade, seus objetivos de qualidade, prazos e custos, de forma consistente, eficaz e eficiente ao longo do tempo. Por outro lado, organizações em níveis mais baixos na escala de maturidade criam objetivos, mas com muita freqüência não atingem seus objetivos por largas margens de erro.

Os princípios e métodos referentes à sistemática de avaliação da maturidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), ainda não são aplicados por grande parte das empresas, por tratar-se de uma técnica recente e pouco operacionalizada no contexto empresarial.

É por meio destes pressupostos que emerge a necessidade do desenvolvimento de um modelo de análise que auxilie as empresas a identificar e buscar níveis mais altos de maturidade.

Em torno disto, a empresa de serviço escolhida para ser analisada o seu nível de maturidade, em busca de resultados a serem observados e aprimorados, é a empresa de consultoria empresarial: RPM CONSULTORIA.

 Em alguns casos, um modelo de maturidade pode descrever em um processo os passos a serem seguidos, que podem resultar em um estado de organização mais desenvolvido em um grau mais maduro. Os modelos de maturidade podem ser aplicados em diversas áreas pela sua ampla flexibilidade, aplicabilidade e adaptabilidade a qualquer tipo de empresa.

Esses modelos têm alta importância para orientar gestores a identificar possíveis melhorias organizacionais.

Os níveis de maturidade são diferenciados de acordo com a abordagem de melhoria de processos. A representação contínua permite que a organização selecione uma ou mais áreas do processo. Essa representação utiliza níveis para caracterizar melhoria em relação a uma área individual do processo. Esses níveis são para melhorar as técnicas correspondentes a área do processo.

DESENVOLVIMENTO

Uma Empresa Prestadora de Serviços é essencialmente entendida pela venda de trabalho, ainda que para executar esse trabalho também utilize materiais, produtos, peças, componentes etc. Parece simples, mas muitas pequenas ações precisam ocorrer para que isto aconteça minimamente bem e com certa rentabilidade, ou seja, lucro.

A RPM Consultoria é uma empresa com foco na resolução dos problemas empresariais. Tem como missão Servir Pessoas e Empresas através de suas competências, estratégias empresariais e dedicação, buscando desenvolver novos movimentos para alcançar resultados extraordinários, e contínuos.

É formada apenas por um profissional em Administração de Empresas, o próprio consultor, Raul de Oliveira Pimenta, e não há ainda local físico da empresa, mas conta com varias consultorias dentro do mercado atual.

Seu foco maior é  as opções de serviços e soluções para as empresas. Não foca em sua empresa o uso de ferramentas de qualidade, apenas faz aplicação de algumas ferramentas, durante o serviço de consultoria, mas para a empresa que contratou o serviço. E um dos motivos a quais são faz esse uso, é pelo fato de inicialmente seu objetivo estar em focar nos processos e melhorias, para futuramente aprimorar a estruturação da empresa e conciliar com uma boa equipe que consiga gerenciar todos esses processos, não se tornando tão dependente apenas do próprio consultor, como é agora por ser apenas o mesmo, o único a fazer tudo.

 [pic 1]

Para analisar o seu nível de maturidade, o responsável pela empresa respondeu ao questionário elaborado pelo Prof Rafael, com o intuito de colher informações a respeito das atividades, buscando utilizar a melhor otimização dos processos e praticar ações para reparos, melhorias e desenvolvimento.

A ferramenta a ser usada, foi a desenvolvida pelo Prof Rafael, a qual foram utilizadas como base as eras da qualidade proposta por Garvin em 1992 e o modelo de maturidade CMMI proposto por Carnegie Mellon Institute no ano de 2006.

Essas duas metodologias foram utilizadas para definir os níveis de maturidade utilizados neste modelo.  A intercessão desses elementos resulta no nível de maturidade em SGQ que vai de 0 (baixo nível) a 4 (alto nível).

[pic 2]

A partir da definição das características de cada nível de maturidade, foi desenvolvida a ferramenta que irá identificar a situação atual da empresa.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

QUESTIONÁRIO

QUESTÕES

NÍVEL DE MATURIDADE

- GESTÃO

01- Qual é o foco da gestão?

2

02- Como é a participação da alta administração nos processos?

3

03- Como é realizada a tomada de decisão?

1

MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

04- Como os resultados são alcançados?

3

05- Como é medido os resultados alcançados?

3

06- Como é realizado a abordagem dos processos?

2

07- Satisfação dos clientes?

0

- APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

08- Como são classificadas as principais melhorias?

4

09- Como acontece o aprendizado organizacional?

3

10- Como é a cultura de treinamento e qualificação da mão de obra?

1

11- Qual o objetivo das ferramentas da qualidade implementadas nos processos?

0

12- Como são priorizadas as melhorias contínuas?

0

- CUSTOS

13- Como é medido os custos da qualidade?

0

14- Como é analisado os custos da qualidade?

0

- CLIENTES E FORNECEDORES

15- Como a empresa se relaciona com seus clientes e fornecedores e qual a sua influência?

3

16-  Como é identificado as necessidades de mercado?

1

Após a realização do teste, conseguiu-se identificar o nível de maturidade da empresa e foi considerada pelo respondente uma ferramenta de mediana aplicabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com